Ajuda em fazer nova ligação...

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
125cm, Astra2+Astra19,2ºE+Hotbird 13ºE and
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
Boas ppl
estou a colocar este post pk nessecitava de ajuda sobre que material comprar e como fazer para a seguinte ligação:

1 parabolica 120cm com motor (no telhado do predio) a servir dois receptores (dois Univers U4113 ou dois Edision 2100 FTA) em andares diferentes do mesmo predio.

Que tipo de LNB tenho de colocar? pelo que li tenho de por um de 2 saidas Twin Universal certo? de 0,2db ou 0,3 db? A marca/modelo de LNB tem de ser diferente consante a marca/modelo de receptor?

Também necessito ai de uns 25/30mts de cabo, qual a diferença entre um cabo de 0,85db e um de 0,95db (para além do preço claro :p)

No cabo principal que sai da parabólica, antes de fazer a derivação para cada andar tenho de colocar um misturador ou um repartidor? de 5-1000Mhz ou 5-2400Mhz? è necessário/aconselhavel colocar tambem um amplificador de sinal?

E finalmente, para ligar o receptor ao PC, tenho de ter um cabo Null Modem que liga ao receptor e a uma porta COM do PC certo?

Peço desculpa por o monte de questões que coloco, mas sou maçarico nisto e esta é a minha 1ª ligação.

Agradeço desde já a quem me conseguir dar uma ajuninha nisto :-worship

Obrg

cumps

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
Ninguém dá ai uma ajudinha...:(

o.trofense

o.trofense

watch and learn
My Satellite Setup
later
My Location
portugal
a marca do lnb tanto faz em relação à marca do receptor, tem de ser de boa marca, 0.2 ou 0.3 é indiferente a diferença é minima e tem de ser um lnb de 2 saidas.

o cabo tem de ser bom, qual o melhor não sei, provavelmente o mais caro.

o motor acho que só um receptor é que pode mover a antena

no caso dos edision usa-se o cabo nullmodem normalmente ligado na com1

misturadores nunca usei

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
Boas
obrigadão por teres respondido...vou começar a comprar material esta semana e não queria por a pata na poça.
o.trofense said:
a marca do lnb tanto faz em relação à marca do receptor, tem de ser de boa marca, 0.2 ou 0.3 é indiferente a diferença é minima e tem de ser um lnb de 2 saidas.
Em relação ao lnb de 2 saidas, um cabo (para um andar) vai ligar a uma saida do lnb e outro (para o outro andar) vai ligar à outra saida do lnb certo?

o.trofense said:
no caso dos edision usa-se o cabo nullmodem normalmente ligado na com1
Eu estou a pensar comprar 2 Univers U4113, sabes se também se usa o cabo null modem para estes receptores?

obrg

cumps

o.trofense

o.trofense

watch and learn
My Satellite Setup
later
My Location
portugal
quanto aos univers não sei.

eu não tenho motor, mas acho que uma saida vai ter ao receptor num andar. a outra saída vai do lnb ao motor e deste ao receptor noutro andar

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
Já estive a ver no site da FTE maximal...o esquema e é parecido com o que dizes. Quanto à ligação do recep ao pc, tem que se ligar uns pinos no adaptador do cabo null modem.

Obrigado pela resposta

cumps

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
Boas...
estive num site sobre alinhamento de antenas e lnb's postado aqui no forum e quando apareceu o angulo de inclinação reparei que havia uma opção para activar se OFFSET que não compreendi para que serve :( Isso de OFFSET tem a ver com o tipo de antena ou com o LNB?
podes dar ai uma ajudinha?

obrigado

cumps

o.trofense

o.trofense

watch and learn
My Satellite Setup
later
My Location
portugal
offset tem a ver com a antena, este tipo de antena é oval e o lnb não aponta para o centro da antena. tem um melhor rendimento. é a que se usa normalmente.

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
É que a minha antena já tem uns aninhos e não sei se é offset ou não...
Tenho algum tipo de problema se quiser montar um sistema com esta antena ou posso fazer tudo na mesma?

CUMPS

ruih

ruih

Regular Member
My Satellite Setup
Satelite:FTE 120
PC:P IV 1gb memory 120gb disc bord Intel Grafic asus 128 mgb
My Location
Portugal
boas
quanto ao cabo é melhor comprares o de 0,95 porque para alem de ser mais caro tanbem é o melhor tem menos perdas em 25 ou 30 metros já começa a fazer alguma diferença

o.trofense

o.trofense

watch and learn
My Satellite Setup
later
My Location
portugal
qualquer tipo de antena serve, desde que tenha tamanho suficiente para captar o sinal do sat que pretendes

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
Já agora alguém me pode dizer se há alguma maneira de conseguir apanhar o Hispasat, o Hotbird e o Astra mesmo que tenho de colocar 2 ou 3 LNB's?

cumps

o.trofense

o.trofense

watch and learn
My Satellite Setup
later
My Location
portugal
não dá, pelo menos com antenas normais. e tens de ter 3 lnb´s para captar esses sat´s.
uma antena virada para o hispa com 1 lnb
e outra virada para o hotbird(1 lnb) e outro lnb ao lado para o astra

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
É pena...:(
Mas também por enquanto só estou interessado no Hispasat...depois, futuramente como a antena que vou usar tem 120cm e motor, secalhar compro mais dois LNB's e o suporte e calibro para as duas posições.

Por agora (com o meu FTE MAX S200 acabadinho de comprar) é passar cabo, ligar tudo, actualizar firmware, calibrar antena e ver o que é que isto dá :)

obrigado pelas dicas...

cumps

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
Boas...
o.trofense said:
quanto aos univers não sei.

eu não tenho motor, mas acho que uma saida vai ter ao receptor num andar. a outra saída vai do lnb ao motor e deste ao receptor noutro andar
Decidi-me pelo FTE MAX S200 e o motor que tenho já é um bocado antigo...disseste que uma saída vai do lnb ao motor, então, supostamente o motor também tem de ter uma ligação para ligar o cabo certo?
Sabes de algum post ou de algum site que explique ou que tenha esquemas de ligação acerca de como por isto a funcionar com os dois receptores e com o motor?

cumps

kelsinni

kelsinni

Regular Member
My Satellite Setup
DM800HD
65cm, Hispasat30ºw
My Location
Lisboa, Portugal
Ok obrigado...vou dar uma olhadela mas cheira-me que este motor antigo que tenho (36v e 2A) não deve dar para este deco.

cumps