Thread: hotbird+astra
View Single Post
Old 25-08-2008   #13
JonhyJack
Member

My System: Need help to setup a Visionic 850mm TriSat with 3 satellites bridge, 2 LNB's: 1 Single Head to Atlantic Bird 3 5º West and 1 Double Head for HotBird 13º East and Astra 19.2º Est. When getting the signal for the first LNB of Atlantic Bird 3 cannot set

Originally Posted by Prantona51 View Post
Amigo JonhyJack:

O que vou deixar aqui é uma mera opinião, pois julgo não ter os dados todos para a analisar a tua situação na totalidade. Outro ponto é o facto de não estar familiarizado com receptores analógicos - a minha experiência é com digitais. Com estes handicaps vou procurar responder-te.

Julgo que estás a fazer um correcto diagnóstico:
- O kit (suportes, LNB duplo) estará desenhado para os parâmetros geográficos franceses e, portanto, não será exactamente o mesmo em Portugal.
- A distância angular entre o Astra 19,2E e o Atlantic Bird 5ºW é demasiada para ter êxito com antenas pequenas ou médias.
- Estarás a pensar correcto na opção "...será melhor tentar encontrar um segundo prato, deixar aquele apenas com 1 LNB (single head) para os canais Franceses e com o segundo montar a LNB dupla para o HotBird e o Astra..." Para o Atlantic Bird 5ºW precisas (mínimo aconselhável) um prato de 70cm e para os outros dois um prato de 80cm, onde adaptarias o LNB duplo que já tens. Para "juntar" os três satélites terás de adquirir um comutador Diseqc especial para LNB duplo + 1 Lnb simples (pelo menos é isto que se usa com receptores digitais). Portanto, adquirias aquilo que melhor se adapte às circunstâncias, de modo a não desperdiçares o que já compraste.
Finalmente, vou-te dar a minha opinião sobre qual a melhor opção: adquire um motor DiSEqC1.2 que conjuntamente com o digital Visionic Slim3 (DiSEqC 1.2) e a antena, que já tens, farão uma dupla para ver não só 3 satélites que anseias como outros mais 20 ou 25 satélites. É assim o meu sistema... O motor custa à volta de 60€...
Para ajuda da tua instalação vai a este tread onde tens manuais feitos por mim:
Instalação de 3 satélites: DragMagazine Nº 1 Agosto 2007
Instalação de antena motorizada: http://www.satellites.co.uk/satellite/662753-post1.html

Um abraço.
Obrigado pela resposta colega Prantona51.

Consultei vários foruns, mandei uns quantos mail's... etc... e as respostas que me deram foram quase ou sempre aquelas que menos me convinham... pois no caso das lojas on-line normalmente e pelo discurso de resposta, vê-se nitidamente que querem é vender material e não aconselhar o cliente com a melhor solução.

Por acaso em relação à situação que me falas do motor, já tinha consultado essa possibilidade e realmente pareceu-me a mais correcta. Retiro o kit todo extra (suporte/bridge e LNB duplo) e coloco um motor com a LNB single e afino com o receptor digital. Neste momento tenho ligado apenas com dois cabos que vêm dos LNB's single e duplo, um comutador DiSEqC 2.0 e entra em casa um cabo que vai o receptor digital e como este tem um saída, liguei-a à entrada do analógico, e funciona, apenas fazendo a comutação DiCEqC no analógico. Agora como já tenho o equipamento queria ir buscar mais coisitas, neste caso mais satelites.

Como não conheço lojas que vendam este tipo de material em Lisboa ou na margem sul (de confiança e que saibam aconcelhar convenientemente...) estive nos Aki's e LeRoy Merlin's aqui da zona e encontrei um motor DiSEcQ 1.2 da Metronic por 63~66€ +/-, pensei ser uma boa escolha... mas tenho uma duvida... será que a inclinação entre (pelo menos estes 3 satelites que falei) será a mesma? Não irá variar? Porque pelo que vi no motor este apenas, aparemente, trabalha na horizontal (Oeste-Este)... como ainda não percebo muito disto, tenho ainda algumas duvidas que funcione sempre bem com a mesma inclinação, visto que foi subindo manualmente a LNB dupla do Hotbird e Astra que ainda consegui apanhar algum sinal do 1º, ou seja... a inclinação desta era superior a que tenho neste momento para o Atlantic Bird 3.

Tens algumas dicas que me possas ajudar como instalar o motor e qual o 1º satelite a ir buscar a nível da inclinação e assim? Ou será que a inclinação é sempre a mesma e o que varia mesmo é o posicionamento horizontal? (perguntas de maçarico, lol).

Mais uma vez um muito obrigado pela tua resposta que foi sem duvida a que mais me ajudou.

1 Abraço. JJ
JonhyJack is offline   Reply With Quote