Edision 2100 e Motor Dimo 120 Diseqc 1.2

P

pmgsr

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100FTA +
FTE DiMo 120+ DiSEqc 1.2 Motor + 80 cm
My Location
Lisboa, Portugal
Boas Pessoal,

Antes demais, uma vez que sou novato no Forum, apresento-me: o meu nome é Pedro, tenho desde há quase uma semana um Edision 2100FTA, uma antena de 80 cm e comprei há 3 dias um motor FTE Dimo 120, com Diseqc 1.2.

Como sou novato na matéria (é a primeira antena que monto) tenho duvidas com a configuração do Edision com o Diseqc.

Aqui vao elas, quem conseguir/souber ajudar, agradeço imenso.

1. Como configuro os satelites para o motor virar correctamente? Já alinhei aquilo para sul e qd coloquei num canal do Astra ele virou para lá, mas para os outros satelites não vira. A minha pergunta é como se configuram os vários satelites: é na Antena Setup, um satelite por antena? Se for, meto diseqc ou USUALS em cada um? E a porta Diseqc é sempre a mesma? E os 12V ligam-se ou não?

2. Este Deco e este motor precisam que procuremos os satelites e os memorizemos ou eles, depois de saberem o sul (e fazendo o acerto "fino" com o primeiro satelite) viram directamente para os outros?

3. E esta é devido ao que eu penso ser uma gralha no manual do FTE Dimo 120, a inclinação configurada no motor Diseqc é a correspondente à latitude (38,5 em lisboa o que dá uma inclinação do Diseqc de 51,5)?
E a inclinação da Antena deverá ser 36 graus (+- em Lisboa) e depois subtrair o que está na tabela do FTE Dimo 120 de declinação (cerca de 6 graus)?

Acho que é tudo :-)

Desculpem o bombardeamento mas não achei posts que me fossem esclareidos quanto a este setup.

Um abraço.

Pedro.

MMatos

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Antena Televés de 110 cm,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
Antes de mais, como este é o teu 1º post, não passaste pela secção criada para as apresentações. Passa por lá, assim fica cumprida uma das primeiras regras do fórum.

Se pesquisares o forum, por exemplo pelas palavras "motor" ou "Dimo120", encontras vários tópicos sobre este tema que te podem ajudar bastante, comigo foi isso que aconteceu. Entretanto, deixo-te já aqui alguns links des um tópicos em que eu participei:

http://www.satellites.co.uk/satellite/assuntos-gerais/87817-dimo-120-quem-tem-pedido-de-ajuda.html

http://www.satellites.co.uk/satellite/424275-post8.html

http://www.satellites.co.uk/satellite/edision/80521-edision2100-motor-prato-de-110-curiosidades-questoes.html

O 2º link aponta para um post do nosso amigo Ferreir_a, que dá uma boa ajuda neta matéria.

Junto também a seguir um extracto de um PM que enviei para um outro membro do fórum, pois penso que esclarece algumas das tuas dúvidas:

o dimo120 é bom?
Olha, eu considero que é bom, pois no meu caso funciona na perfeição. Mas admito que o mesmo possa acontecer com outros, eu decidi-me por ele por ter uma boa impressão da marca FTE, pelo seu preço e pelos comentários que fui lendo por aí. Só detectei uma coisa que não sei se será normal nestes e noutros motores se os pusermos a funcionar com uma antena grande e pesada como a Televés de 110 que eu tenho (não é de alumínio, e estas antenas da Televés são um bom bocado mais pesadas que as da FTE, por exemplo). Estou a referir-me a uma pequena "folga" no braço do motor, no entanto isso não impede que a captação dos vários satélites se faça na perfeição.

