Índice: Zona, Diametro, LNB, Sats e Sinal

oibaf99

oibaf99

Regular Member
My Satellite Setup
octal tv TvCabo TDT

ouralis EVO3+hispasat
My Location
portugal
ZONA: Madeira - Funchal

Antena: 80cm Metromic
LNB 0.3 db universal
Motor: sim
sats Hispasat 30ºW
sinal - entre 80% a 99% por causa de uns cm do fixador da antena
Deco: EVO3

Corvisier

Corvisier

Member
My Satellite Setup
He@d SD 790, Mirage 1010E, FTE MAX S200
My Location
Portugal
Zona: Espinho
Diâmetro da antena: 80 cm
LNB: 0,2dB
Motor: Sim
Satélites: Astra 19.2ºE, Hotbird 13ºE, Sirius 5ºE, Hispasat 30ºW
Receptores: Mirage SFT 1010E, He@d SD790
Sinal no Hispasat: Level 97% / Quality 92%

P

paul-d

Member
My Satellite Setup
satellite
My Location
Portugal
dirtytuga said:
Recebi hoje por correio o meu "pires" de 33cm e nos próximos dias (a começar amanhã) vou atarrachá-lo a uma varanda das traseiras do meu 3º andar e virá-lo para o hispasat (kaka oblige) e ver o que consigo com o FTE S200 que comprei hoje. Como primeira experiência espero que corra bem (para não ficar traumatizado), embora esteja mentalmente preparado para andar uns dias de volta do coisa para agarrar o satélite.
Só espero tão bons resultados como os que conseguiste. Darei notícias.
Estou a pensar mandar vir esse pires para o colocar na varanda no algarve mas estou pessimista porque já tentei com uma de 80 cm e nada será que o receptor tem influencia só tenho um humax f2-free (só canais livres) se calhar é por esse receptor estou a pensar adquirir outro mas sei qual decidir. Para colocar chaves negra qual a melhor opção

O

ohfsantos

Regular Member
My Satellite Setup
Prato 110 com motor e MAX S212 USB
My Location
Portugal
Antena 1: Prato 60 cm
LNB: 0,2 dbs
Satélite: Hispasat 30º W

Antena 2: Prato 80 cm
LNB: 2 de 0,2 dbs
Satélites: Astra 19,2º E e Hotbird 13º E
Receptor: Max FTE S300

Aqui a recepção de todos os canais é acima dos 75%.

Um abraço
ohfsantos

O

ohfsantos

Regular Member
My Satellite Setup
Prato 110 com motor e MAX S212 USB
My Location
Portugal
Amigo Chainho
Nessa zona com um satfiinder fácilmente consegues sinal do satélite. Ajudei um amigo no Catujal e não houve probl~emas.
Um abraço
ohfsantos

A

azlxpt

Regular Member
My Satellite Setup
Ferguson AF-3318
My Location
Portugal
boas!

uma parábola de 65cm será suficiente para astra + hotbird na zona de aveiro? no caso de não apanhar a totalidade , que canais por exemplo ficariam de fora?
obg
um abraço

o.trofense

o.trofense

watch and learn
My Satellite Setup
later
My Location
portugal
azlxpt said:
boas!

uma parábola de 65cm será suficiente para astra + hotbird na zona de aveiro? no caso de não apanhar a totalidade , que canais por exemplo ficariam de fora?
obg
um abraço

bem apontada, o prato de 65cm recebe todos os canais como uma de 80cm.
abraço

B

BelemAçor

BelemAçor
My Satellite Setup
Edision 2100
My Location
Portugal
Bom dia, gostava de alguem que me informasse qual o tamanho de antena para ser possivel apanhar Astra na Ilha de S. Miguel, Açores, obrigado.

