• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn more.

Duvida na bussola

Kikuio

Regular Member
My Satellite Setup
[email protected] 500 FTA (hotbird)
Panela 60 cm
My Location
Portugal
Boas amigos
alguém me pode explicar o seguinte.Comprei uma bussola nos chinocas barata 3.50€ e acontece que estou um pouco confuso com os valores.No hispasat sao 30º,mas na bussola aparecem-me oº 180º e por aí fora .Até aí tudo bem mas tem outros valores por cima 0º corresponde a 64 e depois marca de 2 em 2.Fui verificar e a minha antena virada para o hispasat fica entre os valores 220º (40) 240º (42)
Ganda confusao
Merci

Pocket

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100/ Skystar2 Sharing
My Location
I DoN´T NoW
tens que te regular pelo prato que ja tens instalado se te da esses valores teras de seguir esse criterio sabes que os chinocas são todos atravessados

satyricon.pt

Psicopata perigoso
My Satellite Setup
Satycon F2CI; edision 1100FTA; prato 60 cm no hispasat, prato 90 cm com motor diseqc
My Location
Óbidos - Portugal
Amigo se não estivermos a 0º de longitude tem que ser feitos cálculos de correcção tendo por base a latitude e a longitude com os quais obtens o azimute que esse sim é o que deves procurar na bússola... deves ainda ter presente que o norte magnético marcado pela bússola difere do norte geográfico num factor denominado declinação magnética...

Verifica aqui:_www.diesl.com/web/index.php?page=acimut

tosco01

Regular Member
My Satellite Setup
AZBOX - aquele... clone !
My Location
Xangai City
a minha primeira vez...
foi a mais fácil... pousei a bussula no parapeito da varanda , marquei na pedra a lápis 210º .
Montei a antena liguei o cabo a um edision e já está a dar imagem 5*.

daí para cá já passei por muito...

satyricon.pt

Psicopata perigoso
My Satellite Setup
Satycon F2CI; edision 1100FTA; prato 60 cm no hispasat, prato 90 cm com motor diseqc
My Location
Óbidos - Portugal
Já que estamos a falar de 1º vez:
Tinha 14 anos e convenci o meu velho a emprestar-me umas massas para me iniciar... mal eu sabia que se ia tornar um vício...

Montei como me tinham dito para fazer... À primeira foi no chão e foi quase instantâneo... o pior foi quando fui montar para cima do telhado... andei para trás e para a frente, para a direita e para a esquerda, e nunca mais lá chegava. Passei mais de uma hora naquilo mas quando finalmente consegui foi uma sensação indescritível... tudo isto é a mais pura verdade (juro!)

Para que não restem dúvidas... estava a falar do meu sistema sat analógico:-rofl2

Prantona51

Regular Member
My Satellite Setup
Head, FCIS8080, Ouralis3, Humax Naci5700
My Location
Portugal
Kikuio said:
Boas amigos
alguém me pode explicar o seguinte.Comprei uma bussola nos chinocas barata 3.50€ e acontece que estou um pouco confuso com os valores.No hispasat sao 30º,mas na bussola aparecem-me oº 180º e por aí fora .Até aí tudo bem mas tem outros valores por cima 0º corresponde a 64 e depois marca de 2 em 2.Fui verificar e a minha antena virada para o hispasat fica entre os valores 220º (40) 240º (42)
Ganda confusao
Merci
Todas as bussolas chinesas ou europeias sao iguais no essencial: quando estao livres de outros campos "parasitas", o ponteiro indica sempre o norte magnetico. O norte geografico difere um pouco do norte magnetico. Secundariamente, diferem apenas nas formas, divisoes das escalas, preços, etc.. Por exemplo, na tua tem duas escalas: deveras esquecer a que vai ate 64 (a de baixo) e deves atentar na de cima ( a que vai ate 360º) que e a que te interessa.

Um abraço.

Black-Velvet

Regular Member
My Satellite Setup
Goldem Interstar 8001S Premium Class
My Location
Portugal
Kikuio said:
Boas amigos
Ganda confusao
Merci
Olha,quando se trata de bussulas analogicas ,tens que saber como se tiram azimutes,pois as bussulas analoginas nao sao faceis de compreensao,e sabendo um pouco de azimutes podes sempre ter uma valor aproximado.
Por isso ,nestes casos ,muitos usam bussulas digitas que sao mais faceis de usar e muitas ja vêm preparadas para a orientacao de satelites,mas esta claro que uma bussula digital é cara.

pvzim

Regular Member
My Satellite Setup
Allstb sci-5110E (com dum dum mata tudo)
My Location
schweiz
eu comprei um quite de satelite que trazia um bussula que encaixa no prato que so tens que meter o pais onde estas e o nome do satelite a quilo e matematico nao falha nada

zenet

Regular Member
My Satellite Setup
Load "" Enter
My Location
/var/bin
Dependendo da zona do país o norte magnético e o norte geográfico podem diferir até cerca de 9 graus, o que é muito.

zeus10

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 1100/1120 FTA
Ferguson 3018 se
My Location
portugal
pvzim said:
eu comprei um quite de satelite que trazia um bussula que encaixa no prato que so tens que meter o pais onde estas e o nome do satelite a quilo e matematico nao falha nada
podes dizer onde compraste essa bussola???
isso é que me dava jeito...
obrigado amigos...:)

pvzim

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
schweiz
o que eu te posso dizer a bussula veio com um quite prato +aparelho+3 seportes para o prato este quite da para levar par um camping melhor para todo o lado nao esta a venda separado eu comprei ca na suiça penço que ai em portugal tamem a esse quite o aparelho da para ligar ao esqueiro do carro por isso pode ir para todo o lado

ctc

ASBO Club Member - Persona non grata
My Satellite Setup
Echostar 2500IP
My Location
Lisbon Portugal
Todas as bussolas apontam ao Norte magnético, sejam chinesas ou americanas.
O Hispasat está a 30º Oeste, os ângulos dos satélites para o hemisfério sul, são contados a partir do Sul, ou seja Hispasat=180+30=210º, isto sem tomar em conta a declinação magnética.
Por exemplo, para o Hotbird 13º Este, ou seja 180-13=167º.

pvzim

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
schweiz
a minha bussola nao tem norte nem sul tem nomes de cidades como geneve lisboa barcelona etc e os nomes dos satelites.Eu estou longe de geneve eu para acertar o meu prato meti geneve girei o prato ate a seta do hispasat esta logo a fucar. a bussola e so para os satelites