Fte Motor DiSEqC 1.2 DiMo 1.2

konki

Arcade Bandit
My Satellite Setup
satconn dvb 2000 fta,
univers 4101 by k.f.t.,
FTE max s200,
univers4111 by FTE
univers4113 by FTE
dreambox 500S
My Location
germany & portugal
O motor é um DiMo 120+
Comprei um motor para por na minha panela.
Passei a tarde toda no telhado para ver se conseguia resolver este assunto.
Até que começou a escurecer e fiquei saturado.
Montei-o e depois comecei a procurar satélites no meu Satconn e aconteceu-me os seguintes problemas:
Configurei Astra 19.2ºE, Hotbird 13.0ºE e quando vou para procurar o Hispa,
não o encontrei. comecei tudo de novo mas primeiro começando pelo Hispa!
Encontrei, fiz uma busca de canais e quando fui para procurar os outros dois, aconteceu a mesma coisa. Nem Astra nem Hot...
O problema era: Tinha Astra e Hotbird estava tudo bem quando ia para o hispasat tinha que baixar a antena para apanhar sinal e se vinha outra vez para o Hotbird ou para o Astra, tinha que voltar a levantar a antena!
Fiz o mesmo processo com a Dreambox 500S e com o FTE max S200 e sempre com o mesmo erro. Até que desesperei e não sei que mais posso fazer.
Será que alguem me pode dar umas dicas?

ctc

ASBO Club Member - Persona non grata
My Satellite Setup
Echostar 2500IP
My Location
Lisbon Portugal
Na secção 'Questões frequentes', tem um tema 'Manual de antenas', em que explica como instalar uma antena com motor, aí poderá aprender tudo sobre o assunto.
Para já, a sua antena não está correctamenta apontada ao sul.

partner

Regular Member
My Satellite Setup
hispsat,astra,hotbird, nilesat,eurobird,motor disegq 1.2

golden interstar dsr-8001 Premium
My Location
vietnam
boas amigo ....o ideal e começar pelo nile k fica a apontar o sul,e depois fica mais facil conseguires...os outros se nao conseges ter o nilesat tenta conseguir um k esteja a Este como o astra e o ispasat a oeste depois deves ficar com os restantes pelo meio...cump.

partner

Regular Member
My Satellite Setup

My Location
vietnam
konki said:
O motor é um DiMo 120+
Comprei um motor para por na minha panela.
Passei a tarde toda no telhado para ver se conseguia resolver este assunto.
Até que começou a escurecer e fiquei saturado.
Montei-o e depois comecei a procurar satélites no meu Satconn e aconteceu-me os seguintes problemas:
Configurei Astra 19.2ºE, Hotbird 13.0ºE e quando vou para procurar o Hispa,
não o encontrei. comecei tudo de novo mas primeiro começando pelo Hispa!
Encontrei, fiz uma busca de canais e quando fui para procurar os outros dois, aconteceu a mesma coisa. Nem Astra nem Hot...
O problema era: Tinha Astra e Hotbird estava tudo bem quando ia para o hispasat tinha que baixar a antena para apanhar sinal e se vinha outra vez para o Hotbird ou para o Astra, tinha que voltar a levantar a antena!
Fiz o mesmo processo com a Dreambox 500S e com o FTE max S200 e sempre com o mesmo erro. Até que desesperei e não sei que mais posso fazer.
Será que alguem me pode dar umas dicas?
vou ver se te explico melhor ...eu fiz assim no meu apontei a antena ao nilesat k fica a apontar o sul apertei tudo um pouco com a funçao mover o motor fui rodando ate ter sinal no hispasat claro pra ter sinal tive de mexer um pouco na inclinaçao,voltei ao nile a ver se tinha sinal e assim consegui logo ter dois depois fui pra este e nem foi presiso mexer apanhei logo o hotbird so nao consegui o turksat porque tenho obstaculos a frente ...olha espero k dê pra entenderes alguma coisa e vê esse manual k o amigo te indicou pois e muito bom ...cump

