• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn more.

Coordenadas USUALS no KAON570

My Satellite Setup
Kaon KSC570 2CI + Motor + 1m
My Location
Madeira
Olá malta,
Ando aki com uma dúvida O-no... Tenho um Kaon570 2CI com um firm SS 888 e motor. As minhas coordenadas visto no Google Earth dá 16º 54' se colocar nas opções do google earth que quero as coordenadas em degrees, minutes, seconds ou 16.90 se nas opções colocar Degrees.
No setup do USUALS do Kaon devo colocar 16.5 ou 16.9 ????????

A minha aposta vai para 16.9, que axam vocês?

PS: Não vale andar a advinhar onde moro :-rofl2

1ab,
Tarz

My Satellite Setup
My Location
Madeira
Então malta, como é que vocês têm as coordenadas nos vossos decos??
Help needed!!

LViieira

Super-Adepto SCP
My Satellite Setup
FTE Ird 420sm, prato Metronic de 80cm com LNB de 0,7dB e motor Metronic. Hispasat + Hotbird + Astra 1 + Astra 2A & 2B + Bard 4 + Nilesat + NSS 7 + Intelsat 907 + Atlantic Bird + etc..
My Location
Margem Sul
16,54º

pelo menos o meu está assim em formato graus e minutos

My Satellite Setup
My Location
Madeira
Ja consultei o manual do deco mas não refere nada acerca de que tipo de coordenadas devemos colocar.
Onde se coloca as coordenadas, não aparece º ' '' em lado nenhum, por isso estava a pensar que deverá ser x,yº.

No meu tambem tinha 16,54 mas isso refere-se a 16º 54' e xxx'' que o deco não leva em conta mas parece-me mais senssato ser 16,9º.

O resto da malta como é que tem??

My Satellite Setup
My Location
Madeira
Olá,
Mudei para 16,9º e depois fui lá a cima afinar... bom, piorou. Mudei para 16º 54' e voltei a afinar. Melhorou!... Concluo 2 coisas:
1 - ou eu não afinei tão bem quando estava nos 16,9º porque nuns satelites estava bem mas noutros nem por isso (o que me levou a pensar que deverá ser graus, minutos).
2 - ou realmente o deco faz as contas é com graus, minutos.

Como estava melhor em graus, minutos, deixei ficar em graus, minutos.

ESPERO QUE ESTE MEU MONOLOGO (salvo seja LViieira) POSSA CONTRIBUIR A QUEM NO FUTURO POSSA TER ESTA DÚVIDA. :confused

1ab,
Tarz

My Satellite Setup
Dell D600 Notebook
Kaon 220
He@d 500
My Location
Portugal
Eu tb tenho um Kaon e antena motorizada.

O sistema de coordenadas da localização da parabólica é no formato décimal, ou seja, xx.y, onde xx são os graus, y a décima de grau.

No google earth identifica a tua posição e no setup define o sistema de coordenadas décimal.

Outra alternativa é: _tt_://w*w.fcc.gov/mb/audio/bickel/DDDMMSS-decimal.html

No meu caso tudo está certinho, a antena ficou bem alinhada!!!

Cya

My Satellite Setup
My Location
Madeira
Boas Hackme,
E tens a certeza que o sistema de coordenadas da localização da parabólica é no formato décimal?
É que se for, então tenho de afinar a coisa como deve ser. A minha dúvida vem porqqe o meu sistema não anda a funcionar 100% quando o tempo piora um pouco (fadding) .... será normal ou falta de tunning!?!?!?

1ab,
Tarz

My Satellite Setup
kaon 570ss
Motor Sm3d33
prato 85cm
My Location
Alentejo
boas!
Eu tenho um 570 com firm ss 888 e motor e tenho o usuals como o Hackme, ou seja décimal.
Funciona na perfeição, o mais complicado foi afinar o motor...

Depois do motor afinado está tudo 100%
Apanho tudo o que está entre o hisp e astra 2

ps 1: este firm apesar de ser mt bom, não é grande coisa para trabalhar com motor (a nível de pesquisa de sat, tem alguns defeitos).
ps 2: na localização dos sat é necessário(no meu caso) fazer alguns peq. ajustes por exemplo o hisp em vez de 30º tenho 29º, por outro lado no astra1 tenho 20.2º!!!

Abraço

Tarz

Member
My Satellite Setup
My Location
Madeira
Obrigado Perna de Pau,
Se calhar preciso de fazer esses ajustes ( do teu PS2) porque quando coloquei o meu em decimal, uns satelites estava muito bem e noutros... parecia que precisava de reajuste.

1ab,
Tarz

My Satellite Setup
Dell D600 Notebook
Kaon 220
He@d 500
My Location
Portugal
Tarz said:
Boas Hackme,
E tens a certeza que o sistema de coordenadas da localização da parabólica é no formato décimal?
É que se for, então tenho de afinar a coisa como deve ser. A minha dúvida vem porqqe o meu sistema não anda a funcionar 100% quando o tempo piora um pouco (fadding) .... será normal ou falta de tunning!?!?!?

1ab,
Tarz

Olá!

Sim, está no formato décimal, senão não conseguias colocar xx.7, 8, 9, já que se fosse na notação grau.minuto, apenas conseguias meter até ao xx.5.

