Instalações de Antenas & Frequências dos Sats

+ Reply to Thread
Page 4 of 6
FirstFirst ... 2 3 4 5 6 LastLast
Showing results 76 to 100 of 127

Thread: Testes a uma antena sem ser parabólica

Regular Member
    Thanks
    34

My System: Sugar antennas:)
    -Uma calha de 3 metros custa 1€...mas tou usando as calhas cortadas ao meio porque 1.5m de calha é a medida ideal para fazer uma parabólica entre 1m e 1.50m.

-O material ideal para reflectir seria a rede de aluminio com <2mm de espaço entre os buracos, mas o preço não é muito convidativo. Estou usando restos de cartolina metalizada que tinha para aqui, só mesmo para experimentar.

-a terceira pergunta já não sei ao certo responder-te, mas a parabólica que estou a fazer não é offset, o LNB terá que ficar no centro da parabólica..

mas a minha parabólica tá a ficar uma verdadeira treta.. não comprei calhas novas. As calhas são boas para a base da antena, 2 calhas de 1.5m a fazer um X..mais 3calhas a envolver o X de forma a que faça um circulo. Mas fazer os apoios para o material reflector é que está a ser uma verdadeira trapalhada.

Hoje vou acabar a parabólica por mais má que esteja, só mesmo para experimentar. Dps vou tentar melhorar.

Regular Member Anistruk's Avatar
    Thanks
    1

My System: Fte Max S200 - Hispasat, Astra - Hotbird - Eurobird 9
    boas

antes de mais parabéns pelos projectos!
    já agora, que calhas sao essas? arranjas fotos?

abraço

Regular Member Poider12's Avatar
    Thanks
    67

My System: PIV 3,0 GHZ S478, 2GB RAM A 667MHZ, gtx7900 512MBS DDR2, 750 GBS SATA(500+250), 45 cm(hispasat) e FTE Maximal de 87 cm(hotbird e astra1) LNBS FTE 0.3 e ouralis evo 3 a bombar SBCL VPLUG
    calhas tenho eu aqui as paletes lol!
    mas é so isso?
    dps cobresse?

Regular Member
    Thanks
    34

Quote Originally Posted by Anistruk View Post
    boas

antes de mais parabéns pelos projectos!
    já agora, que calhas sao essas? arranjas fotos?

As calhas são alhetas de pvc. Foi o primeiro material que apareceu-me à mão, não sei se é bom ou mau..talvez para a base do esqueleto da parabólica seja bom por causa da flexibilidade do material...mas para o resto ser flexível em dias de vento não convém muito! Barras de aluminio com 20mmX1.4mm seriam mt melhores..

Foto das alhetas

Quote Originally Posted by Poider12
    calhas tenho eu aqui as paletes lol!
    mas é so isso?
    dps cobresse?
    Construir uma parabólica de grandes dimensões de raiz, dá o seu trabalho e ao contrário dos cones/guarda-chuva, eu ainda não tenho um "método de construção".. vou experimentando aos poucos e ver no que dá. Fazes o esqueleto da parabólica, depois é só cobrir o esqueleto.

Fiz a parabólica só que ficou péssima, em vez de ter margens de erro <1cm, tava a ter 5cms, por isso desmontei-a..mas deixo aqui as fotos do esqueleto de uma parabólica. Esta parabólica tem apenas 2 suportes, mas tou usando no minimo 6 suportes.

Para fazerem cáculos/templates/ponto focal/ganhos de parabólicas, usem tambem o HDL_ANT:

-Entrar no software, tecla D. Depois é só meter a frequencia/diametro e profundidade.

5. The Following User Says Thank You to casser For This Useful Post:

Poider12 (17-10-2007)

Thanks
    67

My System: PIV 3,0 GHZ S478, 2GB RAM A 667MHZ, gtx7900 512MBS DDR2, 750 GBS SATA(500+250), 45 cm(hispasat) e FTE Maximal de 87 cm(hotbird e astra1) LNBS FTE 0.3 e ouralis evo 3 a bombar SBCL VPLUG
    ah ok
    isso agr cobrese com a cartolina tipo petalas numa flor?
    hmm tenho aqui a calha n custa nada experimentar!
    mas olha ficando o lnb ao centro sera uma panela de foco primario logo o lnb n podera ser dos normais ou da na mesma?tera de ser para foco primario?
    CUMPTS

Thanks
    67

olha n pesquei nada do hdl ant...somos nos a escolher a profundidade lol?isso n é certo pelo programa conforme o diametro?
    podias postar as medidas para uma panela com 1 m e com um 1,5 m?
    CUMPTS

Regular Member
    Thanks
    34

O diametro define o ganho da antena (dBi), a profundidade+diametro determina o ponto focal da antena.

