• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn more.

Falta de Força (intensidade) do sinal

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
tenho im FTE IRD120 e esta tudo OK com ele.
um vizinho meu tem um aparelho igual ao meu, mas o problema é que não tem intensidade de sinal suficiente, inclusivamente o led amarelo não acende, ou se o faz, é com muito pouca intensidade. e isto tudo na minha casa, portanto com o meu lnb, etc.
em princípio pensámos que o problema fosse alguma configuração mal feita, portanto pensámos em formatar o bicho, com o JTAG. testamos e tudo na mesma. depois experimentamos clonar o aparelho dele com o meu, pensando que algumas das configurações não fossem programadas a partir do JTAG. e tá tudo igual.

chegados a este ponto a unica conclusão que eu consigo tirar é que o problema não é devido ao firmware, mas sim ao hardware...

a minha dúvida é se isto tem solução, ou o melhor a fazer é deitar isto pela janela:-rofl2

já algém teve o mesmo problema?

cumps,
sat22.

CAÇOILA

ASBO Club Member - Persona non grata
My Satellite Setup
2 fte maximal ird 420 sm/fte max s100/fte mas s200 c/ cardsharing
My Location
portugal
caro amigo claro k é a configuraçao mas sim do lnb no deco vai ao teu deco e ve em k lnb tens e dps colocas no mesmo lnb do deco do teu amigo experimenta isso

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
Kaon 570 ksf & FTE´s 420 & max S100
Hispasat30w Astra19E Hotbird13E Nilesat7W, panelas 80,60 e 40cm, diseqs 4x1, lnb´s single,double e quadruplo. agora até com motor....
My Location
Latitude 37ºN , Longitude7º 50´W (Al Garb) geoide wgs84
o meu vizinho tem o mesmo problema com um 120 , exactamente o mesmo problema!

ja clonamos de outro e nada.......
desde colocar o firm de fabrica e substituir por novo firm e nada nada...........

ve-se uns canais e nao se ve outros m, quer fta quer $$$$

a luz amarela fica fraca com o a falhar....

outras vezes ve-se a 100%, isto numa antena a 100% a debitar por lnb quadruplo para diversas habitacoes, da antena nao é........

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
caçoila,

claro que experimentei isso. não ia incomodar os membros do forum com perguntas estupidas antes de testar todas as hipóteses possíveis e antes de ver se havia algum post sobre o assunto. procurei pelo forum e não encontrei nada parecido. quanto à outra questão, de duas uma ou não fui ao local apropriado para configurar o lnb ou então o problema foi outro. também, penso que, depois de fazer a clonagem o aparelho do meu vizinho fica com a mesma configuração (lnb incluido) que o meu aparelho. corrijam-me se estiver enganado.

o que pedia era que me dissessem todos os passos que tenho que seguir para, 1º verificar as configurações do meu lnb e 2º introduzir essas configurações no outro aparelho. posso (e é o mais provável) ter feito alguma burrice e ter visto as configurações num sitio errado.

vma99,

é isso mesmo que está a acontecer comigo. sabes qual é o problema? ou melhor, sabes qual é a solução?

cumps,
sat22.

21ricardo

Regular Member
My Satellite Setup
fte420, MAX S100
My Location
portugal
Amigos , testem os vossos aparelhos no cabo da antena dos vossos vizinhos antes de fazerem qualquer coisa, é que pode ser varias coisas, desde antenas , lnb, cabo da antena danificado, etc...

cumps ricardo

CAÇOILA

ASBO Club Member - Persona non grata
My Satellite Setup
2 fte maximal ird 420 sm/fte max s100/fte mas s200 c/ cardsharing
My Location
portugal
sat22 said:
caçoila,

claro que experimentei isso. não ia incomodar os membros do forum com perguntas estupidas antes de testar todas as hipóteses possíveis e antes de ver se havia algum post sobre o assunto. procurei pelo forum e não encontrei nada parecido. quanto à outra questão, de duas uma ou não fui ao local apropriado para configurar o lnb ou então o problema foi outro. também, penso que, depois de fazer a clonagem o aparelho do meu vizinho fica com a mesma configuração (lnb incluido) que o meu aparelho. corrijam-me se estiver enganado.

