Diametro Nilesat 7.0ºW

deko

deko

Regular Member
My Satellite Setup
::. Teka 1000 .:: | Hispasat & Astra1 |
My Location
Oporto - PT
Estou no Porto a tentar com uma de 100cm e um LNB de 0,2 mas...

Até agora nada (sabado a tarde toda :-doh! ), quando sei que há
colegas aqui do forum que no Porto conseguiram com uma de 85cm...

Já consegui apanhar o Atlantic Bird no 5º W, mas alí ao lado
(e mais alto um pouquinho segundo dizem aqui), nada !!

Só uma questão: O NileSat deverá estar ligeiramente à direita do Sul
(para quem está por trás da antena), certo ?!

Será que posso ter mais sorte aumentando o nivel de ruido do LNB,
tipo 0,3 ou 0,5 ?!

M

migant

Member
My Satellite Setup
Metronik
Kbox Single
My Location
Portugal
Já agora gostaria de recordar que o sinal do nilesat em portugal chega fraquinho...Por isso reparem onde têm as vossas antenas...Posso dizer que passei a tarde de sexta feira à procura do nilesat e nada, e mais intrigado fiquei quando apanhei o atlantic bird nos 5ºW e não conseguia os 7ºW! Acontece que a anten estava quase virada para a parede e como o sinal do atlantic é mais forte eu captava, depois de ter mudado a parabolica de sitio, voltei a apanhar o o atlantic e 2 minutos depois apanheio o nile....
Boa SORTE!!

rato

rato

International Administrator
My Satellite Setup
DM800; Nokia 9800s; Nokia 9902S w/T-Rex 3.66
w/ Inverto IDLP-40TL +
Technisat 33 dish; Pace DS430N + Humax HDCI-2000 w/
Gibertini OP 1.25m dish w/Inverto 0.3dB. & Invacom 0.2dB. w/ Spaun SAR 411;
CAS 3;FUN7; SkyStar2; AltDVB;
My Location
Setubal, Portugal
deko said:
Estou no Porto a tentar com uma de 100cm e um LNB de 0,2 mas...

Até agora nada (sabado a tarde toda :-doh! ), quando sei que há
colegas aqui do forum que no Porto conseguiram com uma de 85cm...

Já consegui apanhar o Atlantic Bird no 5º W, mas alí ao lado
(e mais alto um pouquinho segundo dizem aqui), nada !!

Só uma questão: O NileSat deverá estar ligeiramente à direita do Sul
(para quem está por trás da antena), certo ?!

Será que posso ter mais sorte aumentando o nivel de ruido do LNB,
tipo 0,3 ou 0,5 ?!

Aumentado o nível de ruído não só vai te fazer perder ganho na captação do sinal(ao introduzir mais "ruído", menos ganho há no sinal de entrada do ST:cool:, mas vai piorar a situação em termos de busca de sinal do satélite.

Faz um print aqui neste site depois de introduzires os dados e clicares "calculate". _http://www.satlex.net/en/azel_calc.html
Isto ajuda com uma bussola a orientares o prato na busca.

O sinal do Nilesat não é fácil de captar. Parece uma "agulha num palheiro", mas ele está lá, tens que ter muita calma ao rodares o prato e dar um pouco de cada vez tanto para os lados como de cima para baixo.

T

toni_jiboia

Member
My Satellite Setup
he*d500
My Location
90210
consegui apanhar hoje o nilesat sem grande dificuldade com um prato de 60cm em almada. ha falta de melhor que hajam flores árabes. pena n se conseguir o sport +1 e +2

Dawn of War

Dawn of War

Regular Member
My Satellite Setup
Searching....
My Location
Portugal
rato said:
O sinal do Nilesat não é fácil de captar. Parece uma "agulha num palheiro", mas ele está lá, tens que ter muita calma ao rodares o prato e dar um pouco de cada vez tanto para os lados como de cima para baixo.
O Nilesat é mesmo dificil de captar. Eu tive 2 dias para o apanhar com uma antena de 45 cm :-doh!
Mas no fim, valeu a pena deu para ver o SCP x BFC :D

Boa sorte, para quem tentar encontrá-lo

L

lumisila

Member
My Satellite Setup
33 Astra; 45 Nielsat
Mvision e+ 7000
My Location
Portugal
Olá a todos,

Eu ontem virei a minha panela de 45 (technisat) para o nielsat com um lnb 0.3 e levei 15 minutos para apanhar o satelite. Primeiro encontrei o sirius e logo de seguida o nielsat. A qualidade está sempre acima de 60% melhorando à noite para 70%.

Devo dizer que tenho duas antenas technisat (33cm e 45cm) e qualquer satélite que tentei apanhar foi a olho (ver outras antenas de outros prédios) e sempre foi bastante rápido. Acredito que estas antenas tenham qualquer coisa de diferente das normais. Tinha a de 33cm para o Astra e a de 45 para o hotbird e com qualidades superiores a 80%.

