Formato 16:9 na Dream ?!?!?, Será que sou eu tenho este problema ???

My Satellite Setup
DreamBox 500C
My Location
Portugal
DM500C -> Tv 16:9 pela scart

Mais ninguém tem uma Dream ligada a uma Tv de formato panoramico?

Se há alguém, que diga por favor, se consegue ter a imagem em 16:9 ...

Já experimentei todas as configurações de imagem no gemini 2.8 e dá sempre o mesmo !

Já configurei o AV settings em 4:3 letterbox, 4:3 panscan e 16:9, mas dá sempre o mesmo formato de imagem na Tv 4:3 com as listas negras de um lado e doutro !

Pessoal ... digam coisas !

joao_jma

Regular Member
My Satellite Setup
Dreambox 500C
My Location
Portugal
psousa said:
DM500C -> Tv 16:9 pela scart

Mais ninguém tem uma Dream ligada a uma Tv de formato panoramico?

Se há alguém, que diga por favor, se consegue ter a imagem em 16:9 ...

Já experimentei todas as configurações de imagem no gemini 2.8 e dá sempre o mesmo !

Já configurei o AV settings em 4:3 letterbox, 4:3 panscan e 16:9, mas dá sempre o mesmo formato de imagem na Tv 4:3 com as listas negras de um lado e doutro !

Pessoal ... digam coisas !
Boas,

tenho a box ligada a uma Tv "normal" posso hoje verificar se em formato 16:9 (noutra televisão funciona ou não).

Já agora como é que tens ligado os cabos na box? o cabo da TVKAKA entra na box ou na TV? não poderiamos fazer como nas antigas caixas? Ligar o cabo da TV KAKA na TV e só o scart ligado da TV para a BOX.

Obrigado

My Satellite Setup
DreamBox 500C
My Location
Portugal
joao_jma said:
Boas,

tenho a box ligada a uma Tv "normal" posso hoje verificar se em formato 16:9 (noutra televisão funciona ou não).

Já agora como é que tens ligado os cabos na box? o cabo da TVKAKA entra na box ou na TV? não poderiamos fazer como nas antigas caixas? Ligar o cabo da TV KAKA na TV e só o scart ligado da TV para a BOX.

Obrigado
Se tens uma Dream, tens de ter o cabo da Tvkaka ligada à box, para que esta descodifique o sinal. E depois mandas o sinal de video para a Tv pela ligação scart. Doutra forma, não estou a ver ...

cumps.

joao_jma

Regular Member
My Satellite Setup
Dreambox 500C
My Location
Portugal
psousa said:
Se tens uma Dream, tens de ter o cabo da Tvkaka ligada à box, para que esta descodifique o sinal. E depois mandas o sinal de video para a Tv pela ligação scart. Doutra forma, não estou a ver ...

cumps.
Ok, obrigado,

logo à noite vou tentar verificar a questão do 16:9.

My Satellite Setup
Dreambox 500s
Gemini
My Location
Portugal
O problema é que praticamente não há canais a emitirem em 16:9 (a bem ver ainda não encontrei nenhum). Emitem em 4:3 com a imagem cortada
Podes verificar o formato em que está a ser feito o streaming no painel de informações da dreambox (No menu acedido com a tecla "dream" --> "info" )
A única solução para veres em 16:9 "falsificado", é utilizar as opções da TV para ampliar a imagem de modo a ocupar todo o ecran (se esta tiver essa opção). É claro que se dá uma certa perda de qualidade, já que corresponde a um zoom.
Já agora se alguém conhecer algum canal no Hispasat que emita em 16:9, contribua aí para o conhecimento do pessoal :)

Abraço

My Satellite Setup
Dreambox 500s
Gemini
My Location
Portugal
De acordo com a Tele digital, no Hispasat só há emissões de teste em 16:9 na Al Jazeera TV. Não sei em que horário.

Hispasat 1C (30.0W) - 12092.00 V - DVB-S - 27500 3/4 - NID: 50 - TID: 13 - Txp: 60 - Beam: Spain

Abraço

jpa

Member
My Satellite Setup
DreamBox500C
My Location
Portugal
Pois eu tenho um problema inverso.
Tenho uma TV 4:3 e nos canais VOD que são transmitidos em 16:9 a imagem aparece-me distorcida (encolhida).
Tambem já alterei para todas as opções possiveis o formato da imagem na DM mas não existe nenhuma alteração.
Será possivel visualizar os VOD numa TV 4:3 com as barras pretas por cima e por baixo de modo a que a imagem não ficasse distorcida ?

My Satellite Setup
Dreambox 500s
Gemini
My Location
Portugal
Teoricamente se escolheres o formato "letterbox" deverias conseguir o que queres. Pode acontecer que o problema esteja na configuração da TV (mais provável) ou de algum aparelho que tenhas em intermédio (video, leitor DVD...)
Já agora de que VOD estás a falar? Os portugueses e espanhois não transmitem em 16:9. Transmitem em 4:3 com as tais "barrinhas pretas" de que falas.

Abraço

jpa

Member
My Satellite Setup
DreamBox500C
My Location
Portugal
Os VOD da kaka cabo são transmitidos em 16:9

E esse é o meu problema pois na minha tv 4:3 e mesmo tendo definido o formato da imagem para 4:3 letterbox na DM a imagem não me apareçe com as tais barras pretas mas apareçe-me a ocupar todo o ecran e encolhida.

Já experimentei alterar o formato da imagem na DM mas não tem nenhuma consequencia na imagem da tv.

My Satellite Setup
Dreambox 500s
Gemini
My Location
Portugal
Percebo agora o que queres dizer...
Na realidade a imagem é transmitida em 4:3, mas é distorcida (encolhida por assim dizer), para que em televisões 16:9, a imagem quando esticada fique normal e não com aquele aspecto horrível de imagem esticada. É até uma solução engenhosa para quem tem televisores com formato 16:9, porque permite menor perda de definição para ocupar todo o ecran. É no entanto chato para quem tem televisores 4:3, porque não me parece que haja solução para ver a imagem em condições. Pelo menos soluções que não deem mais trabalho do que o no de canais a emitir nesse formato "distorcido" merece (que eu tenha notado são só os VOD portugueses e destes nem todos)

Abraço