Ajuda Antena Antiga!!!!

My Satellite Setup
FTE 420 SM, Motor SatControl SM3D22, antena de 110
My Location
Em casa, no trabalho ou na estrada
Boas! Fiquei a saber ontem pelo meu sogro q tenho 1 parabólica com motor com cerca de 15 anos no sotão da casa. A antena está instalada, regulada e já esteve a funcionar só q 1 inquilino deu cabo do receptor. Ora o q sobrou foram os 2 cabos desligados: 1 coaxial para transmissão de sinal e outro composto por 6 outros elementos mais pequenos (2 mais grossos 1 vermelho e outro preto, e 4 mais finos verde, amarelo, preto e vermelho) que me parecem respectivamente a alimentação e os controlos do motor. Haverá alguma maneira de por esta antiguidade a funcionar? Se sim o q é preciso? Obrigado.

HD2All

Holy Grail
My Satellite Setup
######DreamBox 800s
######DreamBox 7020s
######DreamBox 600s
######DreamBox 500s
######BullBox 800s
######BullBox 500s
My Location
F.L.S.P Underground :)
Grishnakk said:
Boas! Fiquei a saber ontem pelo meu sogro q tenho 1 parabólica com motor com cerca de 15 anos no sotão da casa. A antena está instalada, regulada e já esteve a funcionar só q 1 inquilino deu cabo do receptor. Ora o q sobrou foram os 2 cabos desligados: 1 coaxial para transmissão de sinal e outro composto por 6 outros elementos mais pequenos (2 mais grossos 1 vermelho e outro preto, e 4 mais finos verde, amarelo, preto e vermelho) que me parecem respectivamente a alimentação e os controlos do motor. Haverá alguma maneira de por esta antiguidade a funcionar? Se sim o q é preciso? Obrigado.
~

Quinze anos fonix amigo esse motor já não deve trabalhar...
Não sei se devas dar ao trabalho de ligar isso um sistema completo antena + cabo +motor fica por cerca de 150 euros....

procosta

Regular Member
My Satellite Setup
FTE Max S200 + FTE MAXIMAL IRD 420 SM (30°W - Hispasat) + (19.2°E - Astra & 13°E - Hot Bird) 80 cm Dish
My Location
Leiria - Portugal
Grishnakk said:
Boas, parece que tens um prato do sistema analógico,
se quiseres, aproveita o prato, coloca um motor (á venda nas lojas da especialidade), arrajas um FTE MAXIMAL IRD 420 SM, e ficas com uma máquina do caraças! :)

Aproveita.

também tenho na minha garagem, um prato de 1,80m, com motor, sistema analógico, 2 aparelhos (1 para o motor, outro é o deco), tudo marca NOKIA.
Mas, como moro num prédio, os vizinhos não deixaram colocar.
Coloquei então um prato de 90cm.
Se estivesse numa vivenda, nem pensava 2 vezes

Cumps
procosta:-cheers

HD2All

Holy Grail
My Satellite Setup
######DreamBox 800s
######DreamBox 7020s
######DreamBox 600s
######DreamBox 500s
######BullBox 800s
######BullBox 500s
My Location
F.L.S.P Underground :)
Sim tambem é uma opção

My Satellite Setup
My Location
O motor ainda há coisa de 3 anos esteve a funcar, tem estado sp protegido pelo telhado, pelo q me disse o meu sogro... cabo já tenho até a sala como disse. Agora surge-me outra questão: vou precisar de 1 actuador para o motor ou o proprio deco irá fazer a orientação directamente? Estou a pensar ir amanhã dar uma espreitadela a Televés em Lx mas se puderem aconselhar 1 local mais próximo e tv mais em conta... eu moro em Alcabideche. Se o motor estiver bom em qto acham q ficaria o estrago?

procosta

Regular Member
My Satellite Setup
FTE Max S200 + FTE MAXIMAL IRD 420 SM (30°W - Hispasat) + (19.2°E - Astra & 13°E - Hot Bird) 80 cm Dish
My Location
Leiria - Portugal
Grishnakk said:
O motor ainda há coisa de 3 anos esteve a funcar, tem estado sp protegido pelo telhado, pelo q me disse o meu sogro... cabo já tenho até a sala como disse. Agora surge-me outra questão: vou precisar de 1 actuador para o motor ou o proprio deco irá fazer a orientação directamente? Estou a pensar ir amanhã dar uma espreitadela a Televés em Lx mas se puderem aconselhar 1 local mais próximo e tv mais em conta... eu moro em Alcabideche. Se o motor estiver bom em qto acham q ficaria o estrago?
Até pode ser que o motor funcione, mas para sistema analógico, era preciso um aparelho próprio, pelo que convém comprar um motor novo, para sistema digital.

passa pelo site da Leiritrónica (a loja é em Leiria), mas sempre podes ver o que estou a falar.

