2 diseqs (um exterior e outro interior) funciona?

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAX. S200+DB500S +Hispasat (60cm)+Astra1+hotbird13 (1m)
My Location
PT
Amigos:
Tenho um receptor FTE S200 e um prato de 60 cm para o Hispa.
amanha vão montar no telhado para mim e para um vizinho um prato de 1 m, com 2 LNBS twin (2 saidas) e 2 diseqs para que cada um de nós receba em casa o sinal dos 2 sats, de forma independente.

Portanto: vou ter em casa 1 deco, e dois cabos com sinal (Hispa e Astra + hotbird) sendo que um deles já vem de um diseq exterior.

Pergunta: será possível "acoplar" com outro diseq em casa os dois cabos em um para ir ao receptor? Será o receptor capaz de lidar com os dois diseqs ou haverá outra solução melhor para o meu caso?

Agradeço antecipadamente a vossa colaboração e ajuda. Obrigado

Nota: o empregado da loja disse-me que não era possível ter em casa outro comutador diseqc porque o receptor não iria saber com qual trabalhar? será mesmo assim?

My Satellite Setup
Edision 2100
My Location
PORTUGAL

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PT
ricardojoreb said:
Amigo, porquê usar 2 diseq quando resolves a situação usando um de 4 saídas? Usando lnb com duas saídas, consegues ter Hotbird, Astra, Eurobird e Hispasat num só cabo para ti e noutro para o vizinho.
Mas de qualquer maneira usar outro diseq também funciona, dá uma vista de olhos aqui no esquema de montagem
http://www.satellites.co.uk/satellite/questoes-frequentes-faqs/70247-manual-de-antenas.html
Amigo, o esquema está muito bom e claro mas não responde à minha dúvida.
Como digo lá acima, eu tenho a antena do hispa praticamente montada dentro de casa (vantagen«m de ser pequena).
O Colocar um diseqc exterior logo à saída da antena é para evitar virem 2 cabos pelo predio abaixo até ao meu 3º andar (o prédio tem 4). Sabes como é, quanto mais discreto melhor para evitar que as melgas que nestes casos sempre aparecem picarem pouco e fraco.
Assim sendo, o que vou ter cá dentro de casa é um cabo que vem do diseqc exterior com o sinal de 2 satélites e outro com o sinal do hispasat.
O que pretendia saber é se metendo esses dois num outro disecq para ter os três sats num só cabo para o deco, a coisa funciona ou não.
O empregado da loja M**ser disse-me que não, mas eles nem sempre sabem o que dizem.
Por isso procuro aqui uma opinião definitiva.
Obrigado

My Satellite Setup
Illusion M6; TECHNOMATE 1000D
My Location
Portugal
dirtytuga said:
Amigo, o esquema está muito bom e claro mas não responde à minha dúvida.
Como digo lá acima, eu tenho a antena do hispa praticamente montada dentro de casa (vantagen«m de ser pequena).
O Colocar um diseqc exterior logo à saída da antena é para evitar virem 2 cabos pelo predio abaixo até ao meu 3º andar (o prédio tem 4). Sabes como é, quanto mais discreto melhor para evitar que as melgas que nestes casos sempre aparecem picarem pouco e fraco.
Assim sendo, o que vou ter cá dentro de casa é um cabo que vem do diseqc exterior com o sinal de 2 satélites e outro com o sinal do hispasat.
O que pretendia saber é se metendo esses dois num outro disecq para ter os três sats num só cabo para o deco, a coisa funciona ou não.
O empregado da loja M**ser disse-me que não, mas eles nem sempre sabem o que dizem.
Por isso procuro aqui uma opinião definitiva.
Obrigado
Não sei como mas já li que era possivel colocar vários diseqc em cascata. Foi num anuncio a uma marca conhecida. Se assim for o procedimento será ligar um cabo que vem de um disecq a outro comutador, exactamente como a situação descrita. Li que dá para, com Disecq's em cascata, ligar até 16 ou 24 Lnb's. Não sei é como lidar com isso do lado do deco. Mas eu tambem tenho interesse na questão.. e quando tiver um pouco de folga vo fazer uma pesquisa e se encontrar a solução coloco-a aqui (se entretanto ela não aparecer).
Onde vi a referência aos Disecq em cascata foi no site da empresa que representa as famosos DreamBox.

