Iniciar...

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
Boas pessoal

sou novo por aqui...

tenho estado a acompanhar este forum e despertou-me o interesse pelo satelite como suporte de tv secundário...
tenho uma casa em sesimbra, a qual costumo apenas frequentar 1 vez por semana nas minhas folgas.
assim, de forma a poder contornar as tvkakas, meos e essas tretas todas que tem de se pagar todos os meses, gostava de poder instalar uma parabolica para aceder a canais livres.

assim, questiono o que me aconselham...

tamanho do prato, lnb ou lnb's, receptor (ja tenho 1 que é um pace mss500, mas nao sei se actualmente vale alguma coisa e/ou é utilizavel), etc

Já agora, sem entrar pela publicidade, agradecia se me pudessem dar algumas dicas de lojas online onde possa começar a ver material para me iniciar nisto dos satelites.

P.s. o objectivo é ver alguns canais a mais sem gastar muito dinheiro... 1 a 2 satelites (de preferencia com muitos canais... :)
queria gastar no máximo 100€, pelo que questiono se mais vale comprar um daqueles kit's tipo metronic e mediaprice (AK*/LER*Y M*RLIN) ou se com o mesmo valor consigo comprar algo melhor em componentes separados..)

P.s2 - Já agora uma pergunta... quando se compra um prato, o mesmo já costuma vir com alguma coisa (tipo o suporte onde se coloca o lnb e aquela parte de tras que se prende entre a antena e o suporte para fazer a inclinação) ou vem mesmo so o prato, tendo de comprar esses acessorios em separado?

Obrigado desde ja pela vossa ajuda

Jokapik

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
2xFTE-IRD420SM.4pratos de33a80cm
My Location
Portugal
Companheiro, como perguntas muita coisa... seleccionei um post meu a tentar responder mais ou menos ao que pretendes saber... o qual agora adapto:

"... como ... não podemos colocar aqui nomes de lojas... vamos tentar de outra forma:
coloca no google a seguinte frase "Comutador DiSEqC TDT - televisão digital terrestre" e vai ao 1º resultado que encontrares... essa loja, aí da outra banda, tem:
diseq para 4 LNB (4 sats) a 5.90 + iva (compensa comprar de 4 entradas)
antenas de 110cm a 24.60 + iva
antenas de 85 cm a 14.46 + iva
antenas 65cm clik claque a 9.54+iva
LNBs-3.60+iva!!!!!!!!!!!!!
etc... isto não invalida que procures noutras lojas ou que encontres melhor. preços de há 2 ou 3 meses...

Para apanhares 2 ou mais sats com um prato ... se tiveres um pouco de engenho é muito fácil... mas tens um excelente post do Itisix aqui: O meu esquema multi - lnb ... vais ao post 25 que encontras fotos com excelentes ideias!!!!!!!!!

possibilidades futuras:)
Se optares por um diseq de 4 entradas podes posteriormente acrescentar outro prato para + 2 sats.

Quanto a sats que possam valer a pena: isso só depende dos teus interesses... e domínio de línguas:
Astra 2 (28ºE) muitos livres... para quem domina o Inglês é claramente o melhor (prato de 100cm/110cm)
Astra 1 alemães e espanhóis(19ºE) + Hotbird franceses e muitos outros(13ºE)... apanham-se ambos numa antena de 60cm... na perfeição...

Para desporto e não só: o intelsat 10-02 (1W) e o Nilesat (7W) ou o Atlantic Bird (12.5W) podem também ser interessantes... ( com 110cm deven-se apanhar os 3 e ainda o sírius, 5ºE)

Mas a decisão de quais os sats que vais apanhar deve ser bem ponderada... saber se tens possibilidade de orientar a antena para esse sat, se tens obstáculos, etc.
Podes ver neste site os sats que existem e os canais que emitem + respectivas frequências:
es.kingofsat.net/freqs.php

Se começares por comprar um prato de 110cm ou 125cm...sobretudo se for de alumínio, podes mais tarde adaptar um motor (cerca de 40/50paus) e já não necessitas de mais pratos... apanhas tudo o que é possivel apanhar...