Eu cada vez chego mais à conclusão que para fazer uma parabólica mais de 1m, só mesmo com suportes em Aluminio, pois PVC não vai suportar. É um pouco impraticável a antena..

Mas lá consegui fazer minimamente a minha parabólica vou hoje fazer os testes. 60% é a eficiencia das parabólicas comerciais, a minha deve ter 30% ou menos

Thanks
    67

podes postar aqui as medidas para uma de um metro?

Regular Member
    Thanks
    34

Não sei te dizer ao certo que medidas precisas para uma parabólica de 1metro..mas tens que pensar no seguinte:

- A que distancia queres o ponto focal? se queres que o ponto focal seja fora da parábola, tens que fazer uma parabólica mais rasa.. o ponto focal tem que ser maior que a profundidade da parabólica. se queres que o ponto focal seja à mesma profundidade que a parábola tens que esolher as medidas para isso. Para o ponto focal ser dentro da parabólica tens que fazer uma parabólica mais curva.

O firmware "parabola calculator" é muito bom. hXXp://mscir.tripod.com/parabola/index.htm

para encontrares o ponto focal tens várias maneiras feitas à mão:

-ligas o satfinder, metes-te à frente da parabólica..vais aproximando o LNB e quando o satfinder der mais sinal é aí que tens que meter o LNB

-viste ontem os Caçadores de mitos no Discovery channel? apontas a parabólica ao sol e metes a mão à frente da parabólica, vais aproximando a mão ao centro da parabólica e onde der mais luz e começar a aquecer a tua mão é porque o ponto focal é aí.

Como testar se a parabólica funciona?

-apontas para um edificio e para o céu (ou seja para nada), se notares diferença no sinal do Satfinder é porque a parabólica está funcionando.

-outra maneira é testares o ponto focal com o sol na tua mão ou numa placa metálica, se a luz centrar-se num unico ponto quer dizer que a parabólica está irradiar o sinal para esse ponto, mas se a luz for um pouco dispersa..quer dizer que a parabólica não está correcta.

Na minha parabólica eu sei que não está muito correcta, porque o ponto focal é um pouco disperso. Mas 15segundos com a mão no ponto focal dá para aquecer e muito a minha mão

11. The Following User Says Thank You to casser For This Useful Post:

Poider12 (18-10-2007)

Thanks
    67

hmm o que me aconselhas para a distancia do centro da parabolica ao lnb?e ja agr a largura da calha mais ou menos?
    CUMPTS

Regular Member
    Thanks
    34

Eu prefiro que o ponto focal seja o mesmo que a profundidade da parabólica, porque assim basta fazer um suporte direito..não é preciso preocupar com ângulos dos suportes. Mas fica ao gosto de cada um.

Eu usei calhas com 2cms de largura.

Mas nesta parabólica sou um mau exemplo, o meu ponto focal tava muito disperso e as calhas começaram a partir, passei a 3 horas à procura do Astra 2 e nada por isso desmontei a parabólica e quando tiver coragem faço-a em condições.

Para parabólicas de 1 metro acho que é possivel fazer desta forma, porque quanto menor for o tamanho maior será a resistencia da parabólica. Mas para 1.30 como estava a fazer, torna-se um pouco dificil.

14. The Following User Says Thank You to casser For This Useful Post:

Poider12 (20-10-2007)

Thanks
    67

hmm talvez tente mas pareceme que a calha é muito fraquinha para aguentar mas boa sorte!
    Last edited by Poider12; 20-10-2007 at 05:00 PM

Regular Member
    Thanks
    34

Quote Originally Posted by Poider12 View Post
    hmm talvez tente mas pareceme que a calha é muito fraquinha para aguentar mas boa sorte!
    Esse foi um dos meus problemas..o pvc que usei torna-se demasiado frágil em grandes dimensões. O aluminio é caro demais, só resta mesmo aproveitar algo que já tenha a forma de uma parábola.. e os guarda-chuvas é o melhor que encontro.

O melhor material para forrar o guarda-chuva só mesmo em rede metálica..para diminuir ao minimo a resistencia ao vento.

