Consegue-se 4 SAT´s com uma antena?

lfn

Regular Member
My Satellite Setup
Hispasat+Motor
My Location
Portugal
Estive a fazer os cálculos e para a zona onde moro há um afastamento real de 23 graus entre a poisição dos 9.ºE e a dos 28.ºE. Admitindo que tinha interesse em apanhar as quatro posições dos 9, 13, 19 e 28.ºE, parece-vos que será possível com um prato de 1,20m equipado com 4 LNB´s ou a única hipótese será mesmo um sistema motorizado? E se for com o actual prato de 1,00 metro?

Uma antena toroidal seria uma solução (pelo que li o problema poderá ser o diâmetro máximo de 90 cm)?.

turblyburbly

Non-Activated User
My Satellite Setup
Humax HD
My Location
PT
Olha lfn, eu não consegui apanhar o Eurobird 9 com um prato 1,25m, apontado para o Eurobird 1, mas apanhei o Eurobird 1/Astra2D, Astra 19 e Hotbird, mas para meter 3 Lnbs, perde-se bastante sinal.Penso que o ideal era apontar o prato para o Astra 19 e colocar os outros lnbs, assim penso que já deverá dar para apanhar tambem o Eurbird 9 E
Não sei se posso ainda apanhar o Badr4 26E e o Eutelsat W2 16E, queria saber também a vossa opinião.
Cumps

Bravocbr

Regular Member
My Satellite Setup
FTE ird 420 , max 300 e max 102
My Location
Portugal
Amigos, com uma antena de 1m de diametro,utilizando 4 lnbs tenho a recepção de 4 satelites (Eurobird 9 -9º, Hot bird 13º,Astra 1 -19º e Eurobird 2 - 28º - somente alguns canais):)

Bravocbr

Regular Member
My Satellite Setup
FTE ird 420 , max 300 e max 102
My Location
Portugal
turblyburbly said:
Amigo Bravocbr, tens a antena apontada para qual satelite?
A antena está apontada para o hotbird.:cool:
Para captares o Eurobird 9 basta colocares o lnb junto ao que recebe o hotbird do lado direito( se tiveres de frente para a antena), atenção que tens outro satelite quase no mesmo sitio - o Eutelsat W3 nos 10º.

My Satellite Setup
mvision S4 USB FTA
My Location
portugal
Bravocbr said:
Amigos, com uma antena de 1m de diametro,utilizando 4 lnbs tenho a recepção de 4 satelites (Eurobird 9 -9º, Hot bird 13º,Astra 1 -19º e Eurobird 2 - 28º - somente alguns canais):)
Óla, gostaria tambem de ter a recepção desses satélites, tenho uma panela de 1 mt, mas onde posso adquirir um suporte para 3 ou 4 lnb's? :-worship
Obrigado, e fiquem bem!

luis-norte

Regular Member
My Satellite Setup
Dreambox 500s / Teka 1000
Antena 1,40m / Astra 1, 2 / Hotbird
Antena 1,00m / Hispasat
Gbox Full Packages
My Location
Margem do Cávado
turblyburbly said:
Olha lfn, eu não consegui apanhar o Eurobird 9 com um prato 1,25m, apontado para o Eurobird 1, mas apanhei o Eurobird 1/Astra2D, Astra 19 e Hotbird, mas para meter 3 Lnbs, perde-se bastante sinal.Penso que o ideal era apontar o prato para o Astra 19 e colocar os outros lnbs, assim penso que já deverá dar para apanhar tambem o Eurbird 9 E
Não sei se posso ainda apanhar o Badr4 26E e o Eutelsat W2 16E, queria saber também a vossa opinião.
Cumps
Pois é, para captar o Eurobird 9 mais os outros três terias que apontar o lnb central no minimo ao astra 1, mas tal combinação ia fazer com que perdesses alguns transponders do astra 2 ( feixe norte ) que como se sabe o sinal é reduzido...
Enfim, "a manta é curta" :-doh! :-doh! :-doh!

itisix

Freelance Sniper
My Satellite Setup
1,25m Fixed offset;
Quad LNB's;
2 x Edision 2100;
13ºE;
19.2ºE;
28.2/28.5ºE
My Location
Portugal
Boas,

fica aqui o link para a minha menina

http://www.satellites.co.uk/satellite/assuntos-gerais/85079-o-meu-esquema-multi-lnb.html

quanto aos satélites, neste momento tenho a antena de 1,25m apontada para o astra 2, e não a vou mexer porque quero mesmo os ingleses todos. tenho o astra e o hotbird e vou tentar o eurobird 9, se bem que é um bocadinho esticado, mas o sinal é muito forte aqui e deve dar pelo menos alguns. Podem tentar apontar para o astra 1, mas se calhar não conseguem depois ter o astra 2 todo.
Quanto à toroidal, a solução é boa e dá para apanhar cerca de 60º de diferença, mas 90 cm é muito à justa para o astra 2. para os outros dá perfeitamente.
No norte arriscava, agora mais para o sul acho que não.
E outra coisa. A norte de Aveiro e tenho muito bom sinal, mas como é perto da praia, de vez em quando vem um neblina tramada. Nunca fiquei às escuras, mas vê-se uma diferença no sinal que não é brincadeira.