Cmps:)

aviuges

aviuges

bertelhe
My Satellite Setup
Dreambox500s(estou maravilhado)
windows xp
hispa/astra/hot
My Location
portugal
azlxpt said:
Lista de Resultados conseguidos por membros do forum (compilação de vários tópicos) - Actualização:

ALGARVE - Antena de 80 cm - 99% e 93% (confirmado por Hazard)
ESPINHO (20 km a sul Porto) - Antena 85cm Gibertini + LNB 0,2dB + motor + Technomate TM1500CI (confirmado por jart)
SINTRA - Antena de 80 cm (confirmado por ice_22)
NORTE DE LISBOA - Antena de 80 cm (confirmado por izzi)
LISBOA - Antena de 60 cm (confirmado por ColiMatrix e rrsantos)
MARGEM SUL - Antena de 80 cm (confirmado por Ferrei_ra)
BAIXO ALENTEJO - Antena de 80 cm c motor (confirmado por paulo988)
PORTO - Antena de 100 cm (confirmado por nautivago)
SETÚBAL - Antena de 80 cm (confirmado por rato)
SINES - Antena de 45 cm (confirmado por Tvbobo)
MAFRA - Antena de 60 cm (confirmado por Ant_Mar)

Ps.: Seria interessante que estes users e outros que venham a postar, indicassem tb o factor de ruido do LNB.
só para actualização: viseu com panela de 80cm qualidade 70 e intensidade 85...

rato

rato

My Satellite Setup
w/ Inverto IDLP-40TL +
My Location
Setubal, Portugal
lumisila said:
Olá a todos,

Eu ontem virei a minha panela de 45 (technisat) para o nielsat com um lnb 0.3 e levei 15 minutos para apanhar o satelite. Primeiro encontrei o sirius e logo de seguida o nielsat. A qualidade está sempre acima de 60% melhorando à noite para 70%.

Devo dizer que tenho duas antenas technisat (33cm e 45cm) e qualquer satélite que tentei apanhar foi a olho (ver outras antenas de outros prédios) e sempre foi bastante rápido. Acredito que estas antenas tenham qualquer coisa de diferente das normais. Tinha a de 33cm para o Astra e a de 45 para o hotbird e com qualidades superiores a 80%.

Cmps:)
As antenas da Technisat de 33cm e 45cm são feitas para dar um rendimento acima do normal, daí elas serem de alto ganho. Trabalham bem com o PIRE
na ordem dos 45dBW a 48dBW acima.

Ja agora em que zona em que se encontra em Portugal(Norte, Sul)?

Cumps,

L

lumisila

Member
My Satellite Setup
33 Astra; 45 Nielsat
Mvision e+ 7000
My Location
Portugal
rato said:
As antenas da Technisat de 33cm e 45cm são feitas para dar um rendimento acima do normal, daí elas serem de alto ganho. Trabalham bem com o PIRE
na ordem dos 45dBW a 48dBW acima.

Ja agora em que zona em que se encontra em Portugal(Norte, Sul)?

Cumps,
Estou em Oeiras, Lisboa.

Cmps.

vma99

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
Kaon 570 ksf & FTE´s 420 & max S100
Hispasat30w Astra19E Hotbird13E Nilesat7W, panelas 80,60 e 40cm, diseqs 4x1, lnb´s single,double e quadruplo. agora até com motor....
My Location
Latitude 37ºN , Longitude7º 50´W (Al Garb) geoide wgs84
Nilesat com sport1 (fta ) S=60% Q=80% 272100AUG06
prato 60cm (dos roscofes como o dono , lol9 LNB fDr 0,2

SAUDACOES,

Post Scriptum
daqui a pouco vamos ter os madeirenses em directo aqui no NILESAT

Vasco:-doh2
aviuges said:
só para actualização: viseu com panela de 80cm qualidade 70 e intensidade 85...

vma99

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
Kaon 570 ksf & FTE´s 420 & max S100
Hispasat30w Astra19E Hotbird13E Nilesat7W, panelas 80,60 e 40cm, diseqs 4x1, lnb´s single,double e quadruplo. agora até com motor....
My Location
Latitude 37ºN , Longitude7º 50´W (Al Garb) geoide wgs84
O vento nao tem nada a ver com a qualidade sat

a camada ionosferica desce durante o dia , logo o sinal é reflectido ( o termo correcto é refractado), nao perfura a ionosfera ,logo nao chega em boas condicoes à superficie terrestre.

de noite os ioes livres sobem e a qualidade aumenta drasticamente. quem for radioamador deve conhecer a diferenca e comecar a utilizar frequencias mais baixas de noite e alcances enormes de noite
de dia é so ruido (QRM)

sendo o footprint do nilesat para norte de africa (no max) o sinal residual , tangencial, ou lobulo secundario da transmissao, já chega muito tangencial , e é só refraccões ate à hispania...

