É estranho não apanhares bem o Hispa30W, é um dos fáceis de apanhar com bom sinal (98). Há aí um problema de afinação, posso dizer-te que na zona da Amadora já cheguei a ter 98 em vários transponders, com uma anteninha de 45 cm na varanda.
A questão da verticalidade do suporte é fundamental. Eu só avancei para a fase seguinte depois de ter a certeza de que estava perfeitamente a prumo, para isso utilizei um nível já com alguma qualidade (existem aqueles pequeninos, que por vezes nos enganam).
Também é fundamental que, à partida, estejas a apontar para o sul real (não o sul magnético), mas a correcção sempre podes fazê-la seguindo o manual do motor, naquela parte da afinação em que diz a medida a tomar se a oeste o sinal melhora se levantar ligeiramente a antena (pressionar apenas o braço do suporte do LNB) enquanto que a este melhora se a antena baixar, ou vice-versa.
Estas duas questões são fundamentais para que a antena descreva o arco correcto.
Se tens dificuldade em calcular o sul real, procura aqui no forum pelas palavras "sul real", que encontras boa informação sobre isso.
É curioso, mas estás a fazer exactamente como eu fiz na minha instalação no Alentejo. Primeiro, afinei tudo "cá em baixo" num terraço, depois foi só levar tudo par o local definitivo no telhado (preso atrás da chaminé), foi só procurar um pouco para a esqueda, para a direita ... é já está, tudo a rolar a 100%.
Boas. |