My Satellite Setup
Edision 2100
My Location
PORTUGAL
Tens a soluçao no dito esquema, tens de usar um comutador diseqc (2x1) de 22khz, ilustrado no esquema 6

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PT
ricardojoreb said:
Tens a soluçao no dito esquema, tens de usar um comutador diseqc (2x1) de 22khz, ilustrado no esquema 6
Queres dizer: 1 diseqc em casa depois do outro no telhado? é exactamente essa a dúvida. pode fazer-se sem baralhar o FTE s200?

NOTA: a instalação que deveria ser hoje foi adiada lá mais para o fim da semana.

My Satellite Setup
Edision 2100
My Location
PORTUGAL
Usas um disecq normal para juntar astra e hotbird no exterior, e no interior um comutador disecq 22khz para juntar o diseqc ao hispasat, na configuraçao colocas porta A no hispasat, porta B no astra, porta C no hotbird sendo que nestes dois ligas o 22khz tone em on, assim deve funcionar... abraço

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PT
ricardojoreb said:
Usas um disecq normal para juntar astra e hotbird no exterior, e no interior um comutador disecq 22khz para juntar o diseqc ao hispasat, na configuraçao colocas porta A no hispasat, porta B no astra, porta C no hotbird sendo que nestes dois ligas o 22khz tone em on, assim deve funcionar... abraço
ricardojoreb: Ainda não arranjei o comutador diseqc de que falas. depois dou notícias.

vtrabo

Regular Member
My Satellite Setup
he@d3500 + he@d3000 he@d500 + + fte420sm + ird120 +satconn paralelo
My Location
PT
Boas

Quer-me parecer que o nosso amigo disse que as Panelas e o 1º disseq sao partilhados por 2 box's, sendo que pondo em cascata um segundo disseq apenas para ele e partilhando o 1º com o vizinho até que ponto irá funcionar.

Está aqui um bom teste, embora coloque duvidas se funciona.
Neste momento nao tenho material suficiente para analisar a situaçao (apenas me falta o 2º disseq) mas assim que tiver é assunto para testar e se possivel dou resposta. Para já coloco muitas duvidas.

Cumps a todos.

My Satellite Setup
Edision 2100
My Location
PORTUGAL
vtrabo said:
Boas

Quer-me parecer que o nosso amigo disse que as Panelas e o 1º disseq sao partilhados por 2 box's, sendo que pondo em cascata um segundo disseq apenas para ele e partilhando o 1º com o vizinho até que ponto irá funcionar.

Está aqui um bom teste, embora coloque duvidas se funciona.
Neste momento nao tenho material suficiente para analisar a situaçao (apenas me falta o 2º disseq) mas assim que tiver é assunto para testar e se possivel dou resposta. Para já coloco muitas duvidas.

Cumps a todos.

Julgo que vai usar um lnb twin, pelo menos foi o que explicou no primeiro post, mas ja agora aconselhava o amigo dirtytuga a fazer uma busca aqui no forum por monobloco, visto que ja ha mais alguns post com essa materia, pode ser que ajude...

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PT
Meus amigos,
como disse no 1º post entram-me em casa 2 cabos: 1 com o sinal do Hispa (panela + lnb single) e outro com o Astra e hotbird (panela com 2 LNBs twin + 2 diseqcs 2x1 (1 para mim outro para um vizinho meu).

Hoje testei a junção dos 2 cabos num DISEQC 2.0 t*ka 4x1 e não resultou.
- Liguei o hispas à entrada 1 e o A+H à entrada 2. o resultado: No deco (FTE MAX S200) tenho o hispa na posição de LNB1 e apenas um dos 2 que estão no outro cabo na posição LNB2.

Ou seja, ligo em qualquer entrada e fico sempre apenas com um satélite dos dois que tenho no cabo que vem do diseqc exterior.

Portanto, não surgindo uma solução técnica que funcione, terei que ligar e desligar cabo se quiser passar do astra+hotbird para o hispas ou vice-versa.O-zzz

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PT
Peço desculpa pelo duplo post.

My Satellite Setup
Edision 2100
My Location
PORTUGAL
dirtytuga said:
Peço desculpa pelo duplo post.
usaste um diseqc normal??? programaste os 22khz no receptor?? a junçao de 2 diseqc`s e possivel, nao sei se o nome do comutador é o correto, mas ja vi uma junçao dessas a funcionar...