pirussa said:
Pessoal, ontem escrevi que em troia consegui com uma de 45cm.... à noite o sinal melhorou e consegui ver muito bem o jogo do sporting.....MAS durante o dia o sinal desce e não consigo ver ... a imagem está sempre termida.....MAS tambem tem estado muito vento.....30 Knots....

jmartins

jmartins

Regular Member
My Satellite Setup
FTE 420SM Windows
My Location
PORTUGAL
rato said:
Tentei por acaso com a minha Technisat de 33cm para vêr o que dava e nada consgui captar. Realmente este prato somente funciona com PIRE na ordem do 49dBW para cima(não esquecer que estes pratos são de alto ganho mas para PIRE fortes). O Technisat 45cm talvez dê aqui. Pois como já aqui foi referido aqui na zona de Setúbal o PIRE deve andar na ordem dos 44dBW a 46dBW(pratos aconselhados: de 80 a 90cm com LNB de 0,4dB ou menos).

PIRE= Potênicia Isotrópica Radiante Efectiva(ou seja a potência no solo, recebida)
Olá Rato.
Também sou charroco, se possível informa se atendendo ao que leio no forúm, a antena virada para o Hispasat, dá para ver Nilesat, depois de ligeiramente ajustada.
A minha dúvida prende-se no facto se é necessário mexer no LNB ou basta virar ligeiramente o prato.
Obrigado.

V

vanmikel

Member
My Satellite Setup
univers u4101 plusat 1100 fta
My Location
portugal porto
è so para informar que em AMARANTE *norte do porto uns 60km* com um prato de 100 + lnb de 0.5 o sinal é entre os 65 , 70 % num head 500

LViieira

LViieira

Super-Adepto SCP
My Satellite Setup
FTE Ird 420sm, prato Metronic de 80cm com LNB de 0,7dB e motor Metronic. Hispasat + Hotbird + Astra 1 + Astra 2A & 2B + Bard 4 + Nilesat + NSS 7 + Intelsat 907 + Atlantic Bird + etc..
My Location
Margem Sul
tive a tarde toda de volta da 80cm para o Nilesat e tentei alinhar pela parabola que tá no telhado para o Hispasat.. mas não dá! não sei porque!! nada de sinal, nem o Hotbird consegui apanhar, amanha vou arranjar uma bussola e tentar alinhar melhor a antena mas penso que nao seja disso..

O

olinda

Member
My Satellite Setup
Golden Interstar
My Location
Switzerland
A minha panela tem um diametro de 120 cm e a recepção do Al Jazeera Sport
aqui em Braga é ***** ! :-wave

BLACK_DRAGON__

BLACK_DRAGON__

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 500
My Location
Portugal
olinda said:
A minha panela tem um diametro de 120 cm e a recepção do Al Jazeera Sport
aqui em Braga é ***** ! :-wave
Se em braga apanhas com uma de 120 cm na póvoa de varzim sera que consigo com uma de 100 cm??

CUMPS

S

sicadas

Regular Member
My Satellite Setup
He@d
My Location
portugal
BLACK_DRAGON__ said:
Se em braga apanhas com uma de 120 cm na póvoa de varzim sera que consigo com uma de 100 cm??

CUMPS
bom dia pessoal
e so para dizer que em leiria com parabolica de 1.80 apanho o nilesat com 94%
imagem perfeita, ja vi sabado o meu sporting :)
um abraço

D

doctor32

Regular Member
My Satellite Setup
Hispasat, Astra e hotbird

fte s3oo ganda negocio
My Location
Portugal
Pessaol, descupem, mas preciso de ajuda, eu tenho um prato de 60 cm e o lnb é de 0.5 db, e tou perto de Monte Real, Leiria, já tentei por o nilesat, mas a unica coisa que consigo é ter 93% de qualidade, mas de força, nem ve-la, já tou á dois dias a tentar e parece que cada vezz sou mais leigo nisto, só consigo apanhar os satelites do astra, hotbird e hispasat, outros nem ve-los, á mas esqueci-me dizer houve um colega meu que me emprestou um aparelho de captaçao de sinal mas tb nao consigo, será que tenho de ir gastar umas coroas num outro prato maior e noutro lnb, agradecia se me podessem ajudar:-ohmy

rato

rato

My Satellite Setup
w/ Inverto IDLP-40TL +
My Location
Setubal, Portugal
jmartins said:
Olá Rato.
Também sou charroco, se possível informa se atendendo ao que leio no forúm, a antena virada para o Hispasat, dá para ver Nilesat, depois de ligeiramente ajustada.
A minha dúvida prende-se no facto se é necessário mexer no LNB ou basta virar ligeiramente o prato.
Obrigado.
Boas "companheirro" jmartins!:D

Tens que virar o prato para Sul e inclinares um pouco tb. O LNB fica tb. virado quase a 0 graus. Insira os dados aqui neste site: _http://www.satlex.net/en/azel_calc.html

Depois faz um print para orientares a panela(ou como se diz cá nas bandas de Setúbal, a grelhaO-Ha ).