Ajuda com interferencia!

tongpo

Regular Member
My Satellite Setup
Haed com Satelite pirata rotativo Fte de 1.0m
My Location
Lx
Boas!

O meu problema é o seguinte:
Tenho duas panelas, ligadas a comutador disecq no sotão, onde também está ligada a tv rabo terrestre ( comutador com 2 entradas para lnb + 1 terrestre), junto ao receptor tenho um spliter que divide o sinal terrestre do sinal satelite. Este sistema sempre funcionou bem!
Ontem notei que se tivesse o receptor ligado e estivesse a ver tv terrestre esta tinha interferencias na imagem, interferencias essas que desaparecem qdo meto o receptor em standby. Notei ainda que na imagem de satelite se nota uns picos na imagem ( qdo mudo de canal antes aparecia o ecra totalmente negro e agora aparece negro mas com algumas interferencias, umas especie de pontos).
Pensando eu qeu resolvia o problema troquei o misturador e o spliter, mas o que acontece é q o problema se mantém!
O que poderá ser???

Abraços

Leo Pires

Regular Member
My Satellite Setup
FTE420; s100; opentel_ci2
My Location
PORTUGAL
Amigo, isto é só uma sugestão,
experimenta trocar a polaridade nas fichas que ligam à corrente eléctrica.

tongpo

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Lx
Trocar a polaridade??? Podes ser mais especifico???

Abraço

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
Kaon 570 ksf & FTE´s 420 & max S100
Hispasat30w Astra19E Hotbird13E Nilesat7W, panelas 80,60 e 40cm, diseqs 4x1, lnb´s single,double e quadruplo. agora até com motor....
My Location
Latitude 37ºN , Longitude7º 50´W (Al Garb) geoide wgs84
Trocar a polaridade da ficha AC é irevevelante pois a corrente é AC, sinosoidal, vai dar ao mesmo ao fim de uns microns............

a ligacao deco tv é scart? ou é RF (cabo coaxial com fichas TV, Radio frequencias ?

se for RF podes alterar a freq UHF de saida out no teu deco.....
se for Scart, tens alguma ficha tripla scart, digamos Tv, dvd, sat, aparelhagem tudo ligado?

pode ser ai o problema......

s enao for isso..... , passagem à terra? EMI (electro magnetic interference ) de origem .... afastar deco da Tv , para ver se é interferencia proximidade ou pelo cabo.......

itisix

Freelance Sniper
My Satellite Setup
1,25m Fixed offset;
Quad LNB's;
2 x Edision 2100;
13ºE;
19.2ºE;
28.2/28.5ºE
My Location
Portugal
tongpo said:
Boas!

O meu problema é o seguinte:
Tenho duas panelas, ligadas a comutador disecq no sotão, onde também está ligada a tv rabo terrestre ( comutador com 2 entradas para lnb + 1 terrestre), junto ao receptor tenho um spliter que divide o sinal terrestre do sinal satelite. Este sistema sempre funcionou bem!
Ontem notei que se tivesse o receptor ligado e estivesse a ver tv terrestre esta tinha interferencias na imagem, interferencias essas que desaparecem qdo meto o receptor em standby. Notei ainda que na imagem de satelite se nota uns picos na imagem ( qdo mudo de canal antes aparecia o ecra totalmente negro e agora aparece negro mas com algumas interferencias, umas especie de pontos).
Pensando eu qeu resolvia o problema troquei o misturador e o spliter, mas o que acontece é q o problema se mantém!
O que poderá ser???

Abraços
isso deve ser outra coisa.
eu tenho o mesmo problema com uma TV e o DVD (mas só com uma TV, as outras não).
se ligar o DVD tenho interferências na TV, mas mesmo com os cabos do DVD desligados (excepto o da corrente) tenho a interferência. Deve ser da rede eléctrica da casa e da TV (algumas têm transformadores que não filtram muito bem as interferências da rede). Deve ser o teu caso. É parecido com ires no carro a ouvir rádio e passar uma motorizada. alguns rádios apanham o barulho da bicha a passar.

Solução? Talvez uma UPS. TB há uns estabilizadores de corrente para as casas, mas não faço ideia se viável comprar ou não. possivelmente é caro. Experimenta outra TV e logo verás se é isto ou não.