Exemplo:

40° 04' 234'' -> 40.131667°
07° 30' 567'' -> 7.688333°

Se tiveres a notação grau minuto segundo, no kaon deves meter na posição do prato: 40.1° e 7.7°, Norte ou Sul, Este ou West, este é um exemplo. Nota que arredondei o 7.688333° para 7.7°. O sistema é perfeitamente tolerante a algumas décimas de grau, por isso se meteres em vez de 7.7°, podes meter 8.0°, mas convém manteres o maior rigor quanto possível.

Se ainda tiveres dúvidas, avisa, ou eventualmente manda as coordenadas em Private e eu devolvo os valores que deves colocar no deco.

Hackme

My Satellite Setup
Dell D600 Notebook
Kaon 220
He@d 500
My Location
Portugal
Perna Pau said:
boas!
Eu tenho um 570 com firm ss 888 e motor e tenho o usuals como o Hackme, ou seja décimal.
Funciona na perfeição, o mais complicado foi afinar o motor...

Depois do motor afinado está tudo 100%
Apanho tudo o que está entre o hisp e astra 2

ps 1: este firm apesar de ser mt bom, não é grande coisa para trabalhar com motor (a nível de pesquisa de sat, tem alguns defeitos).
ps 2: na localização dos sat é necessário(no meu caso) fazer alguns peq. ajustes por exemplo o hisp em vez de 30º tenho 29º, por outro lado no astra1 tenho 20.2º!!!

Abraço

Olá!

Então isso não deve estar afinado a 100%, pq o USALS deve apontar com rigor para o SAT e não devem ser requeridas afinações no deco.

No meu caso tive o cuidado de deixar tudo mesmo a 100%. Com uma panela de 80cm apanho tudo o que é possível nas minhas coordenadas, mesmo as zonas de footprint mais fracas que indicam a utilização de 100cm, embora apanhe com sinal muito fraco, como é óbvio!!!

Dica: Mete no Nilsat, com USALS no deco. Alivia os parafusos do rotor para mexeres no norte/sul. Orienta de forma a teres o melhor sinal possível para o Nilsat. Apertas 1/2 volta do parafuso do rotor do lado direito ao mastro, depois 1/2 volta do parafuso do lado esquerdo. Se fizeres apertos de um lado, e do outro alternadamente, o rotor não tem tendência a desviar-se do ponto de afinação. Assumo que tenhas o rotor bem afinado para a tua latitude, por isso aí não se mexe. Depois alivia os parafusos de elevação da antena (não do rotor) e procura o melhor sinal possível para o Nilsat. Depois roda para o Hispasat e vê como está o sinal, e depois testas para os Astras. Tudo deverá ser rodado por USALS e tudo deverá estar a funcionar 5 *.

Assim de cabeça posso referir que tenho 98-100% de força de sinal, e 92-94% de Qualidade na maior parte dos transponders do Hispasat. No Astra a 19.2º tenho cerca de 92-95% de força de sinal, e 90-93% de Qualidade.

Existem outras técnicas mais cuidadas, mas isso é só para puristas. Refiro-me por exemplo à utilização de papel de alumínio como afinação muito fina. Mete-se papel de alumínio em frente do feed do LNB, sensivelmente na metade superior do LNB, depois na metade inferior. Isto é para comparar se o foco está a incidir mais na parte de cima ou de baixo do LNB, requerendo assim um pequeno toque... mas explicar isso aqui é MUITO complicado, um dia destes faço um vídeo... ;)

Hackme

My Satellite Setup
Dell D600 Notebook
Kaon 220
He@d 500
My Location
Portugal
Tarz said:
Obrigado Perna de Pau,
Se calhar preciso de fazer esses ajustes ( do teu PS2) porque quando coloquei o meu em decimal, uns satelites estava muito bem e noutros... parecia que precisava de reajuste.

1ab,
Tarz

Olá!

Hummm... cheira-me a uma clássica má afinação Norte/Sul e Elevação... ou eventualmente o mastro onde o rotor está afixado não deve estar devidamente aprumado, e isso é muito importante, pois influencia os satélites mais periféricos da cintura de Clark na tua posição.

Vê a secção Q) Fine tuning deste PDF:

*t*p://w*w.sat-control.net/templates/CUSTOM_SATELITE/manuals/SM3D22-V3-EN_210205-print.pdf

NOTA: A afinação a 100% de uma antena rotativa leva cerca de 1/2 a 1 hora.

Hackme

My Satellite Setup
Dell D600 Notebook
Kaon 220
He@d 500
My Location
Portugal
Esqueci de mencionar uma coisa muito IMPORTANTE. Antes de alinhar o conjunto antena / rotor, façam um GOTO ZERO. Assim o rotor "afina-se" a ele próprio e não se tem alguns problemas típicos com o USALS e afinações de antena incorrectas.

Hackme

My Satellite Setup
kaon 570ss
Motor Sm3d33
prato 85cm
My Location
Alentejo
Boas! hackme

Desde já obrigado pela tua sugestão/preocupação!!
Eu sei que realmente não deve estar tudo na perfeição, mas o que acontece é que perdi muito mais tempo a afinar do que aquele que referes: "1/2 a 1 hora!"
Demorei uma tarde inteira!!!
Por isso e como tenho bom sinal em todos os sats(fiz o teste do empurrão com tudo bem apertado) resolvi não mexer mais...
Hipasat L:88% Q:100%
Nilesat L:84% Q:100%
Sirius L:86% Q:100%
Hotbird L:84% Q: 100%
Astra1 L:88% Q: 100%
Astra2 L:85% Q:100%

abraço