A escolha do receptor é mais difícil... com as mudanças que estão a acontecer... e para principiantes sem grandes habilidades informáticas e outras (como eu) qualquer receptor baratucho e fácil de operar é o melhor... nesta altura de mudanças é opinião corrente que não vale a pena gastar muito..... depois de aprender um pouco cada um investe em função das suas possibilidades e necessidades... (mas como já tens um, pode ser que sirva... podes colocar dúvidas na secção respectiva)

... a loja que te falei tem fraca escolha de receptores

Para instalares a antena, tens na net excelentes sites de ajuda... o dishpointer.com e o diesl.com ... o primeiro, com base no google, permite-te colocares-te em cima do teu telhado, janela ou varanda e seleccionares o sat que pretendes... indicando-te com rigor a direcção para onde tens que apontar a antena ( bem como o ângulo de elevação)... muito melhor (na minha opinião) que qualquer bússula ou satfinder...

o prato vem geralmente com o braço, não o LNB, e com a estrutura que agarra a um suporte (em geral barra metálica...)

Outras dúvidas... apita...

cumprimentos

Artur_meia

Artur_meia

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 600 PVR
SkyStar HD2
Intel Pentium Core2Quad Q6700@2.66Ghz,
Asus ATI 4850HD 1GB, 4GB Ram OCZ HPC Reaper,
Asus P5Q3,
Nox Coolbay Sidewindow, Nox Apex 700w Modular
My Location
Portugal
So é considerado publicidade quando se coloca com fins de lucro.

Isto é um post sem fins lucrativos e se os moderadores acharem que nao esta bem, primeiro nao era ma ideia limparem posts com infraçoes mais graves.

Eu uso 2 lojas:

xxxxxxxxx
Publicidade não autorizada, só os anunciantes podem ter aqui links ou referencias

Na primeira ja comprei de tudo, desde fichas f ate a minha dream e nao tenho queixa nenhuma.

Na 2ª so comprei uns suportes para multilnb e pouco mais mas tambem sempre impecaveis.

Se cavares um pouco no google e no sapo que da muitas paginas portuguesas, vais encontrar mais spots e depois é so escolher em função das condiçoes em cada uma.

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
Boas princepiante...
que resposta mais completa ;)
muito obrigado... fiquei quese expert.

já agora, faz muita diferença o prato de 100 para 110?

tive a ver o sat astra de 28ºE e tem de facto muitos canais ingleses, que para mim tem mais interesse que os alemaes e franceses do astra 1 e hotbird (pelo que percebi, estes 2 pode-se apanhar com 1 antena só e 2 lnb's, certo?).. como referiste prato de 100-110cm, daí a minha questão.

o hispasat (penso que é o que emite para a tvcaca) tb é possivel apanhar sem os descodificadores da tvcaca? será que tem canais interessantes? e que tipo de antena é aconselhada?

Obrigado

Jokapik

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
Artur_meia said:
So é considerado publicidade quando se coloca com fins de lucro.

Isto é um post sem fins lucrativos e se os moderadores acharem que nao esta bem, primeiro nao era ma ideia limparem posts com infraçoes mais graves.

Eu uso 2 lojas:

xxxxxxxxx
Publicidade não autorizada, só os anunciantes podem ter aqui links ou referencias

Na primeira ja comprei de tudo, desde fichas f ate a minha dream e nao tenho queixa nenhuma.

Na 2ª so comprei uns suportes para multilnb e pouco mais mas tambem sempre impecaveis.

Se cavares um pouco no google e no sapo que da muitas paginas portuguesas, vais encontrar mais spots e depois é so escolher em função das condiçoes em cada uma.
Boas Artur

obrigado pelas dicas...
xxxxxxxxx
já tinha andado a ver, e a
xxxxxxxxx
estou a consultar agora... parece-me uma boa loja.

ve também a loja que o princepiante falou,
xxxxxxxxx
, pode ser que no futuro possa dar jeito, pois tem muita coisa ;)

Abraço

Jokapik

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
Boa noite

mais umas questões que vão surgindo

1) no dishpointer diz que para eu apanhar o astra2 em sesimbra, necessito de uma antena de 50, mas para o eurobird1 que tb fica em 28,2E, necessito de um de 100 a 150 consoante o BEAM (seja lá o que isto signifique).
é possivel?

2) sendo assim, para para apanhar o astra19,2 e hotbird13 necessito de 1 antena e 2 lnb's ou 1 lnb monobloco, certo?
caso tb queira ver o astra28,2 tenho de ter outra antena ou posso por mais 1 lnb e ter um motor para rodar a antena. (isto tendo em conta que no dishpointer indica que apenas preciso de uma antena de 50) ahh, e 1 multiplicador diseqc 2/1.