o que pedia era que me dissessem todos os passos que tenho que seguir para, 1º verificar as configurações do meu lnb e 2º introduzir essas configurações no outro aparelho. posso (e é o mais provável) ter feito alguma burrice e ter visto as configurações num sitio errado.

vma99,

é isso mesmo que está a acontecer comigo. sabes qual é o problema? ou melhor, sabes qual é a solução?

cumps,
sat22.
caro amigo repara bem na tua resposta?
e para mais nao existem perguntas estupidas mas sim respostas estupidas.
volto a mencionar o problema ta na configuraçao do lnb do deco
cumprimentos

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
amigo caçoila, não queria entrar em conflicto contigo, mas sim obter a solução para o problema. a unica coisa que eu disse foi que penso que testei a configuração do lnl (ou melhor introduzi no segundo deco as configurações do primeiro). e digo penso porque talvês tenha visto no local errado.

a única coisa que pedia, para me ajudarem a resolver o problema, é que me indiquem o menu onde tenho que ver se a configuração está correcta e quais seriam os valores que deveriam lá estar (já agora).

cumps,
sat22.

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
Hispasat30w Astra19E Hotbird13E Nilesat7W, panelas 80,60 e 40cm, diseqs 4x1, lnb´s single,double e quadruplo. agora até com motor....
My Location
isso nao é problema de configuracao! ja mexi em dezenas de fte, 120, 420, 420 Sm , Univers, comag...(ja para nao falar em Max S100 e Kaons 570 KSF e KSC 16.co.a1 e 12.co.a1, etc etc..... Tá tudo na cabeça, meus, este é o meu hobby , montar à familia e a ajudar amigos e vizinhos, sei bem do que falo.....

ja sei alterar nas confiiguracoes lnb´s, diseqs e tudo isso, ja testei o bicho em directo, por diseq, por motor,... se tudo trabalha bem (outros decos) pq nao este 120?... e repara que eles aquecem muito, esse é o problema!
ja clonei de outros.... (ja se sabe que quando se clona compativeis mas nao interoperaveis, de outros há o problema de configurar o comando remoto, em especial o 120 que nao tem comando frontal....

o 120 é um bicho barato mas muito fraquito, optimo pro campismo e pouco mais...... acho que nao há solucao...... aguentar e sucata, arranjo? quiça se arranjares alguem jeitoso em electronica e se veja qq coisa queimada lá dentro

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
amigo vma99, infelizmente também penso como tu... tenho menos (muito menos) experiência do que tu nestas coisas mas é só o que me parece. já verifiquei os parâmetros todos, como já disse, e nada! o bicho continua a queixar-se!
já agora se conheces tão bem este material, não me podias dar os passos que tenho que seguir para chegar ao menu de configuração do lnb, e quais deviam ser os valores que lá deviam estar?

obrigado,
sat22.

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
21ricardo,

o problema nem é esse!
o problema é que o meu aparelho a trabalhar na minha instalação (panela, lnb, cabo e scart) está impecável!
desligo o meu aparelho e ligo o dele à mesma intalação, e nada! lá está a luz amarela morta ou cintilante, mas muito fraca.

parece mesmo aquilo que diz o caçoila, mas já verifiquei isso tudo!
se alguém me dissesse onde e o quê que tenho que verificar, e quais os valores correctos ficaria imensamente grato.

obrigado,
sat22.

21ricardo

Regular Member
My Satellite Setup
fte420, MAX S100
My Location
portugal
sat22 said:
21ricardo,

o problema nem é esse!
o problema é que o meu aparelho a trabalhar na minha instalação (panela, lnb, cabo e scart) está impecável!
desligo o meu aparelho e ligo o dele à mesma intalação, e nada! lá está a luz amarela morta ou cintilante, mas muito fraca.

se alguém me dissesse onde e o quê que tenho que verificar, e quais os valores correctos ficaria imensamente grato.

obrigado,
sat22.
Amigo, penso que com a clonagem com o seu deco resolveria o problema pois os parametros ficavam identicos.