konki

Arcade Bandit
My Satellite Setup
satconn dvb 2000 fta,
univers 4101 by k.f.t.,
FTE max s200,
univers4111 by FTE
univers4113 by FTE
dreambox 500S
My Location
germany & portugal
partner said:
vou ver se te explico melhor ...eu fiz assim no meu apontei a antena ao nilesat k fica a apontar o sul apertei tudo um pouco com a funçao mover o motor fui rodando ate ter sinal no hispasat claro pra ter sinal tive de mexer um pouco na inclinaçao,voltei ao nile a ver se tinha sinal e assim consegui logo ter dois depois fui pra este e nem foi presiso mexer apanhei logo o hotbird so nao consegui o turksat porque tenho obstaculos a frente ...olha espero k dê pra entenderes alguma coisa e vê esse manual k o amigo te indicou pois e muito bom ...cump
Eu acho que já entedi!
Penso que o meu erro era de que nao tinha a antena centrada a sul. E por isso tinha que a levantar nos satélites situados a Este, e baixa-la nos satélites situados a Oeste. Portanto tenho que quando estiver na posicao 0 (sul) andar com ela um pouco mais para Este!!! Certo?

partner

Regular Member
My Satellite Setup

My Location
vietnam
konki said:
Eu acho que já entedi!
Penso que o meu erro era de que nao tinha a antena centrada a sul. E por isso tinha que a levantar nos satélites situados a Este, e baixa-la nos satélites situados a Oeste. Portanto tenho que quando estiver na posicao 0 (sul) andar com ela um pouco mais para Este!!! Certo?
posisionas a antena apontada a sul depois o k roda e o motor,claro podes ter de mexer um pouco na antena ...na inclinaçao pois so agora vi k nao estas em portugal mas penso k e igual so nao consegues os mesmos satelites mas a afinaçao e o mesmo sistema...cump.

konki

Arcade Bandit
My Satellite Setup
satconn dvb 2000 fta,
univers 4101 by k.f.t.,
FTE max s200,
univers4111 by FTE
univers4113 by FTE
dreambox 500S
My Location
germany & portugal
partner said:
posisionas a antena apontada a sul depois o k roda e o motor,claro podes ter de mexer um pouco na antena ...na inclinaçao
Bom, já é tarde.
tenho que me ir.
Origado pelas dicas.
Acho que amanha vou conseguir...
Depois eu digo se ficou bem ou nao!!!
Cump´s...
:-doh2

for-it

Regular Member
My Satellite Setup
FTe & Clones, Samsung Dsr9000 Via CI+Matrix Rld, Mirage1010E, BigSat Dsr 6500 .Pabs 120 cm.etc...
My Location
Oporto-Portugal
1º ponto fundamental: com o motor e prato montados no suporte reverifica a verticalidade do suporte com um nível, caso não esteja absolutamente nivelado escusas de andar a perder tempo a apontar o prato.
Se morares no Norte do País apontas ao nile, se morares no Sul ao Atlantic Bird 3.Colocas a elevação do motor correspondente à tua latitude, caso seja nos 41º latitude colocas nos 49. Depois de afinares a antena ao satélite ao teu Sul (nile ou Atl Bird 3) independentemente do satélite anterior escolhido recomendo afinação esmerada ao nilesat porque o atlantic bird3 tem o sinal muito forte e mesmo que a antena não esteja muito bem afinada iria parecer que o estava enquanto que ao fazer a afinação ao nilesat que é muito manhoso já não há incertezas,depois disto não deveria ser necessário fazer mais nada a não ser procurar os sats, mas para reverificares vais procurar o hotbird ou o astra1 a Este e de seguida o Hispa a Oeste.
Dicas:
-Ao flexionares o prato para baixo nos satélites a este e oeste aumenta o sinal, aumentar a inclinação do motor e reduzir a da antena; no caso inverso diminuir a inclinação do motor e aumentar a da antena (usando o nile).Esta afinação é muito próxima da escala indicada lateralmente no motor para a tua longitude.
-Nos sats a este é preciso inclinar para baixo a antena para aumentar o sinal e nos sats a oeste é preciso inclinar para cima é necessário rodar o conjunto do motor para Oeste. O inverso implica rodar para Este, esta afinação é milimétrica, basta reparares que a diferença entre o nile e o atl bird3 são 2 milímetros no suporte.
-O facto da base do suporte estar nivelado ao nível do apoio onde apertámos os parafusos não quer dizer nada, onde vale a pena aferir é mesmo onde aperta o motor porque 90% das vezes há uma diferença entre a base e o tubo onde apertámos o motor porque quem fabrica é mais ou menos a olho o que depois dá erros ao instalador.Ao procurar um satélite também devemos usar um transponder forte, caso contrário passas por ele sem notar (usa transponders se possível com um symbol rate (SR) superior ou igual a 22 000.
Boa Sorte, vais ver que é fácil...