3)alguém sabe como é que se interpreta isto (retirado do kingofsat):
Hotbird 8 (13.0E) - 10723.00 H - Txp: 111 - Beam: HB8 Europe DVB-S (QPSK) - 29900 3/4 - NID:318 - TID:11100

4) todos os canais destes satelites sao digitais (em quase todos indica dvb-s, que penso ser digital video broadcast - satelite)? é que axo que o receptor que eu tenho é analogico... era de uma antena que tinha à 10 anos... alguém me sabe indicar isto? (PACE MSS500). Se for analogico nao dá para apanhar estes canais, certo?

5) Será que com um prato de 80 (ou 100) consigo apanhar o eurobird 9E, hotbird13E e astra 19,2E?

conclusao:

para iniciar vou comprar uma antena de 80 (ou 100 se for necessário ou se der para apanhar + o eurobird9), um lnb monobloco iberosat (e mais 1 se der para o eurobird9) e experimentar o meu receptor... caso nao funcione, compro um novo.. ainda nao escolhi.
quanto ao motor, logo se ve como as coisas correm. se me der bem com aquilo, depois compro 1 motor e mais 1 lnb para o Astra2 (se as coisas forem assim como penso... se calhar é mais complicado..lol)

Peço desculpa, mas como já disse, estou mesmo a iniciar, e nao pesco nada disto... por enquanto :)

Obrigado

Jokapik

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
My Location
Portugal
jokapik said:
Boas princepiante...
que resposta mais completa ;)
muito obrigado... fiquei quese expert.

já agora, faz muita diferença o prato de 100 para 110?

tive a ver o sat astra de 28ºE e tem de facto muitos canais ingleses, que para mim tem mais interesse que os alemaes e franceses do astra 1 e hotbird (pelo que percebi, estes 2 pode-se apanhar com 1 antena só e 2 lnb's, certo?).. como referiste prato de 100-110cm, daí a minha questão.

o hispasat (penso que é o que emite para a tvcaca) tb é possivel apanhar sem os descodificadores da tvcaca? será que tem canais interessantes? e que tipo de antena é aconselhada?

Obrigado

Jokapik

A de 110cm é significativamente maior.. 10cm em toda a volta dá uma área bastante > à antena. Se eu tivesse espaço punha a de 110!!!!

Para os 2 sats(juntinhos) dos 28ºE necessitas de antena de 100cm/110cm, de outro modo não apanhas os canais/frequências mais interessantes (apenas apanhas o feixe sul que pouco interesse tem...)

Com paciência... podes apanhar 28ºE, 19ºE e até 13ºE, tudo no mesmo prato... de 110cm!!! isto com 3 LNBs... por isso te sugeri um diseq externo de 4 entradas ( custa apenas mais 1euros ou 2 que o de 2 entradas...

Sugiro que uses LNBs singles e não monoblocos... estes não os quero nem dados...

Para apanhar canais livres, o Hispasat (30ºW) não tem praticamente nada que não apanhes no Astra 1 (19ºE)..... este sat só interessa se queres apanhar o meo ou a kaka como assinante ou por cs... de resto já não tem interesse nenhum!!

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
My Location
Portugal
Outras dúvidas:
1- Já respondido no post anterior

2- com uma antena podes apanhar 3 ou 4 sats se estiverem relativamente próximos e dependendo do tamanho da antena. Com 110cm creio que podes apanhar até 12/13ºde distância do ponto focal (para cada lado)... varrendo assim cerca de 25º... mas tens que descontar aqui as dificuldades de captação de alguns sats cujo sinal chega com pouca intensidade (como os 28ºE)... logo a solução é centrar neste, ou próximo, e acrescentar os outros possíveis.
Como te disse creio ser possível colocar 0s 28+19+13º num prato de 110cm... no mesmo prato é muito difícil/impossível colocar os 9ºE... para isso deves pensar em 2º prato ou motor... que apanha tudo. Não sei é se os 9E merecem um prato só por si???

3-Só consegues captar um sat (mesmo que tenhas a antena apontada com exactidão) se tiveres as frequências en que esse sat emite inseridas no receptor... ou por comando e menu ou por lista de canais... Deves saber como funciona isso no teu receptor e actualizar as frequências dos sats que pretendes captar... mesmo que encontres lá muitas inseridas, deves ter que actualizar algumas pois há altarações de tempos em tempos..."10723.00 H - 29900 3/4... isto é o que geralmente é necessário introduzir...

