E agora o que fazer?

chirino00

Regular Member
My Satellite Setup
The men in the midlle
My Location
Portugal
Eu, ja estou ca no forum a um tempo, mas que ainda nao tinha tentado montar a antena e o resto. Li um montao de posts, tenho muitos manuais e isso tudo. Só que fiquei montar a antena , para o meu velho mas ele ate precipitou-se e montou logo o motor (metronic) e o prato, e eu fui entao ajuda-lo, porque faltava afinar algumas coisas, e ate esta torto as braçadeiras que prendem a antena. o deco é um pixx com usuals , depois de corrigir as braçadeiras, apontei para o nilsat, e o motor a girar,(ate ´+e bonito), mas nao apanhou nada, "força de sinal 48". Ja tentamos muitas coisas e nada.

1º -> qual é a lat/long , a por no deco [lat - 38.82/38.05 | long -9.16/9.9]

2º Ha posts a dizer para aumentar 1 grau na latitude, isso é so na antena ou tambem é no deco

3º tenho que alterar alguma coisa no lnb?

4º com estas coordenadas quais é elevaçao do motor e do prato correcta

Afinal nao sei nada, o meu velho , estava todo entusiasmado mas perante a dificuldade, ja esta a perder o animo e eu tambem, espero que me possam ajudar:-worship:-worship, como sempre.

Abraço

alvacar

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 7020; 500s
antena offset 1.20m
Posicionador Moteck
Firmware:: Gemini
My Location
41 N 8.5 W
Boa noite
Vou ver se posso ajudar. Quem monta pela primeira vez tem sempre alguma dificuldade, como em tudo na vida.
1ª O mastro onde se vai fixar o motor tem que estar bem vertical. Para ter algum sucesso é preciso respeitar este promenor, utilizar um fio de prumo ou um nivél
2ª De seguida temos duas afinações, que são a inclinação e a elevação. Estes valores aparecem numa tabela que acompanha o motor, é só saber as nossas cordenadas e retirar os valores que serão intruduzidos em dois locais onde existe uma escala para o efeito, Estes valores são aproximados e servem para os primeiros ajustes
3º No corpo do motor tambem existe uma escala que tem o zero ao centro, manualmente levamos o motor a zero, e vamos ao receptor e sintonizamos um canal no satélite que está mais proximo da nossa latitude, neste caso o sat que está a 8º Graus Oeste
Com pquenos golpes de meio grau rodamos a antena no sentido este-oeste. Fixamos o olhar no TV e verificamos se o indicador de sinal nos dá alguma resposta. O lnb deve estar fixo e perpendicular com o eixo da parabólica. O resto fica para quando tiver mais noticias

Coragem
saudações

chirino00

Regular Member
My Satellite Setup
The men in the midlle
My Location
Portugal
Caro alvacar,
Obrigado, pela tua disponibilidade, em ajudar.
Estive a verificar o mastro e o mesmo esta perfeitamente montado. Tirei o motor e a antena e voltei a montar de novo, moontei depois de pesquisar, nos manuais de montagem, a melhor forma de o fazer, so que continua tudo na mesma.Na verdade quase na mesma, porque eu apontei, para o nilesat e depois estando na tentei apanhar mais sinal.

apareceu, no meu deco uma funçao "TP", e quando eu mudei para 2 , deco acosou 98 % , quando tentei fazer a busca , tudo bem, mas depois nao aparecia nada.

Tentei utilizar o sat-finder, foi outra dor de cabeça , e pior sem proveito nenhum, porque nao consegui passar do 7 -> com o botao a nivel 2 e 10.5 -> com o botao em 6. Nao percebo nada do sat-finder.

Eu pus o motor a "0" manualmente.Agora uma questao:
quando meto o motor no mastro, aperto aquilo o mesmo sem folgas e de forma definitiva??? Ou deixo uma folga, como faço com a antena para depois acertar a afinaçao???