O maior guarda-chuva que encontrei tem 107cms de diametro, a partir daí só mesmo guarda-sol até 2.40metros de diametro como encontrei nos chineses por 8€.

Depois é só aplicar a rede de metálica ao guarda-chuva/guarda-sol, para ficar algo assim

aproveito para deixar este esquema aqui, que acho muito bom. Reparem que o ganho das parabólicas é com uma eficiencia de 65%, Esta parabólicas "caseiras" devem ter uma eficiencia de 50% ou -..por isso não pensem que um guarda-chuva de 107cms equivale a uma parabólica de 107cms.

Regular Member
    Thanks
    34

Depois de uma breve frustração na construção de parabólicas caseiras, voltei aos cones, já tinha saudades de levar menos de um minuto a apontar a antena

para quem está interessado em desenhar os cones, fiz um teste usando o HDL_ANT e simulei um cone com as mesmas dimensões para confirmar os resultados (22cms de diametro, com 64cms de comprimento).

Na opção C do HDL_ANT:

Simulação da antena

O que importa nos resultados é o ganho da antena bater certo nos dois softwares, na simulação da antena pode-se verificar que é uma antena com bons resultados (baixo VSWR; sidelobes, etc)

Podem confiar no HDL_ANT para criar cones.

Mas fiquei confuso como é que um cone de 26.1dBi, consegue melhores resultados do que uma parabólica de 33cms (30dBi)..acho o LNB dá um ganho extra ao cone

Thanks
    67

com esse guarda chuva apanhas o que lol?

Regular Member
    Thanks
    34

Quote Originally Posted by Poider12 View Post
    com esse guarda chuva apanhas o que lol?
    Vai depender do quanto a antena irá ficar bem feita..mas nunca um guarda-chuva de 105cms vai corresponder a uma parabólica de 105cms.

Novo cone= diametro 35cms / 1.50m de comprimento...ganho teórico 30dBi

só tive tempo para 15minutos de testes no Astra2 28.2º..nunca tive resultados tão bons e acho que apanhei o Eurobird pela primeira vez:

frequência 11527V; 11565V; 11681V --> 10% / 24%

novo cone, novo satélite?

Meto uma foto, quando tiver oportunidade.

Regular Member
    Thanks
    34

durante as proximas semanas em principio não devo fazer mais nenhum cone, mas quero a agradecer a todos que me ajudaram a tirar as duvidas que tive sobres estas antenas..só me iniciei no "mundo dos satélites" em Agosto.

Tenho o cone de 1.5metros/30 cms de diametro instalado para o Astra2 e vou aproveitar estes dias de chuva intensa e humidade para testar como o cone se aguenta, o cone está dentro de uma caixa de papelão apenas forrado com um saco de plástico..até agora o sinal mantem-se igual, vamos ver no futuro.

Custo da antena:
    -5 cartolinas metalizadas (2€)
    -caixa de papelão (0€)
    -sacos de plástico pretos (0.50€)
    -3 metros de fita cola de aluminio (0.25€)
    =2.75€

Tive a testar vários materiais a tapar a abertura do cone:

-Vidro, perda total do sinal.
    -papelão..depende da espessura, mas com uma caixa de papel há perda de cerca de 15%.
    -plástico..um saco de plástico não tem a minima interferencia, enquanto uma tampa de plástico com 2mm de espessura tem 10% de perda de sinal.
    -Humanos perda total do sinal
    -Madeira, perda total de sinal

Regular Member
    Thanks
    34

..isto para quem estiver interessado na saga dos cones

consegui contactar o autor do HDL_ANT para arranjar-me as formulas dos cones perfeitos (mesmo ganho, mas com menor área)

não me soube responder porque um cone de apenas 25dBi equivale a uma parabólica de 33cms (30dBi), mas penso que um cone de 31.5dBi irá equivaler a mais de uma parabólica com 1.20m, isto porque neste momento tenho um cone com +-29dBi e consigo apanhar o Eurobird à rasca.

nunca se esqueçam que se fizerem os cones para 11750mhz, a 10750mhz a antena terá -0.70dBi e para 12750mhz a antena terá +0.70dBi.

Um cone com 31.5dBi (a 11750mhz) para um LNB de 50mm de diametro terá:

-422.24 mm de diametro
    -2045mm de comprimento

Não posso meter aqui as fórmulas dos cones, mas se alguem quiser que faça os cálculos para um cone que dê o diametro do LNB; frequencia desejada; ganho desejado.. que eu faço as contas.