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
Kaon 570 ksf & FTE´s 420 & max S100
Hispasat30w Astra19E Hotbird13E Nilesat7W, panelas 80,60 e 40cm, diseqs 4x1, lnb´s single,double e quadruplo. agora até com motor....
My Location
Latitude 37ºN , Longitude7º 50´W (Al Garb) geoide wgs84
itisix, experimenta com uma extensao , afastar fisicamente o dvd da TV, para perceberes se é pela ficha ou por EMI (campo magnetico do DVD)

tongpo

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Lx
Obrigado a todos pela ajuda!!!
Há pouco reparei noutra coisa, os canais de polorizaçao horizontal têm mais interferencia qeu os de polarizaçao vertical o qeu me leva a concluir que seja algo relacionado com corrente e campos electromagnéticos....
Agora o que é estranho é sempre ter funcionado bem e assim do nada começar a ter interfferencias!

tongpo

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Lx
Bem pessoal apos mtas esperiencias e o deco para a sucata eis a conclusao!!!
Afinal o problema era do sinal da cabo terrestre que passou a estar demasiado forte!
Como cheguei a esta conclusao?
No telhado entra a cabo terrestre vai a um spliter de 3 saidas que a divida para varias divisoes( so tenho satelite na sala), e uma destas vai para o comutador disecq de 2 entradas satelite (2lnb) + 1 terrestre. O que eu verifiquei foi que se no comutador diseqc desliga-se a entrada de cabo terrestre a tv e ao ver um canal de satelite deixava de ter interferencias, dai eu pensar qeu o problema era do spliter da cabo terrestre. o que fiz entao foi desligar o spliter e ligar directamente ao comutador disecq, nesta situaçao o deco nem sequer ligava... Entao lembrei-me que podia ser o sinal demasiado forte da cabo terrestre e tive a infeliz ideia de meter um atenuador de sinal e voltar a ligar directamente no disecq. O que se passou entao foi que conseguia ver os canais de polarizaçao vertical sem interferencias mas os de polarizaçao horizontal nao tinha sinal!
Como resultado da insistencia em mudar de canal o qeu aconteceu foi que o deco morreu.... Simplesmente nao liga e nao recebe software, a unica coisa que acontece qdo liga é qeu se houve um barulhinho la dentro....
Acham que tem reparaçao ou é mesmo sucata?
O problema será mesmo da cabo terrestre?
Abraço

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Antena Televés de 110 cm,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
Boas pessoal.

Estava para abrir um thread para colocar um problema semelhante, mas como reparei neste e as situações são parecidas, aqui vai:

No telhado, tenho uma antena terrestre para os 4 canais nacionais e uma motorizada para satélite, um combinador de sinais que junta os dois cabos, entrando um único cabo dentro de casa.

Já dentro de casa tenho um amplificador de sinal (o chamado amplificador de apartamento da Televés), que amplifica ambos os sinais SAT/TER e tem duas saídas de onde partem cabos para outras divisões da casa, uma das saídas para uma única tomada SAT/TER terminal, a outra saída para 3 tomadas SAT/TER em outras tantas divisões, as duas primeiras são tomadas de passagem e a última é uma tomada terminal.

Este sistema sempre funcionou na perfeição, com óptima qualidade de imagem, quer satélite, quer terrestre.

Não sei porque carga de água, recentemente estão a acontecer interferências semelhantes às que o nosso amigo tongpo mencionou, no meu caso as interferências apenas se manifestam na imagem terrestre sempre que o deco é ligado (mais ou menos, dependendo do canal que estiver sintonizado no deco).

O deco está ligado à TV por scart e é a única scart ligada à TV, o deco nem está encostado à TV.

Além disso, a interferência manifesta-se também nas TV's das outras divisões e com maior intensidade na RTP1.

Idéias ou sugestões?