é preferivel usar usuals?
Sem dúvida nenhuma. Eu fiquei simplemente maravilhado, pois pensava que iria ter um trabalhão por cada satélite que quisesse memorizar, afinal o usals faz tudo automaticamente depois das afinações iniciais. Só tens é que, no menu de parametrização de antena, escolher a opção usals (Type) e, com o botão azul do comando, aceder ao Menu USALS e introduzir a latitude e longitude do local. Basta indicar esta informação para um satélite (antena), ele assume a mesma informação para os demais satélites. Tem em atenção que por vezes é necessário voltar a introduzir esta informação (lat/long) num dos satélites, já me aconteceu ela desaparecer depois de algumas mexidas no software do deco, como actualização de firms, etc., mas também não custa nada.

é preferivel apontar ao nilesat e depois procurar os sat´s extremos? e fazer pequenas afinações?
Foi isso que eu fiz, seguindo os conselhos de alguns companheiros aqui do Fórum, e dei-me bem. Primeiro, com o motor posicionado no "0", apontei para o que eu calculei ser +- o sul real, depois, já com o menu usals do deco actualizado, mandei-o para o Nilesat (posicionado numa frequência que sabia ter sinal forte). Afinei até conseguir o melhor sinal, depois mandei-o procurar o Hispa (estava OK), depois fiz o mesmo para o Astra28.2. Como neste não estava lá grande coisa, afinei até conseguir o melhor sinal possível, depois voltei ao Nile e ao Hispa e verifiquei que ainda estavam OK. A partir daí, já procurei outros satélites mais a E (Hellas) e mais a W (não memorizei nem me lembro do nome, pois não tinha interesse), sempre captando sinal de grande qualidade. Como é óbvio, os do meio, como o Astra19, Hotbird, Sirius, Eutelsat16, Badr4, etc., foi só mandar para lá.

e por favor explica-me os valores que temos de dar(e que no manual do dimo120 estão mal) ao motor e ao prato.
Para a elevação do braço do motor, podes seguir o que está na tabela do manual do dimo120. Para a elevação da antena é que a fórmula indicada está mal na parte em Português, mas se olhares para as outras línguas (por exemplo o Espanhol) já está correcto. A fórmula que está no Português é
“Elevação (48,5º)-Declinação(6,3º)=42,2º”
e devia ser
“Elevação (30º)-Declinação(6,3º)=23,7º”
Os 30º são fixos (é o ponto de partida para a subtracção), o valor da declinação está na tabela e deve ser o que corresponde à nossa latitude. Dou-te o exemplo da minha instalação, que está na latitude 37.8:
Elevação do motor: 52 de acordo com a tabela, para esta latitude, mas eu coloquei 53 (+ 1 grau, seguindo o conselho de alguns posts que li).
Elevação do prato: 24, que é o resultado de 30º - 5,966 (declinação correspondente à latitude).

Estes valores são os valores de partida, comigo resultaram, mas pode ser necessário proceder a pequenos ajustes para conseguir o melhor sinal, aquando das afinações finais.

Boas.

P

pmgsr

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100FTA +
My Location
Lisboa, Portugal
Resposta muito boa!
Agradeço mesmo a ajuda e penso que fiquei esclarecido com tudo o que havia a esclarecer.

Quanto à apresentação já a fiz :)

Vou fazer uns testes quando conseguir (talvez hoje à tarde!) e vou dizendo qq coisa.

Thanks!

Pedro.

MMatos

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
É para isso que cá estamos.

Depois diz qualquer coisa, sempre gostamos de saber como correram as coisas.

Boas.

P

pmgsr

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100FTA +
My Location
Lisboa, Portugal
Cá estou então a dizer como as coisas correram... e só posso dizer que de facto o USUALS é muito bom.

Depois de apontar a sul e virar a antena para o Astra, acertei-a um pouco e consegui facilmente 98 de qualidade.
A partir daí o USUALs foi muito simpático a possicionar a antena nos outros satélites. Alem dos habituais consegui uma qualidade muito boa em satelites como o Nilesat.
Só quando virava a antena muito para oeste as coisas não estavam tão boas (Hispasat 30W).
Isto quer dizer que é preciso fazer ligeiros acertos, suspeito que na inclinação da antena.