Nunca me aconteceu isso nem nada parecido mas cheira-me a avaria.

cumps ricardo

21ricardo

Regular Member
My Satellite Setup
fte420, MAX S100
My Location
portugal
sat22 said:
21ricardo,

o problema nem é esse!

obrigado,
sat22.
Amigo, penso que com a clonagem com o seu deco resolveria o problema pois os parametros ficavam identicos.

Nunca me aconteceu isso nem nada parecido mas cheira-me a avaria.

cumps ricardo

renova

Regular Member
My Satellite Setup
Satellite Hisp. Nil. Hot. Sl65-IRD420SM-Max S100-AZBOX
My Location
Portugal
Boas, eu tenho um 120 que começou por fazer a mesma coisa e ate que chegou o dia que a luz amarela so acendia quando o aparelho estava bem quente eu abri o dito e reparei que aquelas peças redondas azuis as maiores (5 iguais) que la estao dentro estavam como que a rebentar... ainda nao tive tempo para as substituir mas talvez ate seja esse o teu problema tambem excesso de trabalho

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
amigo renova, quando li o teu post fez-se luz na minha cabecinha!:)
é que na semana passada tive os dois decos abertos o meu e o do meu vizinho.
e não é que o dele também tinha os condensadores um bocado inchados! na altura não liguei porque na altura o problema era a programação com o JTAG. mas agora que falas nisso tudo faz sentido...
vou ver o que consigo ver a esse respeito.

obrigado,
sat22.

renova

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
eu no meu estou convencido que é isso mas ainda nao os mudei, tenho o deko arrumado na gaveta, como ja tem subtitutro e nao me tem feito falta

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
amigo 21ricardo, eu já clonei o deco do meu vizinho com o meu... e nada ficou tudo na mesma. eu, na altura, também penssei nisso que os parametros iriam ficar iguais. mas não resultou.

o amigo renova acabou de me dar uma ideia...

vou experimentar e depois digo qualquer coisa.

obrigado,
sat22.

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
renova, é normal que seja e eu também reparei nisso no deco do meu vizinho... e também vi que o meu deco esses condensadores estavam diferentes(normais), mas não liguei a isso!

mas disseste que o deco depois de quente funciona bem?

cumps,
sat22.

sat22

Regular Member
My Satellite Setup
FTE MAXIMAL ird120
My Location
Portugal
isto é, ainda não está resolvido mas já está encontrada a causa...
vejam em:

http://www.satellites.co.uk/satellite/fte-manuais/
90361-ferramentas-e-pdfs-para-avarias-e-ressucitacao-de-ird.html

um dos documentos que lá vem fala exactamente deste problema!
"Perdida señal Lnb,Saltos Imag..PDF"

e é exactamente o que dizia o renova! o problema é dos condensadores!
a minha sugestão é trocar todos os condensadores de 1000uF 10V, por condensadores 1000uF 25V. Este é o valor dos condensadores que está no meu aparelho, que está a funcionar.

Obrigado a todos!

cumps,
sat22.

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
depois diz se resultou se fazes esse favor! ja agora se nao for muito,manda pm

gostava de resolver o mesmissimo problema ao meu vizinho.

esse deco sendo limitado (igual a todos os old FTE) tem a particularidade do tamanho/ 12Volts ,o que é optimo para campismo...............

costuno clonar do 420 para o 120 e vice versa na boa.... se for do sl55 , tenho de ter o cuidado a actualizar a RCUM respectiva (que agora nem sei de cor, so vendo)

renova

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
pois amigo e companheiro satelico eu tinha a minha convicção, sabes quando o meu 120 avariou nao tinha outro e entao fui para o 420 e ai quando o abri foram as diferenças interiores que me levaram a isso, dos condensadores como lhe chamas, olha se der resultado avisa, boa sorte