itisix

Freelance Sniper
My Satellite Setup
1,25m Fixed offset;
Quad LNB's;
2 x Edision 2100;
13ºE;
19.2ºE;
28.2/28.5ºE
My Location
Portugal
vejam aqui onde diz antennas > multi-focus

turblyburbly

Non-Activated User
My Satellite Setup
Humax HD
My Location
PT
Tenho a panela apontada pra o Eurobird1 capta os canais Zone Horror os ITVs Film4, Scuzz, e os BBC 1,2,3,4 etc, mas não consigo apanhar o Eurobird 9E só mesmo o Hotbird e o Astra, mas com pouco menos de sinal, portanto se o prato estiver apontado pra o Astra 19E, talvez consiga qualquer coisa mas posso perder estes canais do Eurobird 1 e Astra 2D

itisix

Freelance Sniper
My Satellite Setup
1,25m Fixed offset;
Quad LNB's;
2 x Edision 2100;
13ºE;
19.2ºE;
28.2/28.5ºE
My Location
Portugal
turblyburbly said:
Tenho a panela apontada pra o Eurobird1 capta os canais Zone Horror os ITVs Film4, Scuzz, e os BBC 1,2,3,4 etc, mas não consigo apanhar o Eurobird 9E só mesmo o Hotbird e o Astra, mas com pouco menos de sinal, portanto se o prato estiver apontado pra o Astra 19E, talvez consiga qualquer coisa mas posso perder estes canais do Eurobird 1 e Astra 2D
Eu vou tentar captar o Eurobird 9 com a minha panela. se por acaso não der, acho que vou por uma panela pequena para o mesmo, visto que o satélite até tem sinal bom para aqui.
Se o tempo permitir (se acalmar o vento) talvez ainda tente durante a semana e venho cá dar novidades.

lfn

Regular Member
My Satellite Setup
Hispasat+Motor
My Location
Portugal
Bom, definitivamente pelas vossas respostas concluí que é mais prático, fiável e barato comprar um motor Diseqc para motorizar a minha panela de 1,00m do que comprar uma de 1,20m e um ramalhete de LNB´s. Ganho ainda acesso a outros satélites, perdendo no entanto uma coisa que me apraz nas instalações fixas: a velocidade de mudança entre canais. Enfim, não se pode ter tudo.:)

itisix

Freelance Sniper
My Satellite Setup
1,25m Fixed offset;
Quad LNB's;
2 x Edision 2100;
13ºE;
19.2ºE;
28.2/28.5ºE
My Location
Portugal
lfn said:
Bom, definitivamente pelas vossas respostas concluí que é mais prático, fiável e barato comprar um motor Diseqc para motorizar a minha panela de 1,00m do que comprar uma de 1,20m e um ramalhete de LNB´s. Ganho ainda acesso a outros satélites, perdendo no entanto uma coisa que me apraz nas instalações fixas: a velocidade de mudança entre canais. Enfim, não se pode ter tudo.:)
Boas,

Qual é a tua zona? Se for muito a sul, 1 metro pode ser pouco em dias nublados. O motor é uma boa solução, apesar de alguma lentidão a mudar de satélite, mas nada de muito grave.
A vantagem de ser fixo, que foi o que me fez instalar fixo, é ter LNB's com várias saídas (os meus têm 4). Tenho tudo direitinho para ter 4 receptores independentes (neste momento tenho 2). O que com motor não dá, mas cada um sabe aquilo que pretende fazer.

lfn

Regular Member
My Satellite Setup
Hispasat+Motor
My Location
Portugal
Estou no Centro (Coimbra). Como só vou precisar de rodar entre os 28.ºE e os 9.ºE penso que a questão da velocidade não será muito relevante. Por outro lado só tenho um receptor, pelo que a hipótese de ter LNB´s com várias saídas não é problema para mim.

Resolvi avançar com a compra do motor, já o testei em terra e agora é só ter um bocado para o tentar montar.

Já agora uma pergunta: nas antenas fixas os LNB´s costumam ter alguma inclinação consoante o satélite a que estão apontados, no caso de uma rotativa o que se deve fazer?