Mas esta expriencia foi feita sem ser no local definitivo - exprimentei no terraço onde trabalho muito confortavelmente :) - assim, quando a levar para o telhado no fim de semana já sei que funciona e que apenas vou ter de fazer esses acertos.
Um outro problema que poderei ter neste ambiente de "teste" é a correcta verticalidade do suporte, que não é famoso... ao contrário da instalação final. Isso poderá ter essa influencia muito negativa na viragem da antena.

Engraçado foi ver a RTP1,2,SIC e TVI no Eurobird 9 :) (Tvtel) - a qualidade é substancialmente superior à Powerbox da Tvcabo, tendo tanto a Powerbox como o Edision ligado a s-video ao meu amplificador AV (infelizmente o Edision precisa de um conversor externo RGB->S-Video)

De qq forma volto a referir que aquelas ideias que aqui deixaste foram extremamente uteis.

Entretanto hei-de dizer como fica a instalação final.

Pedro.

MMatos

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
É estranho não apanhares bem o Hispa30W, é um dos fáceis de apanhar com bom sinal (98). Há aí um problema de afinação, posso dizer-te que na zona da Amadora já cheguei a ter 98 em vários transponders, com uma anteninha de 45 cm na varanda.

A questão da verticalidade do suporte é fundamental. Eu só avancei para a fase seguinte depois de ter a certeza de que estava perfeitamente a prumo, para isso utilizei um nível já com alguma qualidade (existem aqueles pequeninos, que por vezes nos enganam).

Também é fundamental que, à partida, estejas a apontar para o sul real (não o sul magnético), mas a correcção sempre podes fazê-la seguindo o manual do motor, naquela parte da afinação em que diz a medida a tomar se a oeste o sinal melhora se levantar ligeiramente a antena (pressionar apenas o braço do suporte do LN:cool: enquanto que a este melhora se a antena baixar, ou vice-versa.

Estas duas questões são fundamentais para que a antena descreva o arco correcto.

Se tens dificuldade em calcular o sul real, procura aqui no forum pelas palavras "sul real", que encontras boa informação sobre isso.

É curioso, mas estás a fazer exactamente como eu fiz na minha instalação no Alentejo. Primeiro, afinei tudo "cá em baixo" num terraço, depois foi só levar tudo par o local definitivo no telhado (preso atrás da chaminé), foi só procurar um pouco para a esqueda, para a direita ... é já está, tudo a rolar a 100%.

Boas.

P

pmgsr

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100FTA +
My Location
Lisboa, Portugal
Ontem, e antes de hoje ir "prender" tudo, afinei a altura do motor e está tudo praticamente perfeito - 98 no Astra e 98 no Hispasat - os dois mais distantes que me interessam (verdadeiramente o Hispasat interessa-me muito pouco, mas convem estar afinado).

Consegui tambem um excelente sinal para o Nilesat, que segundo diziam por aqui, ás vezes tem falhas. Penso que o facto de ser uma antena de 80 cm é capaz de ajudar bastante em relação às de 60 cm. Mais uma vez este satelite parece ter um interesse relativo (bem, os canais de desporto parecem ser bons :)).

A minha questão em afinar tudo num sitio confortavel era mesmo as das inclinações. A direcção da antená acho que é mais fácil de conseguir em condições, nomeadamente com o satfinder que comprei entretanto.
Foram 10 euros bem gastos, até pq parece-me que depois desta primeira instalação de antena, vou ter que fazer isto a mais não sei quantos familiares :-)

Obviamente que irei utilizar um nivel para conseguir uma verticalidade perfeita.

Já agora, tenho visto por aí em "manuais" e posts que para suportes com "pé", se deve meter "cola" por baixo do suporte, alem de bons parafusos com buchas metálicas. A cola é de facto importante?

Thanks.

Pedro.

MMatos

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
Boas pmgsr.

Essa da cola para mim é novidade. No entanto, se calhar com isso ainda fica melhor..