B

barbaruiva50

Member
My Satellite Setup
He@d hd 2000 plus
My Location
portugal
zona F:C:R Guarda

Antena 60cm

lnb universal 0,2db ( não tem marca)

hispasat 30ºw (todos os canais entre 89e93%

multicanal entre 58 e 65%

receptor he@d 2000hd plus

M

muhadib

Member
My Satellite Setup
MVision FCIS9080USB
DigiSat 33cm
My Location
Alcochete
Ora boas,
daqui:

Zona do Pais: Alcochete
Antena: Technisat 33cm
LNB: Universal, Single, 0.6
Motor: Nao
SAtelites: Hispasat (nao apontado agora)
Astra 19.2º (actualmente)

Bons visionamentos

A

António Henriques

Regular Member
My Satellite Setup
KAON E620 KSC
My Location
PT
VISEU

Antena 60cm

lnb universal 0,5db ( televés)

hispasat 30ºw (todos os canais cerca 80/80%

Astra, arabsat e hotbird 70/70%

Kaon

K

kidkanjas

Member
My Satellite Setup
Amateur
My Location
Portugal
Amigo hattrik:
"Zona: norte de lisboa
Antena: 85 cm
LNB: 0,3 humax
Motor: metronic 450907
Receptor: edision 1100"

Comprei recentemente um motor igual e nao estou a atinar com a montagem em usals.
Fico-lhe grato se me puder responder ao seguinte:
1-No motor meteu a sua latitude tal qual ?
2-No Edision 1100 se meteu em usals meteu a sua longitude como Oeste ou Este ?
Obrigado.

S

sesmarias

Member
My Satellite Setup
Humax5700
My Location
Portugal
Gostaria de contribuir para este interessante tópico com as minhas mais recentes experiências e, ao mesmo tempo, deixar algumas notas que podem ser úteis para outros frequentadores do fórum.
Começo por dizer que valeu a pena visitar este fórum e mesmo alguns outros que ao longo dos vários anos que já dedico a este interessante tema (comecei nos tempos do analógico!). Aprende-se sempre algo e é seguindo este lema que, como moeda de troca, aqui vos deixo algumas notas importantes.
A minha localização situa-se a norte de Setúbal, numa zona mais ou menos plana. As antenas atingem um total de três:

1 de 60 cm para o Hispasat, com LNB Televés de 05, dB de figura de ruído.

1 de 80 cm para o Astra 19,2 com dois LNBs Edison de 0,2 dB

1 bem antiga (a tal que vem do tempo do analógico) mas bem sólida e solidamente fixada, com 1,25 metros de diâmetro, que capta Astra 28,2 e Astra 23,5, novamente com dois LNB Edision de 0,2 dB.

Uma vez que este setup implica cinco sinais disponíveis, recorri a um comutador DISEQ da Centauri que tem a particularidade de permitir a comutação de até oito LNB simulando o funcionamento de um sistema com motor, ou seja, cada um dos LNB fica associado a uma dada posição do pesudo-motor. O receptor é o Pace 810X.

Digo-vos que cheguei a este setup depois de algumas tentativas de que tirei as seguintes conclusões:

1 – O motor DISEQ é uma boa solução mas tem diversos inconvenientes: o zapping de canais é muito lento; o diâmetro máximo da antena fica limitado a certa de 1,3 metros e em alumínio, principalmente se tivermos em conta que no nosso país está cada vez aparecem ventos mais fortes; os ajustes do motor são algo morosos e delicados para se poderem captar sinais fracos como é o caso da BBC HD.
Por isso, e havendo espaço, nada como ter a antenas separadas para os canais mais interessantes, com calibrações totalmente independentes.

2 – A escolha do LNB tem alguma importância mas não vale a pena gastar balúrdios em alguns modelos topos de gama e outros mesmo com aplicações douradas (!) como já vi por aí. Um modelo honesto, com um factor de ruído entre 0,2 e 0,3 dB é uma solução mais que suficiente para a maioria das situações e os preços raramente vão acima dos 8...9 Euros. Aliás, não só as especificações de factor de ruído são na maioria dos casos pouco rigorosas, como o diâmetro da antena é muito mais importante do que 0,1 ou 0,2 dB de diferença no factor de ruído. Não se esqueçam de que a intensidade da energia captada depende do quadrado do raio da antena, o que significa que quando se passa, por exemplo, de 0,8 metros para 1,3 metros multiplica-se o sinal recebido por 2,64, coisa que nunca conseguiremos fazer com nenhuma troca de LNB por mais bem pintado que ele seja!

