Ajuda em angulos de prato / polarmount + actuador 18''

My Satellite Setup
Sagem / Octal / ZonBox HD + Funtastic Life Pack / Ferguson AF3318SE Black / FAMSat SR-301/ Skystar 2 @ Hispasat 60cm & 80cm + 125cm motorised 30W~28.2E
My Location
Portugal
Boas!

Comprei um kit de prato 1.25m, polarmount universal, actuador de 18'' e posicionador V-Box 2. Já montei o mastro perfeitamente na vertical, montei o actuador no polarmount e este no mastro e apontei-o a sul, juntamente com o prato devidamente alinhado no ponto central da trajectoria. A minha duvida agora é a inclinação do prato (na foto a 43º) e a do polarmount (na foto a 5.6º). Já li bastantes sites e embora seja bom a ingles não consigo entender a k angulos se referem,etc.

A posição de minha casa é 40.36N e 8.4W.

É a minha primeira instalação e queria por isto a funcionar o mais rapidamente possivel por isso agradecia uma ajudinha e melhor seria se fosse eu a conseguir montar. Em ultimo caso, sou da zona de Coimbra por isso se alguem quiser vir aqui ajudar a apontar isto, eu pago o tempo e dou o lanche :D

Cumps

Attachments

turblyburbly

Non-Activated User
My Satellite Setup
Humax HD
My Location
PT
Amigo podias deixar aqui mais fotos para poder ver as ligações feitas do motor para o posicionador.Será que poderão existir perdas de sinal do posicionador para o receptor, utilizando este sistema motorizado antigo?
Cumps

My Satellite Setup
Sagem / Octal / ZonBox HD + Funtastic Life Pack / Ferguson AF3318SE Black / FAMSat SR-301/ Skystar 2 @ Hispasat 60cm & 80cm + 125cm motorised 30W~28.2E
My Location
Portugal
Eu liguei o cabo do LNB directo ao receptor, ficando com cerca de 92% nivel de sinal no maximo e qualidade a 0% ou seja, sem recepção, isto usando o transponder da rtp1 no hispasat e rodando o prato para lá. Ligando do LNB ao posicionador e deste ao receptor tinha cerca de 36% nas mesmas condições.

Fora disso, os ângulos estão certos? O cabo do motor está bem ligado, ele funciona ás mil maravilhas, ja ajustei o máximo e minimo de alcance. Gravei no posicionador a posição central que está como disse, certa com o Sul e a tal posição em que tinha 92% de sinal no transponder da rtp1. Vou tentar apontar para o Nilesat e procurar no transponder mais forte dele, porque ai como não há ângulos esquesitos devido á rotação, presumo que será mais facil acertar. :)

Outra coisa que me esqueci de referir, no sitio onde tenho o prato, tenho o fio do telefone que desce para a minha casa e que está sensivelmente 4metros á frente do prato, com uma elevação de 1 metro face á base deste. Poderá isto causar perda de sinal visto ser algo tão fino e além do mais isolado e de baixa corrente?

Obrigado pela disponibilidade :-worship

turblyburbly

Non-Activated User
My Satellite Setup
Humax HD
My Location
PT
Acho que deves posicionar a antena para o sul (nilesat) e apanhar sinal depois é só regulares a elevação da antena para o Astra 2D, já agora que tipo de cabo multifilar compraste para ligares o motor?Como é que o ligaste ao posicionador?
Cumps

My Satellite Setup
My Location
Portugal
Não estou em casa e por isso não tenho de momento possibilidade de tentar, pode ser preciso um ajuste minimo na orientação/elevação.

Para ligar o motor ao posicionador usei um cabo electrico comum com 4 fios de 1.5mm. Antes de o comprar pensei que usasse cabo coaxial (nunca tinha visto um á frente) e só depois vi que afinal precisava de outro género e esse cabo electrico foi o que arranjei na altura :-doh!

My Satellite Setup
My Location
Portugal
Tenho novidades. Desisti de tentar apontar o prato de 1.25m que estava no polarmount com motor e pu-lo num suporte de parede onde tinha o de 80cm. Apontei-o primeiro ao hispasat porque era o que tinha a direcção marcada no suporte e foi so ajustar a inclinação do prato, e então reparei qual era o meu problema:

Acertar nos satelites com o prato de 1.25m é MUITO mais dificil do que o de 80cm ou de 60cm. Com o sinal nos 99%, basta um toque leve com o dedo para perder a totalidade do sinal :eek: Nem sei como será quando estiver vento, embora o prato esteja bem apertado, basta um desvio pequeno para ele perder o sinal.