4 - Se for analógico dá para apanhar alguns franceses nos 5ºW e pouco mais... aí coloca-se a questão de comprar novo deco... ou baratucho para os livres... ou já HD ... ou preparado para CS... ou combo... para tdt??? não faço ideia

5- Sim e ainda apanhas perfeitamente Sirius 4.8E... (4 LNBs)

Disseste: "para iniciar vou comprar uma antena de 80 (ou 100 se for necessário ou se der para apanhar + o eurobird9), um lnb monobloco iberosat (e mais 1 se der para o eurobird9) e experimentar o meu receptor... caso nao funcione, compro um novo.. ainda nao escolhi.
quanto ao motor, logo se ve como as coisas correm. se me der bem com aquilo, depois compro 1 motor e mais 1 lnb para o Astra2 (se as coisas forem assim como penso... se calhar é mais complicado..lol)"

Se pensas vir a comprar motor aconselho já uma antena de 100cm ou 110... a de 80 é curta para alguns sats:::

Monoblo + outro LNB é complicado ligar ao diseq... é muito melhor usat LNBs separados... é mais versátil e não necessito conhecimentos de electrónica nem ferros de soldar... e é barato (na loja que te indiquei)

Se vieres a comprar um motor não necessitas novo LNB para astra2.. com motor só necessitas um LNB single, pois como a antena roda só há umLNB no ponto focal... e todo o conjunto roda em direcção ao sat seleccionado.

Define primeiro os sats de interesse e tudo o resto vem depois...

Artur_meia

Artur_meia

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 600 PVR
SkyStar HD2
Asus P5Q3,
My Location
Portugal
É sim possivel captar o Astra 28.2ºE e Hotbird 13ºE no mesmo prato.

Vejamos:

Eu tenho um prato de 80cm com 3 Lnbs de 0.1db de ruido.

E tenho Sirius 5ºE, Hotbird 13ºE e Astra 19.2ºE

Todos os sats com 90% de qualidade na maior parte das freqs.

E moro num apartamento com a antena na varanda...

Ora se entre o Astra 28 e Hotbird 13 são 15 graus de diferença, eu tenho Astra 19 e Sirius 5 onde sao 14 graus de diferença.

O que quer dizer que mesmo uma antena de 80cm é capaz de apanhar sats com esse distanciamento. E para alem disso os lnbs do hotbird e do astra estao encostados um ao outro, ou seja, 6º de diferença não é nada no prato...

Os sats que eu aconselho são sem duvida Astra 28.2+Astra 19.2+Hotbird 13...

O Sirius nao vos interessara pois a maioria esta codificada e o que nao estiver esta principalmente em Russo...

Em termos do tamanho da antena recomendo ver mesmo de 100cm para cima e para quem tem paciencia para saltar de sat pra sat, é uma boa opção o motor...

Ja no meu caso motor nao quero, ja-me chega 3 Sats numa antena + Hispa noutra...

CanasdePortugal

CanasdePortugal

Regular Member
My Satellite Setup
SERVIDOR CORE i9 3.8GhZ C/WATERCOOLING E GÁS; 3X4 GB RAM DDR4; DISCO 6TB; PLACA 3D HDMI 4GB; PRATO 1.20M.ACRILÍCO TRANSLÚCIDO ESTRUTURA TITÂNIO; MOTOR DISECQ1.2 AÇO; LNB INOVACOM 0.1DB; LED TV 3D; BOX XTREAMER; RECEPTOR AZBOX DRE@M SATs60 HD C/SPORTV
My Location
Estádio do Dragão
boas
na minha opinião por 100€ só dá p/comprar o kit da worten ou do aki (eu comprei 1;) ha tempos. mas mais tarde kto mais por dentro se xtá do assunto mais vemos k é € deitado à rua. e é sempre preferivel comprar tudo àparte. às vezes até sai mais barato! proximo da minha casa tenho a loja 'robert mauser', é só procurar na internet, tem la mta coisa d satelite. depois ha mais barato se comprar em lojas online.
o ideal é comprar um posicionador, um actuador e uma antena foco primario maior k 1.25m. assim consegues todos os principais satelites k existem, dura-te para sempre, resiste ao tempo, e evitas fazer upgrades no material.
a antena de 1.10 no fundo tem 1.20 de altura pk é oval e axo k é demasiado grande para motores do tipo disecq 1.2. o ideal para estes motores é uma até 1metro em aluminio! pk senao com o vento...
podes ter so 2satelites mas mais tarde vais querer mais pk hoje em dia a oferta é d mto ma kualidade e uma antena fixa ñ vai além de 3/4. com um motor consegue-se uns 30.
os melhores para mim sao o astra 28este, o astra 19este e o badr ou nilesat (kuase iguais). o hispasat tem os bouquets tv cabo e espanhois do digital+ (vê-los já foi xao k deu uvas, estao codificados em nagra3) livres tens uns 20espanhois sem interesse.
eu compraria um prato d 1metro em aluminio, um lnb 0.1db e 1motor e já ficas bem servido (a antena ja traz o suporte p/o lnb e o suporte d fixação)

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
Pessoal

que espetaculo... isto ficou assim de repente com tanta informação que ja me sinto muito mais à vontade com o tema.
antes de mais, muito obrigado a todos... assim se ve como é um verdadeiro forum ;) toda a gente participa em prol da partilha de conhecimento.

fiquei com 1 duvida pela resposta do canasdeportugal..