3 – Quando da orientação da antena, se tivermos alguns cuidados básicos, não vale a pena perder a cabeça à procura do satélite em causa porque normalmente essa é uma tarefa fácil. Deve começar-se por definir com algum rigor a elevação da antena, calculada em função da localização exacta da instalação. Cuidado porque já vi sites em que aparece tudo muito bonito, com mapa do Google e tudo, só que depois resultam erros grosseiros de um grau ou mais, o que pode ser crítico principalmente no caso do Astra 28,2. Depois é só rodar suavemente a antena para um e outro lado da posição onde pensamos estar o satélite. Uns pequenos ajustes na altura da antena (elevação) costumam ajudar, pois as escalas que constam na estrutura de fixação desta têm uma precisão muito duvidosa. Não se deixem enganar também pelo ruído captado em algumas direcções pelo LNB, isto para aqueles que possuem receptores que indicam a recepção através de duas barras: uma para a intensidade do sinal e outra para a qualidade do mesmo. A propósito disto, digo desde já que não uso o Pace para efectuar qualquer pesquisa de satélites pois ele é perfeitamente inútil neste aspecto: só indica a qualidade do sinal detectado quando este já está optimizado, o que sinceramente não me serve para nada quando eu ainda não tenho o sinal! Para esta tarefa tenho como precioso auxiliar um velhinho Humax 5700 que continua a prestar muito bons serviços.

Concluindo, depois de cuidadosas afinações, cheguei a dados interessantes:

No caso do Hispasat penso que não vale a pena dizer muito sobre intensidade de sinal, pois está sempre nos 100% mesmo no caso dos canais do Meo de que tantos falam como sendo complicados de encontrar.

No que se refere à antena de 80 cm que recebe o Astra 19,2 e os Hotbird, optei por tentar optimizar os canais do Astra, já que os feixes dos Hotbird são normalmente mais intensos (e quase nada interessantes). Assim, fiquei com 100% de Eb/No (é assim que o Pace indica a qualidade/intensidade do sinal e Eb/No representa a relação sinal-ruído normalizada, ou seja, resulta da divisão da relação sinal-ruído convencional pela eficiência energética espectral do link do satélite) nos Hotbird e pelo menos 85 a 90% (medidos a olho) nos canais do Astra, incluindo os HD que são os que mais me interessam, quanto mais não seja pela novidade.

A instalação definitiva da antena de 1,25 metros requereu algum estudo, pois este é um modelo já nem antiguinho que tem um suporte triplo com orientação que na altura penso teriam como finalidade a captação do Hotbird, do Astra 19,2 e ainda do Eutelsat W3A, a 7 graus. Assim sendo, tive que ver qual das posições de montagem me permitia captar o Astra 28,2 em melhores condições, ficando a do Astra 23,5 menos privilegiada, até porque a maioria do que aparece neste canal ou é alemão ou está codificado. Depois de comparar a posição totalmente à esquerda com a central acabei por optar por esta, como esperava, embora tivesse de torcer um pouco o suporte de fixação do LNB para ele apontar o mais possível para o centro da antena. E tive sucesso, pois passei a receber a BBC HD com cerca de 75% de Eb/No, coisa que sei não ser nada fácil para as nossas latitudes, mesmo com instalações bastante sofisticadas

E pronto, espero que todo este relambório seja útil para alguns de vós, quanto mais não seja os que têm a esperança de ver alguns dos jogos do Euro 2008 em alta definição em canal aberto, como aconteceu no Mundial 2006.

R

rubenr

Member
My Satellite Setup
golden interstar
My Location
portugal
pode me dar uma ajuda sobre hotbird

S

sesmarias

Member
My Satellite Setup
Humax5700
My Location
Portugal
Viva RubenR,

Será difícil que lhe responda quando a sua pergunta é tão vaga. De que tipo de ajuda necessita mesmo e que instalação tem?