A minha antena está fixa na chaminé de uma forma que não é a normal, como aquilo tudo tem muito peso optei por furar a parede da chaminé e fixar o suporte por fora e por dentro. Ficou tudo tão fixo que acho que para aquilo caír deve levar a chaminé atrás.

Cuidado com as bucha metálicas, segundo houvi dizer só devem ser usadas em betão, se a parede fôr de tijolo acho que devem ser de plástico, mas também existem buchas dessas resistentes. Foi por esse motivo (tijolo) que optei por fixar o suporte pelo lado de dentro da parede, mas nem todas as chaminés darão para isso.

Boas.

P

pmgsr

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100FTA +
My Location
Lisboa, Portugal
Está tudo montado no sitio e ficou tudo ok.
A questão da cola acabei por não a colocar, até porque tive de colocar um "calço" para ter 100% de verticalidade no suporte. Nem sempre o que parece é e o nível não mente. Se não o tivesse utilizado certamente que ía ter problemas, pelo menos em satélites mais longe dos 0 graus.

Para futura informação de quem precise montar uma solução deste tipo, acabei por colocar a inclinação do motor a 51 e da inclinação da antena a 28, estando em Linda-a-Velha. Acertei no Astra 19.2 (sim, parece que um satélite mais perto dos 0 graus será melhor, mas funcionou :))

Nunca pensei que com um prato de 80 cm conseguiria ter 98 de qualidade em todos os satélites, praticamente todos os TP.
O USUALS eliminou o trabalho todo de acertos.
Como sou relativamente novato nisto ainda agora ando a descobrir satélites e aquilo nunca falha. Ontem foi o hotbird 26E, onde existem os mbc em inglês com bons filmes e séries.

Apenas o feixe do norte da europa do Astra 28.2 me deixa "nervoso" )(-red
Consigo ver quase sem falhas (nomeadamente a ITV) em algumas ocasiões, mas assim que aparecem nuves, nem uma imagem O-no
Irei abrir um tópico sobre isso.

Pedro.

MMatos

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
pmgsr said:
Está tudo montado no sitio e ficou tudo ok.
A questão da cola acabei por não a colocar, até porque tive de colocar um "calço" para ter 100% de verticalidade no suporte. Nem sempre o que parece é e o nível não mente. Se não o tivesse utilizado certamente que ía ter problemas, pelo menos em satélites mais longe dos 0 graus.

Para futura informação de quem precise montar uma solução deste tipo, acabei por colocar a inclinação do motor a 51 e da inclinação da antena a 28, estando em Linda-a-Velha. Acertei no Astra 19.2 (sim, parece que um satélite mais perto dos 0 graus será melhor, mas funcionou :))

Nunca pensei que com um prato de 80 cm conseguiria ter 98 de qualidade em todos os satélites, praticamente todos os TP.
O USUALS eliminou o trabalho todo de acertos.
Como sou relativamente novato nisto ainda agora ando a descobrir satélites e aquilo nunca falha. Ontem foi o hotbird 26E, onde existem os mbc em inglês com bons filmes e séries.

Apenas o feixe do norte da europa do Astra 28.2 me deixa "nervoso" )(-red
Consigo ver quase sem falhas (nomeadamente a ITV) em algumas ocasiões, mas assim que aparecem nuves, nem uma imagem O-no
Irei abrir um tópico sobre isso.

Pedro.
Com uma antena de 80, não vale a pena insistires muito com o Astra28, vais sempre ter problemas de captação.

Pelo muito que li na altura sobre isso, com menos de 110/120, ainda por cima não sendo no norte do País, nunca vai ficar em condições.

Mas credo, o mundo não acaba por não se apanhar bem o Astra28, existem muitos outros satélites por aí.

Boas.

P

pmgsr

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100FTA +
My Location
Lisboa, Portugal
MMatos said:
Mas credo, o mundo não acaba por não se apanhar bem o Astra28, existem muitos outros satélites por aí.
Taras de novatos :)

... bem, não é só isso, é que é dos mais recheados em canais em lingua inglesa.