Eu depois de ter feito a parabólica de 1.35m, é que reparei no monstro que a antena é...e no meu caso (e para o condominio) prefiro ter uma antena comprida e mt estreita a ter uma parabólica enorme.

Member
    Thanks
    1

My System: kaon

Quote Originally Posted by casser View Post
    Em baixo tem o mini-cone em Adobe 9.0/CS; corel X3; PDF. O tamanho da folha é a cartolina metalizada (650mmX500mm). Mas atenção que o cone só serve para LNB´s com diametro de 5cms sem a tampa de plástico.
    Ola. Em primeiro lugar devo dizer q este teu trabalho é exelente. Aqui tenho o mesmo problema com o condomínio pq eles já têm uma antena no telhado (para apanhar o Astra) e não querem mais nenhuma... Eu tenho algumas das janelas viradas para o satelite Hispasat, e era este satelite q eu gostaria de apanhar (por isso pode ser uma antena pequena, desde q dê para apanhar). Tenho é umas dúvidas e agradecia muito se me pudesses ajudar...
    Em primeiro lugar gostaria saber qual era, mais ou menos, o ângulo q fazes com o teu cone para apanhar o Hispasat (45º ou mais?) Se pudesses colocar uma foto do cone apontado para o satelite era exelente.
    Gostaria tb de saber, já q já tenho uma cartolina metalizada (650mmX500mm) e um LNB com diametro de 5cm sem a tampa de plástico qual é o tamanho do comprimento e o diametro do cone q tens no ficheiro q enviastes. é q não sei se é para ficar muito aberto ou não...
    Obrigado... e continuação de bom trabalho..
    Sou de Santarém, um dia destes ainda vou dar ai uma volta para ver as tuas antenas em pleno funcionamento..
    Last edited by jag2004; 05-11-2007 at 09:11 PM

Regular Member
    Thanks
    34

Quote Originally Posted by jag2004 View Post
    Ola. Em primeiro lugar devo dizer q este teu trabalho é exelente. Aqui tenho o mesmo problema com o condomínio pq eles já têm uma antena no telhado (para apanhar o Astra) e não querem mais nenhuma... Eu tenho algumas das janelas viradas para o satelite Hispasat, e era este satelite q eu gostaria de apanhar (por isso pode ser uma antena pequena, desde q dê para apanhar). Tenho é umas dúvidas e agradecia muito se me pudesses ajudar...
    Em primeiro lugar gostaria saber qual era, mais ou menos, o ângulo q fazes com o teu cone para apanhar o Hispasat (45º ou mais?) Se pudesses colocar uma foto do cone apontado para o satelite era exelente.
    Gostaria tb de saber, já q já tenho uma cartolina metalizada (650mmX500mm) e um LNB com diametro de 5cm sem a tampa de plástico qual é o tamanho do comprimento e o diametro do cone q tens no ficheiro q enviastes. é q não sei se é para ficar muito aberto ou não...
    Obrigado... e continuação de bom trabalho..
    Sou de Santarém, um dia destes ainda vou dar ai uma volta para ver as tuas antenas em pleno funcionamento..
    Boas..

-Antes demais queria dizer que cones e janelas não combinam nada bem...um cone por trás de uma janela tem perda total de sinal, acho que depende do tipo de vidros (as minhas janelas são de "vidros duplos"), se quiseres saber mais sobre antenas parabólicas e janelas vai aqui --> __http://www.diesl.com/foro/viewtopic.php?t=8869 (em espanhol)

-Não tenho fotos agora, mas depois meto. Para apontar o cone para um certo angulo uso qualquer coisa! ainda tou em fase temporária, só quando definir os cones correctos é que vou fazer cones em metal com suportes fixos. A altura do cone de 25dBi será +- esta:

Isto tá em mm, mas depois de fazeres um cone vais repararque é mt fácil encontrar o satélite, e às vezes o vento levanta o cone e continua com bom sinal Testei o mini-cone com o Hispasat; Atlantic Bird 3; Astra 19.2º; Astra 28.2º (só feixes sul)

-As dimensões do cone é que são mais importantes, o cone 25dBi tem 200mm de diametro..com 391mm de comprimento. Se falhares por 1cm não é critico..mas tenta aproximar o máximo que conseguires dessas medidas. Aconselho a imprimir ou tentar fazer a partir do ficheiro que deixei. Se conseguires fazer um cone com maior diametro e maior comprimento ainda é melhor, mas tem atenção que não é proporcional o diametro com o comprimento. Podes sempre tentar fazer um cone à sorte..

