Originally Posted by
satyricon.pt Tou a pensar em fazer um desses cones mas para apontar à minha parábola, para intensificar o sinal
é uma boa ideia, mas não sei até que ponto é capaz de funcionar..recomendo fazeres primeiro cones bem pequenos.

Originally Posted by
Poider12
mas n vais aperfeiçoar os outros cones?achas que ja atingiram o maximo?
Para cones maiores que o mini-cone estou com alguma dificuldade em melhorar substancialmente os resultados, pensem comigo:
O mini-cone que estou a usar está longe de ser um cone perfeito, não é 100% redondo mas hoje consegui o Hispasat com 38% de potencia / 100% qualidade se fizer um cone perfeito em metal, acredito que se consiga no minimo mais 10/15%. O cone-médio neste momento tem 1.20m e só consigo no maximo 55% de potencia..este cone tem 3X´s o tamanho do mini-cone e só consigo melhorar 17%??!
talvez a razão esteja aqui:
o ganho dos cones (em condições perfeitas) é calculado assim:
20LOG (PI X Diametro)
*****comp. de onda
calculo o comprimento de onda, no centro da KU-Band:
299.8 (velocidade da luz)
frequencia (em mhz)
em 11750mhz=2.55cms
Ganho teórico do mini-cone (20cms de diametro)= 27.8dBi, parabólica de 30cms é de 29.1dBi.
Ganho teórico do cone que tenho agora (45cms de diametro)= 34.8dBi, parabolica de 65cms é de 36dBi.
-então podemos fazer uma rápida relação...que diametro precisa de ter um cone para o ganho ser semelhante ao das parabólicas?
parabólica de 33cms (30.0dBi)= 25.5cms
parabólica de 45cms (32.2dBi)= 33cms
parabólica de 65cms (37.3dBi)= 60cms
parabólica de 80cms (38.3dBi)= 69cms
parabólica de 120cm (41.1dBi)= 92cms
parabólica de 240cm (47.1dBi)= 185cms
só para terem a certeza que as minhas contas estão certas

esta é a maior antena cónica do mundo, não sei as medidas certas, mas sei que o diametro é maior do que uma pessoa...por isso arredondo para 2metros:
para 4ghz, calculei que fosse de 38.5dBi, o ganho oficial desta antena é de 39.8dBi para 4ghz.
Concluindo: o diametro dos cones aumenta muito para o ganho ser semelhante a uma parabólica! ora aqui está a razão de quase ninguem usar antenas cónicas. Para satélites até 50dBW, acho que compensa ter uma antena cónica em vez de uma parabólica..mas a partir de 49dBW, talvez o melhor seja mesmo as parabólicas.
Devia era ter feito estas contas antes de ter feito cones gigantes
Bookmarks