Pedro.

F

fjsa

Member
My Satellite Setup
Edision 2100 FTA
My Location
Portugal
Boa noite. Adquiri recentemente um motor para animar o meu 2100 fta e estou a passar quase as mesmas dificuldades que já foram referidas neste thread. Só não percebo uma coisa: Utilizando o USALS como fazer para memorizar a posição de um satélite já que introduzindo a lat e long. ele vai para posições erradas (um pouco ao lado)? Sim, sei que poderia voltar ao telhado e mudar tudo, mas obtenho um arco bastante bom e gostava de poder "redefinir" as posições atribuídas pelo USALS.

Pink_Floyd-PT-

Pink_Floyd-PT-

The Dark Side Of The Moon
My Satellite Setup
Edision 2120CX + 2 x FTEmaximal IRD 420SM + Antena Televés de 110 cm + Motor FTEmaximal DiMo120+ + LNC FTEmaximal Quad Universal 0.3dB
My Location
Portugal
fjsa said:
Boa noite. Adquiri recentemente um motor para animar o meu 2100 fta e estou a passar quase as mesmas dificuldades que já foram referidas neste thread. Só não percebo uma coisa: Utilizando o USALS como fazer para memorizar a posição de um satélite já que introduzindo a lat e long. ele vai para posições erradas (um pouco ao lado)? Sim, sei que poderia voltar ao telhado e mudar tudo, mas obtenho um arco bastante bom e gostava de poder "redefinir" as posições atribuídas pelo USALS.
Boas.

Por experiencia propria, aconcelho vivamente a usares o USALS. Já montei 4 motores destes, e de facto é um pouco demorado conseguir afinar tudo. Qual é o motor que tens?
Eu já montei 4 vezes motores FTEmaximal DiMo120+ (o meu por duas vezes, e mais de dois amigos) e faço da seguinte forma: atraves dos manuais e de threads disponiveis aqui no forum, meto todos os dados de afinação correctos (que no motor, quer na antena, e isto irá variar conforme a posição geografica de onde vamos montar o motor). Depois, devemos configurar o receptor como USALS (introduzindo respectivamente os dados de latitude/longitude do local). O motor deve estar o mais bem afinado possivel a sul, para tal o uso de uma bussola (cuidado com o campo magnetico nas redondesas da bussola (ferragens e outros metais), ja perdi uma tarde inteira a montar uma antena devido a isso), mas tambem podemos fazer da seguinte forma: com tudo ligado e respectivamente conectado, metemos o receptor no Nilesat e deixamos o motor deslocar-se ate à posiçao, depois manualmente (se possivel com a ajuda de um Satfinder) captamos o satélite e afinamos o melhor que conseguirmos. Depois vamos procurar os satelites extremos (este/oeste), sempre afinando o melhor que conseguirmos. Depois destes estarem bem afinados, em principio todos os outros que se encontram pelo meio, vao ser captados sem necessitar de afinação.
Na minha opinião, mais vale perder um pouco mais de tempo (e paciencia) em cima do telhado a afinar tudo bem afinado, do que perder talvez ainda mais tempo a configurar o sistema Diseqc 1.2, ou seja, satelite a satelite.
Se o receptor dispoe de USALS, porque nao aproveitar, já que torna as coisas bem simples? ;)

Cumps, Pink_Floyd[PT]

F

fjsa

Member
My Satellite Setup
Edision 2100 FTA
My Location
Portugal
Obrigado pela resposta. Entretanto já fiz mais umas afinações e as coisas correram bem. Como dizes só é preciso ter paciência. Já agora, o meu motor é um Moteck SG 2100.
Quanto à melhor forma de afinar este tipo de sistema, eu tenho visto por aqui pessoal a usar métodos bastante diferentes. Acho que não há um método ideal. cada caso é um caso. Acho que é mesmo necessário antes de mais compreender alguns conceitos e depois fazer as coisas com lógica, e com paciência. Se apontamos para o satélite do meio ou para os extremos... acho que isso depende mesmo de cada caso e do que se pretende.