for-it

Regular Member
My Satellite Setup
FTe & Clones, Samsung Dsr9000 Via CI+Matrix Rld, Mirage1010E, BigSat Dsr 6500 .Pabs 120 cm.etc...
My Location
Oporto-Portugal
Caso o teu deco suporte usals, depois de lhe colocares a tua latitude e longitude e tendo escolhido o sat a sul conforme dica no post anterior,mandas em usals o motor para o nile e afinas em tudo igual ao descrito no mesmo post, e em princípio ao mandares gotox ele posicina no sat pretendido.
Eu apesar de ter usals usei diseqc porque só depois de ter tudo a 100% (capto tudo entre os 53º Este e 40º Oeste), é que vi que podia ter usado usals ,porque pensei que fosse característica do motor e as instruções não o mencionavam.De qualquer forma não precisei de afinar nem a este nem a oeste.
Cmpts,

konki

Arcade Bandit
My Satellite Setup
satconn dvb 2000 fta,
univers 4101 by k.f.t.,
FTE max s200,
univers4111 by FTE
univers4113 by FTE
dreambox 500S
My Location
germany & portugal
for-it said:
Caso o teu deco suporte usals, depois de lhe colocares a tua latitude e longitude e tendo escolhido o sat a sul conforme dica no post anterior,mandas em usals o motor para o nile e afinas em tudo igual ao descrito no mesmo post, e em princípio ao mandares gotox ele posicina no sat pretendido.
Eu apesar de ter usals usei diseqc porque só depois de ter tudo a 100% (capto tudo entre os 53º Este e 40º Oeste), é que vi que podia ter usado usals ,porque pensei que fosse característica do motor e as instruções não o mencionavam.De qualquer forma não precisei de afinar nem a este nem a oeste.
Cmpts,
Muitissimo obrigado pela ajuda...
Mas já agora, faláste no poste aterior que se morasse no norte... nilesat... no sul... atlantik bird3. Eu vivo na alemanha, qual é o satélite que me aconselhavas?

konki

Arcade Bandit
My Satellite Setup
satconn dvb 2000 fta,
univers 4101 by k.f.t.,
FTE max s200,
univers4111 by FTE
univers4113 by FTE
dreambox 500S
My Location
germany & portugal
Bom.
Já consegui!!!
O satelite que se encontra mais alto (mais a sul) aqui onde eu vivo é o Eutelsat W3A.
Antes de montar o motor apontei a panela para lá e fixei a posicao vertical. Depois de montar o motor foi so aplicar a posicao onde me encontro no receptor (7,**°Este/51,**°Norte) e mais nada.
Está a funcionar 5*****...

JohnPierre

Regular Member
My Satellite Setup
M-Vision
AZ Box
My Location
Lisboa
Olá Konki.

Já agora uma pergunta.

