Como usar a bússola

Guezt

Regular Member
My Satellite Setup
Bigsat 7500 / Illusion m3 - Astra 1 + Hotbird
My Location
Portogaliza
Boa tarde a todos!
Comprei recentemente uma bússola e queria ver se alguem me ajudava a utilizar.
Ora, apontar para o norte é fácil, mas li algures neste forum que tem de haver uma correcção qualquer dependendo da zona em que nos encontramos, alguém sabe como é que isso se faz?
Exemplo: Quando dizem que Astra 1b/1c tem de estar com o azimute a 141,73º na zona de braga isto é o valor já com essa correcção ou temos de acrescentar?

Obrigado a todos

itisix

Freelance Sniper
My Satellite Setup
1,25m Fixed offset;
Quad LNB's;
2 x Edision 2100;
13ºE;
19.2ºE;
28.2/28.5ºE
My Location
Portugal
Guezt said:
Boa tarde a todos!
Comprei recentemente uma bússola e queria ver se alguem me ajudava a utilizar.
Ora, apontar para o norte é fácil, mas li algures neste forum que tem de haver uma correcção qualquer dependendo da zona em que nos encontramos, alguém sabe como é que isso se faz?
Exemplo: Quando dizem que Astra 1b/1c tem de estar com o azimute a 141,73º na zona de braga isto é o valor já com essa correcção ou temos de acrescentar?

Obrigado a todos
Se a tua bússula tem azimute podes apontar para lá, até porque não consegues só com a bússula apontar ao satélite.

Vai a http://www.diesl.com/web/index.php?page=acimut

escolhe a tua zona, o satélite que queres e aponta a antena para o azimute. Liga o deco e a tv ao lado da antena e escolhe uma frequência do satélite. aponta à unha até teres sinal forte. depois roda o LNB para afinar a qualidade e já está.

Aponta para o azimute da bússula

Guezt

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portogaliza
itisix said:
Se a tua bússula tem azimute podes apontar para lá, até porque não consegues só com a bússula apontar ao satélite.

Vai a http://www.diesl.com/web/index.php?page=acimut

escolhe a tua zona, o satélite que queres e aponta a antena para o azimute. Liga o deco e a tv ao lado da antena e escolhe uma frequência do satélite. aponta à unha até teres sinal forte. depois roda o LNB para afinar a qualidade e já está.

Aponta para o azimute da bússula
Obrigado pela resposta já estou mais esclarecido, mas a minha duvida mantém-se.
Por exemplo: O Hispa diz-me para virar para os 211º mas como existe diferença entre o norte geografico e o norte magnético, não haverá aqui um factor de correcção?
Obrigado

Prantona51

Regular Member
My Satellite Setup
Head, FCIS8080, Ouralis3, Humax Naci5700
My Location
Portugal
Aponta para os 215-216º que é aprox. essa a correcção necessária para o Hispa nessa zona a que te referes.

Um abraço.

Guezt

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portogaliza
Pois, era isso. Será que existe por aí alguma tabela de correcçao por zonas? vou googlar
boa noite

E obrigado

My Satellite Setup
hotbird hispasat xp windows
My Location
portugal montijo
ola pessoal tambem sou leigo nisto de antenas porque eu ja paguei 35 euros pra me acertarem a antena mas ja saiu do lugar e nao vou pagar mais , eu tenho sinal forte emquase todas as frequencias de 86 a 100% mas qualidade nada
isso e em todas as frequencias salvo uma do hispasat que vai ate aos 37%
mas logo desaparece eu tenho dois pratos um para hotbird de 80cm eoutro pra hispasat , ja rodei o lnb do hotbird enada do hispasat eum lnb diferente nuca rodei uma vez que esta mais apertado e e diferente ,nao sei oque fazer...

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
2xFTE-IRD420SM.4pratos de33a80cm
My Location
Portugal
loop3 said:
ola pessoal tambem sou leigo nisto de antenas porque eu ja paguei 35 euros pra me acertarem a antena mas ja saiu do lugar e nao vou pagar mais , eu tenho sinal forte emquase todas as frequencias de 86 a 100% mas qualidade nada
isso e em todas as frequencias salvo uma do hispasat que vai ate aos 37%
mas logo desaparece eu tenho dois pratos um para hotbird de 80cm eoutro pra hispasat , ja rodei o lnb do hotbird enada do hispasat eum lnb diferente nuca rodei uma vez que esta mais apertado e e diferente ,nao sei oque fazer...

Companheiro, se perdeste a imagem logo nos dois sats ao mesmo tempo é pouco provável que seja a antena "desacertada". Eu verificaria primeiro todas as ligações e (depois disso) a configuração do receptor. Pode ser alguma ficha que esteja mal fixada, um mau contacto, etc. Se aconteceu logo nos dois sats eu verificaria 1º as ligações entre o deco e o comutador diseq... e depois as restantes. Se verificares tudo e concluires que tens mesmo de voltar a "afinar" a antena... diz qualquer coisa...

Não esqueças que o LNB do Hotbird deve ficar cerca das 7H (estando nós de frente para a antena e vendo o LNB por detrás...) mas com uma antena de 80cm deverias apanhar o hotb. sem qualquer dificuldade, por isso estou mais inclinado para as ligações ou qualquer outro problema.

Isso aconteceu de repente ou foi acontecendo?? Foi na sequência de algum temporal ou de alguma "manipulação" da antena ou receptor?

Já agora diz de que deco se trata.

cmpts

CanasdePortugal

Regular Member
My Satellite Setup
SERVIDOR CORE i9 3.8GhZ C/WATERCOOLING E GÁS; 3X4 GB RAM DDR4; DISCO 6TB; PLACA 3D HDMI 4GB; PRATO 1.20M.ACRILÍCO TRANSLÚCIDO ESTRUTURA TITÂNIO; MOTOR DISECQ1.2 AÇO; LNB INOVACOM 0.1DB; LED TV 3D; BOX XTREAMER; RECEPTOR AZBOX DRE@M SATs60 HD C/SPORTV
My Location
Estádio do Dragão
tb axo k é capaz d ser das ligações mal feitas. mas a bussula d pco ou nada serve. o melhor é ter 1sat finder, bastava ir la fora, liga-lo ao lnb e se desse sinal estava tudo ok. ou entao tb pode ser o lnb xtragado. para teres esses dois sats presumo k tenhas um comutador, tb pode ser do comutador. enfim, é ir por tentativas ;)