Depositos bancarios

D

dwm

Member
My Satellite Setup
Microsoft Windows Vista Ultimate * Intel Dual Core 2 Extreme X6800EE || Microsoft Windows XP Professional SP2 * AMD Athlon XP 3500+ || Mac OS X Tiger * Apple Macbook Pro Black || Hispasat 30º W * Univers 4100 (Clone FTE) + Comag SL 55 (Clone FTE)
My Location
Portugal
Bom dia.
Nao sabia muito bem onde colocar isto, e como ainda é de manha cedo (pelo menos para mim) talvez esteja um bocadinho cegueta e nao consiga ver nada de jeito.
Se nao me engano saiu uma lei qualquer que diz que os bancos teem que fazer as transferencias e os depositos em 24 horas, certo ?
Alguem me pode explicar melhor sff ?
É que tenho um dinheiro a aguardar cobrança na caixa geral de depositos desde quarta feira e segundo a caixa online so fica disponivel dia 29 deste mesmo mes.

MMatos

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Antena Televés de 110 cm,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
Bom dia amigo.
Eu também li qualquer coisa sobre isso, por sinal no Caixa Directo Online, mas fiquei com a ideia que se estavam a referir às transferências por essa via online (quer para o mesmo banco, quer interbancárias), portanto não sei se a mesma regra se aplica a transferências feitas por outro meio.
Provavelmente não foi grande ajuda, mas é o que sei.
Boas.

D

dwm

Member
My Satellite Setup
Microsoft Windows Vista Ultimate * Intel Dual Core 2 Extreme X6800EE || Microsoft Windows XP Professional SP2 * AMD Athlon XP 3500+ || Mac OS X Tiger * Apple Macbook Pro Black || Hispasat 30º W * Univers 4100 (Clone FTE) + Comag SL 55 (Clone FTE)
My Location
Portugal
eu ontem por acaso tive no banco a depositar um cheque, ou eu ja tava com demasiados copos em cima ou aquela coisa disse-me que o dinheiro ficava disponivel em 24 horas e apos boa cobrança :s nao entendo

A

Almoinhas

Regular Member
My Satellite Setup
FTE
My Location
Portugal
Se fizerem um depósito em numerário (dinheiro vivo), o depósito é feito com data valor do próprio dia. Se fizerem depósito de cheques, a data valor é a do dia seguinte.
Em transferências, se for dentro do mesmo banco fica disponível na conta destino no mesmo dia. Para contas interbancárias, só no dia seguinte.
Acho que é assim que funciona agora. Mas na prática…

C

coxão

Eternamente...
My Satellite Setup
ouralis evo3
plusat
My Location
Do outro lado do monitor
A lei a que se referem é o decreto-lei n.º 18/2007, de 22 de janeiro (podem consultar no site do diario da republica electrónico -dre.pt) e entrou em vigor no dia 15 de março de 2007.

A lei diz o seguinte:(na parte que mais interessa, mas não dispensa da leitura do texto integral)

"Artigo 4.º
Depósitos em numerário
1—Os depósitos em numerário efectuados ao balcão implicam a disponibilização imediata do saldo credor,sendo-lhes atribuída a data valor do dia da sua realização.
2—Os depósitos em numerário efectuados em terminais automáticos implicam a disponibilização do saldo credor no dia útil seguinte, sendo-lhes atribuída a data valor deste mesmo dia útil.
3—Os depósitos em numerário efectuados em terminais automáticos que disponham da possibilidade de conferência de notas implicam:
a) Quando realizados em dias úteis, a disponibilização imediata do saldo credor, sendo-lhes atribuída a data valor do dia da sua realização;
:cool: Quando realizados aos sábados, domingos e feriados, a disponibilização do saldo credor no dia útil seguinte, sendo-lhes atribuída a data valor deste mesmo dia útil.
Artigo 5.º
Cheques
1—Aos depósitos em cheques normalizados e cheques visados efectuados ao balcão e sacados sobre a própria instituição de crédito, na qual são depositados, é atribuída a data valor do próprio dia da sua apresentação
junto daquela instituição, ficando o respectivo saldo credor disponível nesse mesmo dia útil.
2—Aos depósitos em cheques normalizados efectuados ao balcão e sacados sobre instituição de crédito distinta daquela em que são depositados é atribuída a data valor do 2.º dia útil seguinte ao da sua apresentação
junto daquela instituição, ficando o respectivo saldo credor
disponível nesse mesmo dia útil.
3—Aos depósitos em cheques visados efectuados ao balcão, sacados sobre instituição de crédito distinta daquela em que são depositados, é atribuída a data valor do próprio dia da sua apresentação junto daquela instituição,
ficando o respectivo saldo credor disponível nesse mesmo dia útil.
4—Aos depósitos em cheques efectuados em terminais automáticos é atribuída a data valor do 2.o dia útil seguinte ao do depósito, ficando o respectivo saldo credor disponível nesse mesmo dia útil."

Nota: O presente decreto-lei aplica-se apenas aos depósitos de numerário, de cheques e de outros valores, às transferências intrabancárias e interbancárias, desde que sejam depósitos à ordem e as transferências efectuados em euros e em território português

Espero ter ajudado e não complicado mais

cump.
coxão

D

dwm

Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
pois, era mesmo isso que eu andava a procura
devo andar mesmo a ficar pitosga ou qualquer coisa assim :x
entao vou ter que ir a agencia pra eles me explicarem como é que o dinheiro nao esta disponivel !
a proposito e por falar em bancos ... alguma vez alguem teve problemas com as autorizaçoes de debito directo ? todos os santos meses o banco telefona para ca a dizer-me que receberam la um pedido da vodafone e da net mas que nao teem autorizaçao para pagar, mas na caixa online tenho la as autorizaçoes lol

A

Almoinhas

Regular Member
My Satellite Setup
FTE
My Location
Portugal
Essa dos débitos directos tambem tem uma que eu não sabia. Os débitos directos tem que ser autorizados no multibanco, mas apenas o primeiro débito. Isto desde 2005.

Antes não era preciso ir lá autorizar. A empresa credora tinha um papel assinado pelo cliente a dar a autorização e era o suficiente.

M

mpaiva

Member
My Satellite Setup
casa
My Location
spain
Almoinhas said:
Essa dos débitos directos tambem tem uma que eu não sabia. Os débitos directos tem que ser autorizados no multibanco, mas apenas o primeiro débito. Isto desde 2005.

Antes não era preciso ir lá autorizar. A empresa credora tinha um papel assinado pelo cliente a dar a autorização e era o suficiente.
Confirmo o que disse o amigo Almoinhas.
Para o banco pagar os Recibos da Água e Luz apenas assinei um papel nos serviços da EDP e no Serviço Municipal da Água.
Agora já não é todos os meses, porque penso que o recibo da água só vém de 2 em 2 meses. Mudou á pouco tempo, mas vão ao banco receber e eles pagam-me essas díividas.

Abraço a todos