Viva.
Amigo, não existem "condutas" para a TvCabo em
prédio nenhum! É mentira, pura mentira! E se o tipo que te vendeu o apartamento te disser isso, no mínimo está completamente a Leste da realidade! E deve estar, só percebem é de "lucros"!!. O que existe são colunas, é o termo que se aplica em vez de "condutas" para electricidade e telecomunicações. Nos
prédios recentes existem duas colunas para telecomunicações: uma para telefone e outra para tv. Esta última suporta a instalação de antena colectiva de rf e/ou satélite. Por esta coluna passará, se assim for possível na área, o cabo da TvCabo. Em cada patim (andar) existe uma caixa, normalmente metálica que pode ter uma fechadura de chave ou de plástico, onde existirá um repartidor de sinal para cada fracção. Nesta caixa é, também, colocado o repartidor de sinal da TvCabo, isto se existirem assinantes neste patim. Essa coluna não é propriedade da TvCabo! O condomínio deve ter chave de acesso a essa caixas! Se não tiver, arrebenta com a fechadura! Terás que o fazer em cada patim até chegar ao teu, isto porque, julgo eu, a antena estará na cobertura do edifício, e para enfiar o cabo terás que ter acesso às caixas por onde este passa.
Estas colunas estão definidas no projecto de telecomunicações. Se não o possuis, pede-o ao construtor. Normalmente possuem um diâmetro de 5 cm.
Este país de "gravatas" é nojento... Já assentei algumas caixas de patim, criei os seus negativos, coloquei a respectiva tubagem enfim, não estou a falar de "cor".
Eu sei que é difícil falar com o resto do condomínio mas, neste país, tem que se agir, por vezes, um bocado "à força"... não tenhas receio, enfia o teu cabo por essa coluna e manda a Cabo dar "banho ao cão"!
Cumprimentos.
Bookmarks