F

francisco melo

Member
My Satellite Setup
windows xp
My Location
portugal-sesimbra
Caro Mmatos

Tenho um motor disecqC 1.2 da Iberosat, na zona de sesimbra.

Como chegou a esses valores de 51 e 28 ?

O 51 penso ser através da latitude do sitio, mas e o 28?

Uma coisa me intriga :-se a antena só roda, ou parece rodar, apenas na horizontal, como é que vai buscar a elevação de cada satélite?
obrigado
francisco

MMatos

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
francisco melo said:
Caro Mmatos

Tenho um motor disecqC 1.2 da Iberosat, na zona de sesimbra.

Como chegou a esses valores de 51 e 28 ?

O 51 penso ser através da latitude do sitio, mas e o 28?

Uma coisa me intriga :-se a antena só roda, ou parece rodar, apenas na horizontal, como é que vai buscar a elevação de cada satélite?
obrigado
francisco
Não fui eu quem chegou aos valores 51 e 28, foi o pmgsr. Por sinal, estes valores deviam ser 51 e 24, de acordo com a latitude de Linda-a-Velha, mas se ele colocou 28 e funciona, tudo bem ... quando está bem não se mexe.

Estes valores correspondem à elevação do motor e da antena, respectivamente, variam em função da latitude do local onde vamos montar o motor, normalmente os manuais que acompanham os motores trazem umas tabelas com estes valores. Existem também aí pelo Fórum alguns manuais de antenas que também têm isso, por exemplo aqui:
http://www.satellites.co.uk/satellite/instala%E7%F5es-de-antenas-frequ%EAncias-dos-sats/70247-manual-de-antenas.html#post393038

Quanto ao movimento da antena, ela além de rodar horizontalmente também se vai inclinando, o movimento do braço do motor está calculado para dar a inclinação necessária, inclusivé ao LNB.

Boas.

PS: Em Sesimbra, eu experimentaria um elevação do motor 52 e uma elevação de antena 24.

F

francisco melo

Member
My Satellite Setup
windows xp
My Location
portugal-sesimbra
Caro Matos
Continuo sem perceber como se chega ao valor 28.
O 52 vamos buscá-lo á latitude do lugar, mas e o 28 ?
E se o Matos aconselha o 24, porque é?
Numa resposta ao amigo pedro escreveu "Os 30º são fixos (é o ponto de partida para a subtracção), o valor da declinação está na tabela e deve ser o que corresponde à nossa latitude. Dou-te o exemplo da minha instalação, que está na latitude 37.8:..."""
Ora os 30 são fixos porquê?
Já tenho o motor montado (sesimbra)já memorizei o astra19, o hotbird, e o hispasat, mas continuo sem perceber esse dado
obrigado
francisco

MMatos

MMatos

Regular Member
My Satellite Setup
Edision 2100,
Motor FTE Dimo120+
My Location
(PT) Alentejo e Amadora
Olá.

Chega-se ao valor 28 da mesma forma que se chega ao 52, são os valores que estão nas tabelas e que correspondem à latitude do lugar. O 28 na tabela de elevação da antena, o 52 na tabela de elevação do motor.

Aconselhei o 24 porque é o valor que está na tabela de elevação de antena para a latitude de Sesimbra.

A referência que fiz aos 30º tem a ver com a forma como se fazem as contas para calculara elevação da antena, se não nos quisermos limitar a consultar a respectiva tabela. Vou tentar explicar como cheguei às conclusões que referi, após ter olhado para os manuais e para as tabelas que lá se encontram:

-- De acordo com o que está na tabela, quem estiver na latitude "0" tem de dar uma elevação de antena de 30º (não me perguntem porquê, foi certamente alguém que percebe muito mais disto que eu que chegou a essa conclusão).