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PT
ricardojoreb said:
usaste um diseqc normal??? programaste os 22khz no receptor?? a junçao de 2 diseqc`s e possivel, nao sei se o nome do comutador é o correto, mas ja vi uma junçao dessas a funcionar...
Isso de progama os 22Kz no receptor é que não sei como é.
O diseqc é um normal com a norma 2.0.
Ainda andei a tentar com umas opções de cascata que o deco permite mas ... nada!

Não haverá pelo menos um switch (interruptor) com duas entradas e uma saída de modo a que eu pudesse antes da entreada no deco optar por um ou outro cabo sem ter que estar a enroscar e a desenroscar fichas F?
Fica a pergunta.

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PT
ricardojoreb said:
Quando dizes porta A B e C está a presumir que tenho 3 cabos? Só tenho 2 cabos sendo que um tem o sinal de 2 satélites porque já vem de um diseqc que está no telhado.

My Satellite Setup
Edision 2100
My Location
PORTUGAL
amigo, o monobloco segundo eu penso tem um diseqc dentro para comutar entre astra e hotbird, logo nao podes ligar um diseqc em cima do outro tem de ser em cascata como referiste, a ligaçao que penso que da para fazer é como se estivesse-mos a juntar dois diseqc`s,mas neste caso seria apenas um do monobloco e o lnb do hispa, andei a pesquisar e o nome é mesmo comutador diseqc 22khz, com uma busca com este nome no google aparecem logo alguns locais onde vende... mas o deco tem de suportar o (22khz tone)... neste site brasileiro encontras varias ligaçoes desse tipo e tambem o comutador a unha como referencias com esquemas e fotos...
_http://www.2jovem.com/viewtopic.php?t=19050&highlight=

Leo Pires

Regular Member
My Satellite Setup
FTE420; s100; opentel_ci2
My Location
PORTUGAL
Boas, vou dar a minha opinião, não testada mas já ha bastante tempo que tenho pensado nesse assunto porque tenho planos para vir a ter uma situação idêntica. No meu caso não é por causa de um vizinho mas porque onde ponho a antena do hispasat não tenho linha de vista para o astra+hotbird e vice-versa.

Assim tenho planos (repito não testei) para duas soluções:

- Uma consiste em usar um dissec de tons e outro digital, como se descreve num post mais atrás, só que contrariamente ao que está lá descrito, o disec digital deve sair da primeira saída ou seja a A (saída passiva) do disec de tons. Note-se que presentemente é dificil encontrar os disecs de tons.

- Outra solução será usar dois disecs digitais, os quais já se encontram com facilidade. Então o esquema é assim; junto ao receptor usamos um disec de 4 saídas a antena do hispasat liga na treceira saída.
Mas primeiro abrimos o disec e soldamos um fio que interliga os pinos activos da primeira e da segunda saídas. Depois o cabo do hotbird+astra pode sair da primeira ou da segunda. O hotbird+astra ficam nas saídas 1 e 2.

Se alguém tiver oportunidade de testar esta segunda montagem e fazer o favor de comentar, fico agradecido.

dirtytuga

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PT
Leo Pires said:
Boas, vou dar a minha opinião, não testada mas já ha bastante tempo que tenho pensado nesse assunto porque tenho planos para vir a ter uma situação idêntica. No meu caso não é por causa de um vizinho mas porque onde ponho a antena do hispasat não tenho linha de vista para o astra+hotbird e vice-versa.

Assim tenho planos (repito não testei) para duas soluções:

- Uma consiste em usar um dissec de tons e outro digital, como se descreve num post mais atrás, só que contrariamente ao que está lá descrito, o disec digital deve sair da primeira saída ou seja a A (saída passiva) do disec de tons. Note-se que presentemente é dificil encontrar os disecs de tons.

- Outra solução será usar dois disecs digitais, os quais já se encontram com facilidade. Então o esquema é assim; junto ao receptor usamos um disec de 4 saídas a antena do hispasat liga na treceira saída.
Mas primeiro abrimos o disec e soldamos um fio que interliga os pinos activos da primeira e da segunda saídas. Depois o cabo do hotbird+astra pode sair da primeira ou da segunda. O hotbird+astra ficam nas saídas 1 e 2.

Se alguém tiver oportunidade de testar esta segunda montagem e fazer o favor de comentar, fico agradecido.

Esta segunda opção parece-me ter pernas para marchar. Embora pouco dado a soldaduras estou tentado a testar.
Depois direi.