2parabolicas 1receptor

K

Kusato

Member
My Satellite Setup
Antena fixa 1.20m; Antena 90cms c/motor disecq1.2;
Comutador Fte 4x1; Lnbs Alps Micro;
Receptor Metronic;
PC PentiumIV 'tunado' c/1GB Ram XPsp3
My Location
LX
boas pessoal, precisava da vossa ajuda
tenho uma parabólica 80cms em ferro, outra com 1.10em aluminio, um motor disecq1.2 e um receptor fta.
ja tentei colocar a antena d 1.10 no motor ms já vi k akilo é peso a mais e grande demais para um motor daqueles com o vento. optei por deixar a de 80cms no motor e o ganho na recepção é quase identico, salvo o astra dos 28 este o badr 26este (k so apanho com a antena d 1.10).
por isso estou a pensar manter o motor no prato de 80cms e pôr a outra fixa para o astra2 + badr (se é que dá para ter os dois com 1lnb twin?)
a minha pergunta é a seguinte: é possível juntar os dois sinais das duas antenas e enviá-los no mesmo cabo coaxial para o receptor? e para isso basta um repartidor d sinal como este?

Attachments

A

A-MONTE

Regular Member
My Satellite Setup
FCIS-7000
My Location
PORTUGAL
Kusato said:
boas pessoal, precisava da vossa ajuda
tenho uma parabólica 80cms em ferro, outra com 1.10em aluminio, um motor disecq1.2 e um receptor fta.
ja tentei colocar a antena d 1.10 no motor ms já vi k akilo é peso a mais e grande demais para um motor daqueles com o vento. optei por deixar a de 80cms no motor e o ganho na recepção é quase identico, salvo o astra dos 28 este o badr 26este (k so apanho com a antena d 1.10).
por isso estou a pensar manter o motor no prato de 80cms e pôr a outra fixa para o astra2 + badr (se é que dá para ter os dois com 1lnb twin?)
a minha pergunta é a seguinte: é possível juntar os dois sinais das duas antenas e enviá-los no mesmo cabo coaxial para o receptor? e para isso basta um repartidor d sinal como este?
É possivel, mas não com esse repartidor, tem de ser com um comutador disec com 4 entradas e uma saida, neste caso como só usarias 3 entradas (1 motor, 1 astra e o badr), ficaria uma entrada livre para outro sat que quisesses colocar no futuro.
Cumps.

NunoV

NunoV

Regular Member
My Satellite Setup
_____Multi-LNB
_____Enigma2_____
___FIBO_55_90_____
My Location
Portugal
Astra 2____28ºE
Badr______26ºE

Só dois graus de diferença vai ser difícil com lnbs normais, talvez com os novos inverto.

This innovative LNB was specifically designed for installations that make use of several LNBs on a satellite dish antenna. It s novel slim feed technology incorporating advanced dielectric materials and optimum front end design ensure maximum energy transfer from the dish to the LNB circuits also when the LNB position is off the focal point. Further more, it s long neck allows placing the LNBs closely next to each other and gain access to satellites typically too close in their orbital position to be received with standard neck LNBs on a certain satellite dish antenna. It enables the reception of signal from one satellite and its distribution to a single tuner Set-top box.

O Diseqc para juntar terá que ser tipo este:

K

Kusato

Member
My Satellite Setup
Receptor Metronic;
My Location
LX
obrigado NunoV e Amonte
pronto, afinal o badr consigo captar com a antena d 80cms.
a antena d 1.10 ficaria só para apanhar o astra dos 28este e os restantes ficam todos no motor. é um desperdicio uma antena fixa so para 1satelite ms tem d ser.
e se eu juntar os 2cabos nakele repartidor simples e mandar para o receptor tudo junto? sobrecarrega o receptor?
esse comutador disecq é coisa para custar quanto? e existem comutadores so com duas entadas e uma saida? (sendo assim so precisaria d duas entradas - uma para o lnb da antena fixa e outro para o do motor disecq 1.2). ja agora esse comutador é para ficar na rua ou em casa?
obrigado

K

Kusato

Member
My Satellite Setup
Receptor Metronic;
My Location
LX
estive agora a ver aí num site tipos d comutadores e pouco percebo disto. o que pretendo é ligar um motor + um lnb single tudo no mesmo receptor. axam que qualquer um destes serve ou tem de ser algum em específico?
obg

Attachments

NunoV

NunoV

Regular Member
My Satellite Setup
_____Multi-LNB
_____Enigma2_____
___FIBO_55_90_____
My Location
Portugal
E porque não os dois astras no prato 1,10 e o motor para os restantes!!
Agora fiquei com uma duvida como é que controlas o motor?
O melhor era ter um receptor para o motor e outro para ligar ao diseq 4x1, compra de 4 sats porque já dá para evoluir. Tenho alguns Fte que custam 18 euros mas arranja-se mais barato (12euros).