Cumps
procosta({})

My Satellite Setup
Kfs230
My Location
Portugal
Boas...

Não sei se valerá a pena... o + caro será o que necessitas... :cool:

Mas em todo o caso... ter atenção na substituição do LNB (analógico para digital) verificar como está a montagem para o prato... á 15 anos o sinal era captado directamente (inversão era efectuada por um mini prato).

Existe uma loja perto das Fontainhas/Alvide, pergunta por essa zona onde fica. Mas em conta, tens em Queluz e na Amadora.

Depois diz o que fizeste ...

My Satellite Setup
a minha grande maquina ? FTE420SM
My Location
algures perto de voçes
bairro irene quase ao pe de onde se tira as micros :-bash

Prophessor

Folding*home
My Satellite Setup
[ Relook 250S ]
My Location
Madeira
Andam uns equivocos por aqui, o homem tem um motor que deve funcionar na boa. O meu tem 12 anos de funcionamento e está para as curvas, para começar considerem o motor ok. É capaz de ser um superjack, são actuadores muito comuns.

Outro aspecto, como isso é um motor para uma antena prime focus, aqueles de braço, é preciso um posicionador, uma coisa tipo uma V-box. Esse posicionador deve ser capaz de receber comandos disecq se for ligado directamente a um receptor seja digital ou analogico, é indiferente, é apenas uma comodidade. com disecq não é preciso estar com 2 comandos na mão, escolhemos o canal/satélite e pronto. A Aston faz uns posicionadores que são um mimo.

Ligar o actuador ao posicionador nem é dificil, basta saber que fios fazem o quê. Aqui não vou perder tempo a dizer tretas que podem sair furadas. Mas antigamente eram precisos 4 fios para mexer a antena mais 2 para o polarizador. O motores para pratos offset são muito mais faceis de instalar e são também muito gays. :-rofl2 Os tipos de barba rija como eu preferem actuadores. A sério, tudo depende do tamanho e tipo de antena.
Se o objectivo é ver Astra, Hotbird, Hispasat e uns pelo meio (se és um feed freak) há muita coisa para ver, mas a mulher não vai gostar de perder a novela...

Com o advento dos lnbs universais o polarizador, mecanico ou magnetico, deixou de ser uma necessidade. Mas o feedhorn, aquele "coiso" redondo que segura o lnb é sempre preciso. Cada marca de parabolica tem o seu, basta atarrachar um lnb c120 naquilo e voltar a enfiar no prato. Devem ter reparado que entre o feedhorn e o lnb não há mais nada, é assim porque a mudança de polarização agora é feita usando voltagens diferentes para cada polarização no proprio lnb. Os lnbs sem feed são bem mais caros.

Apontar uma parabolica destas é que é mais chato. Mas um bom ponto de partida é achar o Thor 1ºW, fixar a elevação, etc, e a partir daí tentar achar o resto dos satélites. Como a parabolica move-se num arco, achando este satélite ou um o mais proximo dos 0ºW fará com que os outros satélites fiquem +/- dentro da linha do arco percorrido. Se a instalação for bem conseguida é possivel apanhar uma data de satélites desde os ~30ºE aos ~45ºW em condições.

...

Caso tenham duvidas quanto ás cores dos fios do motor o melhor é falar com um instalador, também já andei à aranhas e no fim foi à sorte. Caso tenhas ainda o receptor analogico e o posicionador, seja um 2 em 1 ou não, isso vai dar um jeitasso para apontar a antena. Depois de tudo apontado, o poscionador pode servir só para movimentar a antena, isso não tem nada a ver com o receptor digital.

procosta

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Leiria - Portugal
Boa explicação, obrigado.

todos os dias aprendemos algo, e ainda bem!

eu apenas divulguei o que sabia, mas este forum, é mesmo assim, partilha de conhecimentos

cumps
bom trabalho

procosta ({})

My Satellite Setup
My Location
Tenho a agradecer mais uma vez a ajuda. Ora o q eu tenho neste momento é o prato instalado e posicionado, tenho 1 cabo coaxial q vai até à sala e 1 cabo q é exactamente como disse o Prophessor, com 6 fios: 2 mais grossos, 4 mais finos.
Segundo o q percebi tenho q substituir o LNB e comprar o posicionador e o descodificador. Os preços q vi no site da Electrovisão é q me estão a deixar amargos na boca:eek: ... tv me obrigue a desistir pq pelo preço do posicionador compro 1 kit completo:( . De qualquer das maneiras agradeço o esforço e a ajuda a trazer alguma luz ao assunto.