• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn more.

Direitos de transmissão

lfn

Regular Member
My Satellite Setup
Hispasat+Motor
My Location
Portugal
Sempre li como justificação para os canais nacionais não serem emitidos para o estrangeiro via satélite em aberto (Tv CAbo, Tv Tel) o facto de os direitos de transmissão de muitos programas só terem sido comprados para o território nacional. Parece uma explicação lógica.

Outrros canais parecem confirmar isso: por exemplo os canais da RAI nalguns programas codificam a imagem. Sempre estranhei, no entanto, que para alguns dos programas transmitidos sem codificação tivessem esses direitos (filmes, jogos).

Mais estranheza causa os canais alemães transmitirem tudo sem codificação; é muito estranho que por exemplo a RTL tenha os direitos da F1 para a europa toda, bem como dos jogos e filme que passam nos muitos canais. Ainda podíamos pensar que a língua alemã praticamente não é compreendida fora de alemanha, mas não sei se será uma grande explicação.

Mas depois em cima disto temos a France 2, 3 e 4 a transmitir tudo em FTA no eurobird, e um monte de BBC´s e ITV´s no Astra 2 a fazer o mesmo. Será que compram os direitos para toda a europa? É estranho.

Recentemente um eurodeputado italiano queixou-se no parlamento europeu de discriminação por os canais do país não poderem emitir todos os programas em FTA. Em Portugal ninguém se queixa, no Parlamento, mas o cenário ainda é pior, nem parte dos programas quanto mais todos.

Em suma, não percebo o que se passa. Há países que são livres de direitos de transmissão e outros não? Há páises que pagam para poder transmitir para todo o mundo? Ou há por aí umas regras discriminatórias estranhas que limitam as transmissões nalguns países?

Quem tiver informações sobre isto comente por favor.:confused

My Satellite Setup
dreambox 500-s
My Location
Portugal
Oi,

Também acho incompreensível que existam canais que codifiquem quando dão determinados programas e outros que não codifiquem. Sou completamente a favor que todos canais nacionais sejam transmitidos permanentemente de forma de livre. Penso que também já era altura da U.E. assumir uma posição oficial e definitiva em relação a esta questão dos direitos televisivos.
Pelo aquilo que eu ando a ver a tendência europeia nos próximos tempos vai ser de codificar todos os canais nacionalistas livres, que ainda existam. A Alemanha que até agora era um dos poucos países que tinha todos os seus canais nacionais em FTA, criou a plataforma Entavio que vai fazer com que a grande maioria dos canais codifiquem e estejam apenas acessíveis a quem reside na alemanha. Os franceses vão acabar até 2010 com todos os canais em analógico que têm no Atlantic Bird 3 e vão codificar os que estão em digital, uma vez que estes apenas servem para alimentar os retransmissores espalhados por toda a França. Para além disso, já foi criada e já está a ser comercializada a TNT Sat que estará disponível no Astra, sendo a oferta unicamente direccionada para o território francês.
A grande excepção e também o grande exemplo para todos, é a política dos canais ingleses de manterem a emissão dos seus canais nacionais em FTA. É pena existirem tantos países na União Europeia e a união do ponto de vista televisivo ser tão pequena. Ninguém sabe nada uns dos outros, ninguém pode descobrir a cultura uns dos outros.
É nestas alturas que só resta mesmo o cardsharing.....lol

Cumps

greatman

lfn

Regular Member
My Satellite Setup
Hispasat+Motor
My Location
Portugal
Volto a referir um ponto que me intriga bastante: se de facto existem direitos de transmissão, porque é que ninguém, desde as produtoras que venderam aos canais ingleses, às TV´s concorrentes de outros países, os processam.

Por exemplo, há dias a ITV deu o jogo de rugby Itália-Portugal, bem como no fim de semana a F1, ambos programas em Portugal com exclusivo na Sport Tv.
Se é ilegal, porque não acontece nada? Se não é, porque é que alguns são obrigados a codificar as emissões? :confused

My Satellite Setup
Dreambox 800SE
My Location
Portugal
Eu acredito que os canais Britânicos e Alemães paguem muito mais por esses direitos e é bem possível que haja alguma clausula que os permita fazer isso.

pmgsr

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100FTA +
FTE DiMo 120+ DiSEqc 1.2 Motor + 80 cm
My Location
Lisboa, Portugal
lfn said:
Por exemplo, há dias a ITV deu o jogo de rugby Itália-Portugal, bem como no fim de semana a F1, ambos programas em Portugal com exclusivo na Sport Tv.
Se é ilegal, porque não acontece nada? Se não é, porque é que alguns são obrigados a codificar as emissões? :confused
Tudo o que falas, nomeadamente o caso das BBC/ITV tem uma explicação muito lógica: estão num beam direcionado apenas para o UK, não os devias ver cá (e só os vez com antenas maiores).
O mesmo se passa já com alguns canais do Premier.
Tal como já foi dito, os France 1,2,3... tb vão passar a ser codificados, mas os cartões são oferecidos aos franceses na França. Etc.

Portanto a questão dos direitos é verdadeira.

A questão da RTL é estranha, mas não me admiro nada que tenham comprado direitos de emissão diferentes dos locais.

My Satellite Setup
univers 4102

pentium III

e Meo Satélite
My Location
Portugal
Amigos então para juntar mais estranheza a esta confusão dos direitos de transmissão ontem á noite estive na feira de S. mateus em Viseu e está lá uma roulote da TvCabo com uma Folha A4 afixada onde para além de tvcabo no nosso país propunha a quem quisesse ter tv cabo fora do nosso país compra-se o kit (fantastico não é). lá se vão também alguns dos argumentos que a tvcabo tem para não ceder alguns canais aos seus concorrentes a nivel nacional.

helder_2002

Regular Member
My Satellite Setup
Illusion m3 Conax
My Location
Portugal
Errado, errado...tudo errado..so estão a dizer asneiras e especular...cada canal so compra direitos para o seu país de emissão..mas é obvio que não vão codificar a emissão so para determinados programas pois via satelite isso´é impossivel, ou seja, n podem codificar para Portugal por exemplo e emitir so para a Alemanha...senão pq a kaka corta o sinal da RTL qd dá a formula 1 e poe uma mens a dizer:"este canal n possui direitos de trasmissaão para Portugal...????acho que esta é uma explicação bem logica...agora acho que já é mais k tempo para k os canais nacionais sejam livres via sat....é uma vergonha aquilo k se passa no momento.....

lfn

Regular Member
My Satellite Setup
Hispasat+Motor
My Location
Portugal
Não percebi bem o que dizes que se disse de errado, mas uma coisa que disseste sei eu que está errada.

"mas é obvio que não vão codificar a emissão so para determinados programas pois via satelite isso´é impossivel"

Pois tens os exemplos da RAI e outros que codificam os programas emitidos por satélite quando passam programas para os quais os direitos de autor são só para o seu próprio país. E estou a falar da emissão de satélite e não da retransmissão pela TVCabo, que pode ser também "desligada" para programas que não lhe interesse que sejam vistos.:-Nooo