-A rotação do LNB não é "critica", podes rodar uns 10º e só ter perda de 10% de sinal.

-Se algum dia vires um prédio com um mini-cone à janela e dois no terraço já sabes que moro aí

se tiveres oportunidade faz um 2º cone com as mesmas dimensões, e depois de fazer o cone aperta-o de forma a que fique um pouco achatado...fiz hoje isso e tive uma melhoria de sinal quase de 15%! A parte mais comprida do cone deverá ficar em pé..

24. The Following User Says Thank You to casser For This Useful Post:

jag2004 (08-11-2007)

Regular Member
    Thanks
    34

Finalmente já consigo ver FTA´s do Eurobird (feixe S1) em boas condições com o cone, mas o feixe FIXED do Eurobird e Astra 2D..não consigo apanhar.

Antena mal apontada ou a antena tem pouco ganho para o Eurobird FIXED e Astra 2D?

Member
    Thanks
    1

Muito obrigado CASSER. Já consegui apanhar o Hispasat e apanhar os canais espanhois. Para o portugueses ainda não procurei as Keys (tenho um Kaon).
    O sinal e a qualidade estão a 60%, mas ainda não tive tempo de estar a procurar melhor... um dia destes...
    Não percebi o q disseste do 2º cone. Se pudesses fazer um desenho q fazes tão bem ou então explicasses melhor agradecia-te. Obrigado de novo.
    Depois coloco imagens do cone.

Regular Member
    Thanks
    34

Muito obrigado CASSER. Já consegui apanhar o Hispasat e apanhar os canais espanhois. Para o portugueses ainda não procurei as Keys (tenho um Kaon).
    O sinal e a qualidade estão a 60%, mas ainda não tive tempo de estar a procurar melhor... um dia destes...
    Não percebi o q disseste do 2º cone. Se pudesses fazer um desenho q fazes tão bem ou então explicasses melhor agradecia-te. Obrigado de novo.
    Depois coloco imagens do cone.
    Finalmente uma pessoa além de eu que confirma que os cones funcionam! Ainda bem que está funcionar bem

Os satélites que testei com o mini-cone foram:
    -Hispasat
    -Astra kr 19.2º
    -Atlantic Bird 3
    -Astra 2 28.2º (feixes sul)
    por isso nesses satélites consegues ter minimamente sinal.

Acerca dos cones "espalmados" foi uma experiencia que fiz, em que "espremi" os cones e conseguia obter mais sinal...ou então espremia o cone quase ao maximo e o sinal mantinha-se igual ao cone original. mas se fizeste só 1 cone, aconselho a deixares assim, que vou fazer mais testes.

Depois mostra uma foto que tou curioso

Member
    Thanks
    1

Já tenho as fotos. Estavam no tel.

Testes a uma antena sem ser parabólica-200711071142-jpg

Testes a uma antena sem ser parabólica-200711071143-jpg

Testes a uma antena sem ser parabólica-200711071144-jpg

Regular Member
    Thanks
    34

Já tenho as fotos. Estavam no tel.

O mini-cone ficou mt bom, parabéns! experimenta um dia destes a apanhar o Atlantic Bird 3; Astra kr 19.2; Astra 2 (feixes sul)..que o mini-cone que uso apanha minimamente esses satélites.

como eu disse no tópico anterior, podes tapar a abertura do cone para prevenir que entre água...tenho usado sacos pretos de plástico, que servem mt bem e não há inteferencia de sinal. Forras o cone com os sacos, e a antena aguenta durante uns bons tempos.

Eu continuo teimoso com o Astra 2d, estou a uns miseros 15% para conseguir ver os ITV´s ..mas por incrivel que pareça por mais que mexa ou adicione secções aos cones, não consigo reduzir essa diferença..

só uma curiosidade..a frequencia 11.203H do Astra 2c tem uma recepção tão boa como a dos feixes sul do Astra 2, mais um satélite com boa recepção em Portugal

+ Reply to Thread
Page 4 of 6
FirstFirst ... 2 3 4 5 6 LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 2 users browsing this thread. (0 members and 2 guests)