bem desde já peço desculpa por não ter respondido.

mas já resolvi o problema (por enquanto), já arranjei o motor. então o que fiz? abri o motor e como a roda dentada que faz rodar o motor estava comida apenas numa pequena parte, decidi rodar manualmente a roda e trocar a parte comida pela parte boa e resultou

.
montei então o prato de 0.8m pois o de 1.1m nem me atrevo a por mais no motor, e ficou tudo impecável o motor ficou como novo. já tá montado à mais de um mês e sem problemas. já passou por noites de muito vento (com rajadas muito fortes) e portou-se muito bem.
agora defeitos: com o motor + prato preso no mastro se fizer muita força como se tivesse a rodar o prato com as minhas mãos o motor mexe, mas tem que ser mesmo muita força (daí o meu receio de montar o prato de 1.1m).
quanto as vossas sugestões de ter uma parede a norte é bem pensado mas é muito dificil no sitio onde tenho a parabolica fazer ai uma parede. mas já encontrei uma solução noutro sitio da casa (muito mais abrigado mas de dificil acesso) para montar só o prato de 1.1m pois quero manter o motor + prato de 0.8m onde estão porque estão num sítio mais acessivel.
e em relação ao lnb, acabei por comprar o QUAD S+ PLUS 0.2db e até agora está uma maravilha.
desde já agradeço as vossas sugestões e mais uma vez desculpa por não ter respondido a tempo.
fiquem bem