NunoV

NunoV

Regular Member
My Satellite Setup
_____Multi-LNB
_____Enigma2_____
___FIBO_55_90_____
My Location
Portugal
Kusato said:
estive agora a ver aí num site tipos d comutadores e pouco percebo disto. o que pretendo é ligar um motor + um lnb single tudo no mesmo receptor. axam que qualquer um destes serve ou tem de ser algum em específico?
obg
Pelo que tenho lido o problema é a configuração do receptor, mas parece que essa instalação é possivel com DM 500s.
Se tiveres outro receptor tipo fte 420 para controlar o motor era mais simples.

1º receptor»»motor»»lnb twin

2º receptor»»diseqc»»lnb 28e»»lnb 19e»»lnb twin(motor)

No segundo tinhas uma boa dose de canais sem mexer no motor.

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
2xFTE-IRD420SM.4pratos de33a80cm
My Location
Portugal
Pois é!!! A questão que o Nuno coloca tem que ser bem pensada... será que o motor pode ser configurado através de um diseq???? Vale mais investigar bem antes de investir.

Volto ao post inicial: Tens a certeza que um prato de 80cm de ferro é mais leve do que um de 110cm em alumínio??? Quanto à resistência ao vento... há claramente uma diferença significativa, mas quanto ao peso???. é que a de 110cm resolvia-te claramente o problema (creio que é o tamanho que a maioria do pessoal usa com motor) e ainda captava com maior facilidade alguns sats em condições adversas de tempo.

Presta atenção, no post nº 5 apresentas diseqs diferentes (o 2º é para interior) parece-me que os restantes são para exterior.

K

Kusato

Member
My Satellite Setup
Receptor Metronic;
My Location
LX
pois a questão faz sentido e tb não sei respoder :S por isso perguntei se dava para juntar 1a antena motorizada + 1lnb single d outra antena àparte tudo ligado a um comutador disecq e mandar tudo para o receptor (?) só tenho 1receptor.
acho k os comutadores disecq funcionam bem com lnbs em separado em antenas fixas, ja com motor num sitema misto ñ sei, se alguem souber..
a antena d 1.10 (k é oval e acaba por ter 1.20 d altura) em aluminio pesa o dobro da de 80cms em ferro. 4kgs para 2kgs. o problema ñ é o prato, pk esse é em aluminio e é leve mas sim o suporte do prato k é todo em aço ao passo k a de 80cms é em plástico e leve como uma pena.
no receptor e para o motor rodar configuro 'disecq 1.2' como está agora, para antena fixa teria d colocar 'fixed' agora se vai funcionar so comprando o comutador ;) mas pensando bem talvés dê porque o receptor envia uma certa voltagem para mexer o motor, logo se só uma antena é k tem motor essa energia é toda levada para o motor, a outra é um objecto morto (já com 2motores é k seria impossivel!)
os 2astras era bem pensado mas o problema mantem-se, alem do mais apanho bem o astra dos 19 este com a d 80cms. só o astra dos 28 este ñ apanho kuase 90% dos tps.

NunoV

NunoV

Regular Member
My Satellite Setup
_____Multi-LNB
_____Enigma2_____
___FIBO_55_90_____
My Location
Portugal
Bem acho que tens que investir um pouco para por isso a bombar, terias que comprar:

1-Receptor (HD é a melhor opção, mvision 200hd-axbox elite)
1-Lnb Twin
1-Diseqc 4x1
1-Suporte para 2º lnb ou uma rampa de 3-4 lnbs

No prato de 1,20 colocas 2 lnbs Astra 28+ Astra 19 + outro fixos.
O motor com prato de 80 é curto, a médio prazo deveria ser substituído por outro de 1m em Al. e mantinhas o teu actual deco para o controlar.

A alternativa poderá ser um comutador manual(anexo).