Obrigado e abraços.

for-it

Regular Member
My Satellite Setup
FTe & Clones, Samsung Dsr9000 Via CI+Matrix Rld, Mirage1010E, BigSat Dsr 6500 .Pabs 120 cm.etc...
My Location
Oporto-Portugal
Há filtros que impedem que as frequências vhf (rtp) e uhf (tv2, sic e tvi) não utilizadas, que são diferentes por localidades, interfiram com as utilizadas na zona, para sintonizar os referidos canais, excluindo as tais interferências (parasitas), estes filtros devem ser colocados entre a/s antena/s e o amplificador se utilizado. O filtro de canais terrestres usados pela kaka nos empreendimentos em que assegura aos não clientes os 4 nacionais, satisfaz geralmente esse tipo de problema, apesar de ter outro objectivo.
Cmpts,

P.S.: Também é possível no amplificador (se for razoável regular a amplificação do vhf ou uhf). Sinal a mais dá fantasmas e sinal a menos grão na imagem. Atenção ao utilizar os passivos (derivadores ou repartidores) porque têm várias atenuações em dbs, que influem decisivamente na imagem, e comprem de marca que assegure qualidade.

for-it

Regular Member
My Satellite Setup
FTe & Clones, Samsung Dsr9000 Via CI+Matrix Rld, Mirage1010E, BigSat Dsr 6500 .Pabs 120 cm.etc...
My Location
Oporto-Portugal
tongpo said:
Bem pessoal apos mtas esperiencias e o deco para a sucata eis a conclusao!!!
Afinal o problema era do sinal da cabo terrestre que passou a estar demasiado forte!
Como cheguei a esta conclusao?
No telhado entra a cabo terrestre vai a um spliter de 3 saidas que a divida para varias divisoes( so tenho satelite na sala), e uma destas vai para o comutador disecq de 2 entradas satelite (2lnb) + 1 terrestre. O que eu verifiquei foi que se no comutador diseqc desliga-se a entrada de cabo terrestre a tv e ao ver um canal de satelite deixava de ter interferencias, dai eu pensar qeu o problema era do spliter da cabo terrestre. o que fiz entao foi desligar o spliter e ligar directamente ao comutador disecq, nesta situaçao o deco nem sequer ligava... Entao lembrei-me que podia ser o sinal demasiado forte da cabo terrestre e tive a infeliz ideia de meter um atenuador de sinal e voltar a ligar directamente no disecq. O que se passou entao foi que conseguia ver os canais de polarizaçao vertical sem interferencias mas os de polarizaçao horizontal nao tinha sinal!
Como resultado da insistencia em mudar de canal o qeu aconteceu foi que o deco morreu.... Simplesmente nao liga e nao recebe software, a unica coisa que acontece qdo liga é qeu se houve um barulhinho la dentro....
Acham que tem reparaçao ou é mesmo sucata?
O problema será mesmo da cabo terrestre?
Abraço
O deco deve ter arranjo, digo eu. Quando se mexe no disecq tem de se desligar o deco na corrente, porque o disecq é facílimo queimar e é lixo com ele. Abre o deco desligado da corrente e verifica se a placa mostra indícios de queimadela. Também podes aproveitar e ligá-lo com tampa aberta e medir a voltagem na saída da fonte de alimentação que pode ter queimado.A avaria do deco pode ser coincidência ou nâo.
Boa Sorte...

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Antena Televés de 110 cm,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
for-it said:
Há filtros que impedem que as frequências vhf (rtp) e uhf (tv2, sic e tvi) não utilizadas, que são diferentes por localidades, interfiram com as utilizadas na zona, para sintonizar os referidos canais, excluindo as tais interferências (parasitas), estes filtros devem ser colocados entre a/s antena/s e o amplificador se utilizado. O filtro de canais terrestres usados pela kaka nos empreendimentos em que assegura aos não clientes os 4 nacionais, satisfaz geralmente esse tipo de problema, apesar de ter outro objectivo.
Cmpts,
Obrigado for-it pela explicação.

No entanto, e isto é apenas um raciocínio de um leigo na matéria, se é o deco (é quando o ligo) que está a provocar a interferência nos canais terrestres (nomeadamente VHF), e as frequências de satélite são acima dos 950 mhz (acho eu), faz sentido que provoquem perturbações nas frequências onde funciona o sinal terrestre (abaixo desses 950 mhz)?

Cumprimentos.

itisix

Freelance Sniper
My Satellite Setup
1,25m Fixed offset;
Quad LNB's;
2 x Edision 2100;
13ºE;
19.2ºE;
28.2/28.5ºE
My Location
Portugal
vma99 said:
itisix, experimenta com uma extensao , afastar fisicamente o dvd da TV, para perceberes se é pela ficha ou por EMI (campo magnetico do DVD)
é da TV. faz interferência quando a mulher está a passar a sopa com a varinha mágica na cozinha :)
mas como é uma tv pequenina e rafeira (e que nem estou a usar de momento), não tem grande mal.