Olá.
Chega-se ao valor 28 da mesma forma que se chega ao 52, são os valores que estão nas tabelas e que correspondem à latitude do lugar. O 28 na tabela de elevação da antena, o 52 na tabela de elevação do motor.
Aconselhei o 24 porque é o valor que está na tabela de elevação de antena para a latitude de Sesimbra.
A referência que fiz aos 30º tem a ver com a forma como se fazem as contas para calculara elevação da antena, se não nos quisermos limitar a consultar a respectiva tabela. Vou tentar explicar como cheguei às conclusões que referi, após ter olhado para os manuais e para as tabelas que lá se encontram:
-- De acordo com o que está na tabela, quem estiver na latitude "0" tem de dar uma elevação de antena de 30º (não me perguntem porquê, foi certamente alguém que percebe muito mais disto que eu que chegou a essa conclusão).
-- Existe uma coisa chamada "declinação magnética" (ou correcção), expressa também em graus, que vai aumentando à medida que nos afastamos da latitude "0". Para Sesimbra (latitude +- de 38,5º), a declinação é +- de 6º.
-- Portanto, como quanto mais nos afastamos da latitude "0" menos temos de elevar a antena para apontar para o mesmo sítio (parece óbvio), se subtraírmos os 6º aos 30º obtemos o valor 24 para Sesimbra.
Mas não há necessidade de nos estarmos a preocupar com estas contas, alguém já as fez e construiu as tabelas, como eu disse apenas temos de olhar para essas tabelas e usar os valores que lá estão para a nossa latitude. Depois é apenas fazer pequenos ajustes até a coisa ficar com o melhor sinal possível.
Boas. |