Attachments

K

Kusato

Member
My Satellite Setup
Receptor Metronic;
My Location
LX
obrigado camarada NunoV mas esse comutador manual tem d ser interior para se poder ligar e desligar... logo tenho d trazer dois cabos para dentro d casa e para isso teria d furar a janela, ñ pode ser)(-red. por pco menos ligava e desligava as pontas do cabo coaxial à mão para alternar entre uma e outra ;)
a minha duvida persiste: será que dá para ligar uma antena c/motor e uma antena fixa num só receptor??? :confused eu penso que sim, o meu receptor tem "disecq 1.2" (para motor) e "fixed" (para antena fixa) - e dentro desta "fixed" ainda tem ponto A, ponto B, ponto C... etc... para colocar vários lnbs sem motor. agora resta saber se ñ interfere no motor a outra antena.
mas ainda ñ testei, tenho lnbs, tenho a antena, tenho o suporte, o cabo, so me falta o tal comutador. keria ver se alguém aki já tinha feito algo semelhante nem k fosse para teste.

NunoV

NunoV

Regular Member
My Satellite Setup
_____Multi-LNB
_____Enigma2_____
___FIBO_55_90_____
My Location
Portugal
Pois isso só testando.
Fiz uma busca num outro forum e encontrei um manual para a dream que pode-te ajudar nos testes.

Do mod. kinder__bueno

boas,

Junto segue as instruções para configurar a dreambox com duas antenas sendo 1 delas motorizada:

1º ligas as duas antenas ao disecq(Nota: o motor ja deve estar correctamente configurado e alinhado com os satelites).

Entrada 1 para o motor
Entrada 2 para a fixa
Ligas o cabo que sai do disecq ao deco.

depois é configuração, o ideal era já teres o motor configurado, dessa forma vai ser so o problema de rodar a antena para o satelite e gravar no deco.

Na dream a configuração a por é:

Non standart satellite configuration (ou algo parecido...)

Depois para a antena fixa:

metes na 1 pagina como LNB 1

e aumentar a voltagem
entras nas definições avancadas e colocas:

minidisecq - B
Tipo de lnb- BB

fazes gravar e o hispa já está.

depois metes num canal de outro satelite (comvem já teres uma lista de canais)

voltas ao menu da configuração de antenas e crias o satelite astra.

metes LNB 0

metes aumentar voltagem

entras dentro das configurações do lnb 0

tens de colocar

minidisc A
LNB AA

vais a pagina seguinte (não esqueças que tens de ter o canal escolhido por causa da frequencia)

e começas a rodar manualmente ate encontrar sinal.

A partir daí é so gravar e fazer o mesmo para os outros satelites que quiseres.

Bons testes.

K

Kusato

Member
My Satellite Setup
Receptor Metronic;
My Location
LX
Obrigado!
para ja o meu receptor é uma porcaria, é 1metronic e como ha canais em satelites diferentes com a mesma frekencia/ simbol rate/ polarização ele 'confunde-se' e às vezes ñ tenho sinal nenhum. outras vezes tenho sinal com força d 90%/qualidade 60% e indica "no signal". pelo k me parece os melhores k ai estão em kualidade/preço para HD sao os Mvision e a trocar será por um desses mais tarde.
mas kto a juntar uma antena motorizada c/uma antena fixa julgo ser possível e se der depois digo kk coisa. primeiro vou testar com o repartidor d sinal simples k aki tenho, se ñ der compro o comutador. (já agora kual a diferença entre um comutador e um repartidor de sinal? o comutador possui algum filtro k isola o sinal d um e d outro? como?)
kto às configuração da dreambox sao mto diferentes do metronic. vou experimentar pôr no deco disecq 1.2 (motor - para todos os satelites à excepção do astra2 (neste ponho fixed) e julgo k ele vai logo buscar o sinal da antena fixa.