O que fiz foi deixar o de 1.25m fixo e apontado ao Astra 2/Eurobird nos 28E e pus o prato de 80cm no polarmount e com este ja acertei facilmente com o Nilesat (99% de nivel, 80% de qualidade) e ao rodar para Oeste apanhei facilmente o Hispasat com 99%/99% :cool:

Agora ja ta tudo certinho, falta so apontar ao Astra/Hotbird et voilá :p

Obrigado turblyburbly pela ajuda de qualquer forma ;)

Cumps

turblyburbly

Non-Activated User
My Satellite Setup
Humax HD
My Location
PT
Podes depois afinar a elevação da panela para apanhares também todos do astra19E mas acho dificil não sei se conseguirás apanhar tudo, com um prato de 80 para isso terias que baixar mais um pouco o prato, para apanhares o nilesat, o intelsat 1ºW e o astra 19E todos e em simultâneo.Alguns do astra poderão não dar.

turblyburbly

Non-Activated User
My Satellite Setup
Humax HD
My Location
PT
Ainda tenho problemas com os ângulos desse polarmount e antena para que o prato descreva um arco e capte todos os satelites possiveis.Como é que se faz o cálculo das amplitudes deste conjunto Prato+polarmount, para que com o lnb na vertical, apartir do sul (Atlantic Bird2) e o mastro a prumo se resolva o problema.Tentei todas as formas possiveis e não consegui.Bom Ano para todos

alvacar

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 7020; 500s
antena offset 1.20m
Posicionador Moteck
Firmware:: Gemini
My Location
41 N 8.5 W
Bom dia
Se estás a 8.4º 0 satélite de referencia é o que está mais próximo que é a a 8º oeste, mesmo assim há uma pequena diferença, que é tolerável, e não te esqueças que disseste uma verdade, é mais difícil ajustar uma antena de 1,20m do que uma mais pequena portanto todos os ajustes são mais criticos . Todos os ajustes terão que ser com muito pequenos movimentos, da ordem do milímetro.
A oito graus tens alguns canais em aberto e que chegam com muita intensidade. Depois abres o leque para ajustar satélites que façam ângulos aproximados para este ASTRA 19º e Hispasat 30º oeste, a partir do teu sul fazem ângulos muito próximos

Um bom ano

turblyburbly

Non-Activated User
My Satellite Setup
Humax HD
My Location
PT
Um valor a sul com latitude próxima dos 9º oeste, o satelite mais em conta é o Atlantic Bird 2 e não o Nilesat 7ºW.O que eu acho estranho é que há uma diferença significativa nessa panela em chapa na elevação entre o Astra 2D Inglês e o Intelsat 1020/Nilesat.São 31º para 46º, diferença de 15º, elevada para não se apanhar na totalidade a maioria dos satelites.O polarmount terá de ter algum ângulo especifico, e a panela se tiver nos 45º, o mastro do polarmount tem que estar obrigatóriamente na vertical a prumo?Apanhei este satelite a sul e vi um desnivel na panela entre 10ºa 15º em relação ao Astra 2D.O Lnb terá de ficar na vertical em relação ao prato, apontado para sul e o nível de sinal no Atlantic Bird2 a sul terá de ficar no máximo possivel? O pé de fixação se estivesse ligeiramente inclinado não poderia resolver o problema, para o lnb se ajustar melhor a cada satelite?

alvacar

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 7020; 500s
antena offset 1.20m
Posicionador Moteck
Firmware:: Gemini
My Location
41 N 8.5 W
Boa noite

Para as coordenadas do amigo siNNer07 a diferença de altura entre o Atlantic Bird 2 e o Astra a 28º é de aprox. 23º.
O LNB deve estar em posição tal, que numa dada frequência que transmita canais em polarização vertical e horizontal a intensidade seja aproximadamente de igual valor, para as duas polarizações, portanto escolher uma frequência que tenha canais nas duas polaridades.
Quando a antena estiver no máximo de elevação ou seja orientada a sul, uma pequeno ponto de referencia que está no corpo do LNB deve ficar na vertical com o prato da antena, por vezes até tem uma pequena escala. O corpo do lnb pode não ficar na vertical, depende do tipo de construção, cuidado quando se diz que tem que ficar na vertical.

BOM ANO
para todos

turblyburbly

Non-Activated User
My Satellite Setup
Humax HD
My Location
PT
Amigo Alvacar agradeço a ajuda, mas acho que vai-se tornar muito dificil por isto a funcionar como um relógio, não podias deixar um site que ajude na instalação destes pratos fixos com 1,25 e suporte polarmount universal, e saber quais os cálculos a fazer e ângulos, para descrever o arco exacto.Podias-me aconselhar um canal do Atlantic Bird 2 próximo dos 9ºW, que seja importante para o alinhamento.
Bom Ano