View Single Post
Old 27-06-2007   #2
MMatos
Regular Member

MMatos's Avatar

My System: Edision 2100, Antena Televés de 110 cm, Motor FTE Dimo120+

Antes de mais, como este é o teu 1º post, não passaste pela secção criada para as apresentações. Passa por lá, assim fica cumprida uma das primeiras regras do fórum.

Se pesquisares o forum, por exemplo pelas palavras "motor" ou "Dimo120", encontras vários tópicos sobre este tema que te podem ajudar bastante, comigo foi isso que aconteceu. Entretanto, deixo-te já aqui alguns links des um tópicos em que eu participei:

http://www.satellites.co.uk/satellit...-de-ajuda.html

http://www.satellites.co.uk/satellite/424275-post8.html

http://www.satellites.co.uk/satellit...-questoes.html

O 2º link aponta para um post do nosso amigo Ferreir_a, que dá uma boa ajuda neta matéria.

Junto também a seguir um extracto de um PM que enviei para um outro membro do fórum, pois penso que esclarece algumas das tuas dúvidas:

o dimo120 é bom?
Olha, eu considero que é bom, pois no meu caso funciona na perfeição. Mas admito que o mesmo possa acontecer com outros, eu decidi-me por ele por ter uma boa impressão da marca FTE, pelo seu preço e pelos comentários que fui lendo por aí. Só detectei uma coisa que não sei se será normal nestes e noutros motores se os pusermos a funcionar com uma antena grande e pesada como a Televés de 110 que eu tenho (não é de alumínio, e estas antenas da Televés são um bom bocado mais pesadas que as da FTE, por exemplo). Estou a referir-me a uma pequena "folga" no braço do motor, no entanto isso não impede que a captação dos vários satélites se faça na perfeição.

é preferivel usar usuals?
Sem dúvida nenhuma. Eu fiquei simplemente maravilhado, pois pensava que iria ter um trabalhão por cada satélite que quisesse memorizar, afinal o usals faz tudo automaticamente depois das afinações iniciais. Só tens é que, no menu de parametrização de antena, escolher a opção usals (Type) e, com o botão azul do comando, aceder ao Menu USALS e introduzir a latitude e longitude do local. Basta indicar esta informação para um satélite (antena), ele assume a mesma informação para os demais satélites. Tem em atenção que por vezes é necessário voltar a introduzir esta informação (lat/long) num dos satélites, já me aconteceu ela desaparecer depois de algumas mexidas no software do deco, como actualização de firms, etc., mas também não custa nada.

é preferivel apontar ao nilesat e depois procurar os sat´s extremos? e fazer pequenas afinações?
Foi isso que eu fiz, seguindo os conselhos de alguns companheiros aqui do Fórum, e dei-me bem. Primeiro, com o motor posicionado no "0", apontei para o que eu calculei ser +- o sul real, depois, já com o menu usals do deco actualizado, mandei-o para o Nilesat (posicionado numa frequência que sabia ter sinal forte). Afinei até conseguir o melhor sinal, depois mandei-o procurar o Hispa (estava OK), depois fiz o mesmo para o Astra28.2. Como neste não estava lá grande coisa, afinei até conseguir o melhor sinal possível, depois voltei ao Nile e ao Hispa e verifiquei que ainda estavam OK. A partir daí, já procurei outros satélites mais a E (Hellas) e mais a W (não memorizei nem me lembro do nome, pois não tinha interesse), sempre captando sinal de grande qualidade. Como é óbvio, os do meio, como o Astra19, Hotbird, Sirius, Eutelsat16, Badr4, etc., foi só mandar para lá.

e por favor explica-me os valores que temos de dar(e que no manual do dimo120 estão mal) ao motor e ao prato.
Para a elevação do braço do motor, podes seguir o que está na tabela do manual do dimo120. Para a elevação da antena é que a fórmula indicada está mal na parte em Português, mas se olhares para as outras línguas (por exemplo o Espanhol) já está correcto. A fórmula que está no Português é
“Elevação (48,5º)-Declinação(6,3º)=42,2º”
e devia ser
“Elevação (30º)-Declinação(6,3º)=23,7º”
Os 30º são fixos (é o ponto de partida para a subtracção), o valor da declinação está na tabela e deve ser o que corresponde à nossa latitude. Dou-te o exemplo da minha instalação, que está na latitude 37.8:
Elevação do motor: 52 de acordo com a tabela, para esta latitude, mas eu coloquei 53 (+ 1 grau, seguindo o conselho de alguns posts que li).
Elevação do prato: 24, que é o resultado de 30º - 5,966 (declinação correspondente à latitude).

Estes valores são os valores de partida, comigo resultaram, mas pode ser necessário proceder a pequenos ajustes para conseguir o melhor sinal, aquando das afinações finais.

Boas.
MMatos is offline   Reply With Quote
The Following 2 Users Say Thank You to MMatos For This Useful Post:
Pink_Floyd[PT] (08-07-2007), pmgsr (27-06-2007)