-- Existe uma coisa chamada "declinação magnética" (ou correcção), expressa também em graus, que vai aumentando à medida que nos afastamos da latitude "0". Para Sesimbra (latitude +- de 38,5º), a declinação é +- de 6º.

-- Portanto, como quanto mais nos afastamos da latitude "0" menos temos de elevar a antena para apontar para o mesmo sítio (parece óbvio), se subtraírmos os 6º aos 30º obtemos o valor 24 para Sesimbra.

Mas não há necessidade de nos estarmos a preocupar com estas contas, alguém já as fez e construiu as tabelas, como eu disse apenas temos de olhar para essas tabelas e usar os valores que lá estão para a nossa latitude. Depois é apenas fazer pequenos ajustes até a coisa ficar com o melhor sinal possível.

Boas.

F

francisco melo

Member
My Satellite Setup
windows xp
My Location
portugal-sesimbra
Caro Matos

tudo entendido

Muito obrigado

francisco

F

francisco melo

Member
My Satellite Setup
windows xp
My Location
portugal-sesimbra
'Pink_Floyd[PT said:
Boas.

Por experiencia propria, aconcelho vivamente a usares o USALS. Já montei 4 motores destes, e de facto é um pouco demorado conseguir afinar tudo. Qual é o motor que tens?
Eu já montei 4 vezes motores FTEmaximal DiMo120+ (o meu por duas vezes, e mais de dois amigos) e faço da seguinte forma: atraves dos manuais e de threads disponiveis aqui no forum, meto todos os dados de afinação correctos (que no motor, quer na antena, e isto irá variar conforme a posição geografica de onde vamos montar o motor). Depois, devemos configurar o receptor como USALS (introduzindo respectivamente os dados de latitude/longitude do local). O motor deve estar o mais bem afinado possivel a sul, para tal o uso de uma bussola (cuidado com o campo magnetico nas redondesas da bussola (ferragens e outros metais), ja perdi uma tarde inteira a montar uma antena devido a isso), mas tambem podemos fazer da seguinte forma: com tudo ligado e respectivamente conectado, metemos o receptor no Nilesat e deixamos o motor deslocar-se ate à posiçao, depois manualmente (se possivel com a ajuda de um Satfinder) captamos o satélite e afinamos o melhor que conseguirmos. Depois vamos procurar os satelites extremos (este/oeste), sempre afinando o melhor que conseguirmos. Depois destes estarem bem afinados, em principio todos os outros que se encontram pelo meio, vao ser captados sem necessitar de afinação.
Na minha opinião, mais vale perder um pouco mais de tempo (e paciencia) em cima do telhado a afinar tudo bem afinado, do que perder talvez ainda mais tempo a configurar o sistema Diseqc 1.2, ou seja, satelite a satelite.
Se o receptor dispoe de USALS, porque nao aproveitar, já que torna as coisas bem simples? ;)

Cumps, Pink_Floyd[PT]
Amigo pink_floyd
como tem experiência no USALS veja se me desenrasca:
no meu menu "Usals" tenho um comando " IR À REFERÊNCIA"
Sabe o que este cmd faz?
NO USALS, não vejo nenhum comando para memorizar a posição dos satélites, como no diseqc, é mesmo assim?
Após inserir a lat. e long. do lugar, basta ir á lista dos satélites e escolher um para o motor levar a antena para lá?
O ajuste dos limites é obrigatório ou facultativo?
Um dos comandos do USALS é "Local" aqui há a opção -manual e depois uma lista de cidades , onde por acaso lisboa não entra.
parece que a opção não pode ser outra que "manual" não é?
Aqui no acerto todos falam no satelite NILE sat, nos 7 ºOeste.
Mas nas minhas pesquisas na net esse satelite não cobre portugal, mas sim o medio oriente.
Já o satelite atlantic bird 3-5ºoeste, cobre bem toda a peninsula, mas não se fala nele.
Há alguma razão para isto?
obrigado e um abraço
francisco