Artur_meia

Artur_meia

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 600 PVR
SkyStar HD2
Intel Pentium Core2Quad Q6700@2.66Ghz,
Asus ATI 4850HD 1GB, 4GB Ram OCZ HPC Reaper,
Asus P5Q3,
Nox Coolbay Sidewindow, Nox Apex 700w Modular
My Location
Portugal
Kusato said:
Obrigado!
para ja o meu receptor é uma porcaria, é 1metronic e como ha canais em satelites diferentes com a mesma frekencia/ simbol rate/ polarização ele 'confunde-se' e às vezes ñ tenho sinal nenhum. outras vezes tenho sinal com força d 90%/qualidade 60% e indica "no signal". pelo k me parece os melhores k ai estão em kualidade/preço para HD sao os Mvision e a trocar será por um desses mais tarde.
mas kto a juntar uma antena motorizada c/uma antena fixa julgo ser possível e se der depois digo kk coisa. primeiro vou testar com o repartidor d sinal simples k aki tenho, se ñ der compro o comutador. (já agora kual a diferença entre um comutador e um repartidor de sinal? o comutador possui algum filtro k isola o sinal d um e d outro? como?)
kto às configuração da dreambox sao mto diferentes do metronic. vou experimentar pôr no deco disecq 1.2 (motor - para todos os satelites à excepção do astra2 (neste ponho fixed) e julgo k ele vai logo buscar o sinal da antena fixa.
Sem diseq entre a box e as antenas nao vais conseguir o que queres

A

A-MONTE

Regular Member
My Satellite Setup
FCIS-7000
My Location
PORTUGAL
Kusato said:
Obrigado!
Como os proprios nomes indicam, um é comutador(comuta entre uma e outra antena) o outro é repartidor,(manda o mesmo sinal para dois receptores.)

Tens mesmo de colocar um comutador disec, senão não apanhas nada.
Eu já tive a configuração que pretendes com um deco mirage, e o ponto importante é que a antena com motor fique sempre na entrada 1 ou A comforme o aparelho.

cumprs.

carbalho.com/v

carbalho.com/v

Member
My Satellite Setup
Golden 8001 s premium
dos 53 este
aos 61 oeste
My Location
Vila Nova de Gaia, Portugal
amigo Kusato

a minha opinião sobre o teu assunto é que eu com um prato com 100x110mm aluminio e motor apanho quase tudo que hã entre os 53 e- e os 61 w. por isso amigo pensa bem

um abraço

K

Kusato

Member
My Satellite Setup
Receptor Metronic;
My Location
LX
amigo carbalho
e tens a antena no telhado? zona ventosa? o motor é dakeles d 'pástico' k ' só aguentam até 1.20m?) a minha antena tem 1.20m d altura/ 1.10 d largura e axo k tem volume demasiado para o vento k há aki d inverno, por isso táva a pensar colocá-la como fixa. com a de 80 apanho quase tudo (e mais não apanho porque o receptor nao deixa)

carbalho.com/v

carbalho.com/v

Member
My Satellite Setup
Golden 8001 s premium
dos 53 este
aos 61 oeste
My Location
Vila Nova de Gaia, Portugal
caro amigo

também moro em zona ventosa junto ao mar e tenho a antena por cima dum anexo como está bem fixa e até hoje não tenho razão de queixa.
não te esqueças que eu não dei sugestão nenhuma só disse o que se passa comigo

abraços

K

Kusato

Member
My Satellite Setup
Receptor Metronic;
My Location
LX
pessoal desculpem la estar a chatear mais uma vez. ja instalei as duas antenas, uma d 80cms com motor (para quase tudo) e outra de 1.20 fixa (para o astra2). já testei uma e outra em separado funcionam bem, vou comprar o disecq exterior e espero conseguir ver uma e outra no mesmo deco. também experimentei com o repartidor de sinal por curiosidade não da nada!!
ja agora ha disecqs 1.0 e 2.0, alguem sabe qual a diferença? tanto faz um como outro?
só mais duas kestões: para o atlantic bird 12ºoeste (sportitalia, etc) uma antena d 80cms deveria chegar certo? pois só estou a ouvir som aos soluços e a imagem a preto.
tenho um lnb twin k usava para astra + hotbird. e como a antena d 1.20 so esta a apanhar o astra será k com 1twin dá para apanhar astra28este e + algum k valha a pena?
obrigado

NunoV

NunoV

Regular Member
My Satellite Setup
_____Multi-LNB
_____Enigma2_____
___FIBO_55_90_____
My Location
Portugal
"ja agora ha disecqs 1.0 e 2.0"

Têm as mesmas características, alguns receptores funcionam melhor com o 1.0 , dream por. ex.

"para o atlantic bird 12ºoeste"

Tem que ter 1m no mínimo para não falhar.

"lnb twin k usava para astra + hotbird"

Lnb twin tem duas saídas no mesmo sat, esse que tens é um duplo sat(monobloco) com diseq integrado, é melhor não o usar na astra 28.