Quais os angulos de inclinação que tens quer no motor quer no prato?

Queria confirmar um problema que tenho.

Obrigado.

JPV

for-it

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Oporto-Portugal
JohnPierre said:
Olá Konki.

Já agora uma pergunta.

Quais os angulos de inclinação que tens quer no motor quer no prato?

Queria confirmar um problema que tenho.

Obrigado.

JPV
Tens de saber a tua localização em latitude (se usares a função usals tens de saber também a longitude), para saberes a inclinação a dar no motor, tem uma tabela com a declinação e inclinação a dar no livro que acompanha o motor, usa o gxxgle earth ou : http://xxx.multimap.com/index/PO1.htm
Depois da inclinação do motor, a inclinação do prato é dada na afinação ao satélite a sul verdadeiro (zero graus do motor) e não o magnético da bússola, escolhido também pela tua latitude, depois vais a um satélite a oeste e a este para ver se está tudo bem, se não estiver é porque não seleccionaste o satélite mais indicado para teu sul.Vou procurar uma tabela e posto aqui os dados para Portugal.
Cmpts,

for-it

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Oporto-Portugal
Latitude em Portugal continental, varia desde o Sul 37º e o Norte com 42º.

Tabela de elevações:
Latitudes: 37º elevação do motor: 53 declinação: 5,9
38º 52 6,0
39º 51 6,1
40º 50 6,3
41º 49 6,4
42º 48 6,5

Caso prático: para os 41º dá-se na escala do motor 49, manda-se o motor através do deco: go to reference e de seguida roda-se o conjunto motor/ panela no suporte até encontrar o satélite a Sul pretendido afinando então a inclinação do prato, o lnb tem de estar a direito isto é as 6 horas.
Cmpts,

JohnPierre

Regular Member
My Satellite Setup
M-Vision
AZ Box
My Location
Lisboa
oLÁ for-it

Obrigado pela ajuda
Eu já tinha afinado a minha antena, mas com ajustes ligeiramente diferentes das tabelas de inclinação, tanto para o motor como para a antena, que tenho eu meu poder.

Como já vi tabelas com inclinações diferentes para as mesmas cordenadas, queria comparar com os ajustes que estão a funcionar com alguns amigos como exercicio de comparação.

De qualquer forma obrigado pela tua disponibilidade.

Cumps.

JPV

JohnPierre

Regular Member
My Satellite Setup
M-Vision
AZ Box
My Location
Lisboa
Olá outra vez

A diclinação sofre uma correcção anual que, no caso dos 38º W é de 8' E por ano.

Se não estou enganado, (teria que confirmar e não tenha as minhas cartas comigo) neste momento a declinação para os 38º W está próxima dos 4º W.

Como disse estes valores são para confirmar.

Cumps.

JPV

PS.

Fui a http://europe.nokia.com/A4145042 e deu -3º (3º W) para Lisboa

for-it

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Oporto-Portugal
Para os 38º Latitude (6,0º declinação), o Sul ideal será entre o Atlantic Bird3 5ºw e Nilesat 7ºw.
Cmpts,

JohnPierre

Regular Member
My Satellite Setup
M-Vision
AZ Box
My Location
Lisboa
Olá for-it

Não quero que me interpretes mal, pois quero de forma nenhuma entrar em polémicas estéreis, nem contrariar quem tenta ajudar os outros.

Acho no entanto que devo insistir na questão da variação magnética (declinação), para evitar que os amigos que menos percebem destas questões não sejam induzidos em erro e passem mais tempo que o necessário a afinar o ‘prato’.

Podemos considerar a declinação média para Portugal próxima dos 3.5º, significando isso que temos que acrescentar este valor ao azimute calculado para o satélite pretendido, para termos o valor da agulha da bússola.

Junto uma tabela que me entretive a fazer com as afinações para o Hispa e que pode ser um ponto de partida para quem começa.

Cumps.

JPV