CanasdePortugal said:
o ideal é comprar um posicionador, um actuador e uma antena foco primario
podes explicar um pouco melhor o que é um actuador e o posicionador. e qual a diferença entre antena off set e antena de foco primario?
já agora, quando estive a ver antenas, havia antenas lh, thx, click clack, etc. qual é a diferença?

já vou refazer o meu "carrinho de compras" e posto aqui para voces comentarem :)

Jokapik

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
depois tb tem este por mais 4€... parece-me bem melhor :)

penso que qualquer destes 2 receptores é digital e dá para aplicar codigos para desbloquear canais... certo que nao é a minha prioridade, mas com o tempo e o conhecimento se calhar depois dá jeito..

qual acham ser melhor receptor? o iberosat ou o edision

CanasdePortugal

CanasdePortugal

Regular Member
My Satellite Setup
SERVIDOR CORE i9 3.8GhZ C/WATERCOOLING E GÁS; 3X4 GB RAM DDR4; DISCO 6TB; PLACA 3D HDMI 4GB; PRATO 1.20M.ACRILÍCO TRANSLÚCIDO ESTRUTURA TITÂNIO; MOTOR DISECQ1.2 AÇO; LNB INOVACOM 0.1DB; LED TV 3D; BOX XTREAMER; RECEPTOR AZBOX DRE@M SATs60 HD C/SPORTV
My Location
Estádio do Dragão
ora bem, eu tb so ando nisto ha 2anos pra cá e ñ sou nenhum expert
mas basicamente para antenas offset até 1metro/1.10 em aluminio serve bem um motor do tipo disecq1.2 hh em k as posições dos sats sao memorizadas pelo receptor e é ele k faz rodar o motor. e é mais facil e pratico de montar (se bem k eu a 1ra vez demorei 2dias para o afinar;) e convém ver se o receptor suporta este tipo d motores.
e depois existem os motores do tipo actuador alimentados a 36volts k sao independentes do receptor. (estes sao utilizados para mover antenas mais pesadas com mais de 1.25 e resistir a ventos fortes com um posicionador k presumo seja uma especie de braço hidrálico (?)
acima de 1.10m as antenas sao d foco primário). foco primário sao akelas antenas em k o lnb xta no centro normalmente seguro por 3hastes. offset o braço vem por baixo da antena.
'lh, thx, click clack' isso tem a ver com a forma d fixar a antena, alguns sao em plastico,outros em aço, mais ou menos resistentes mas no fundo serve tudo para o mesmo.
resumindo: se ñ kiseres gastar mto porque as antenas maiores sao bem mais caras, uma antena de 1metro d aluminio + 1motor + 1lnb 0.1db já satisfaz e fica por 100aereos e se der para aproveitar o receptor poupa-se (se for digital apanha tudo excepto HD k ainda existe em pco numero.).
la esta, 1metro ja apanha kuase tudo, excepto akeles satelites k requerem antenas maiores tipo astra2, arabsat, turksat, etc. e para banda C entao tem d ser 1.80m ou +.

Attachments

Artur_meia

Artur_meia

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 600 PVR
SkyStar HD2
Asus P5Q3,
My Location
Portugal
CanasdePortugal said:
ora bem, eu tb so ando nisto ha 2anos pra cá e ñ sou nenhum expert
mas basicamente para antenas offset até 1metro/1.10 em aluminio serve bem um motor do tipo disecq1.2 hh em k as posições dos sats sao memorizadas pelo receptor e é ele k faz rodar o motor. e é mais facil e pratico de montar (se bem k eu a 1ra vez demorei 2dias para o afinar;) e convém ver se o receptor suporta este tipo d motores.
e depois existem os motores do tipo actuador alimentados a 36volts k sao independentes do receptor. (estes sao utilizados para mover antenas mais pesadas com mais de 1.25 e resistir a ventos fortes com um posicionador k presumo seja uma especie de braço hidrálico (?)
acima de 1.10m as antenas sao d foco primário). foco primário sao akelas antenas em k o lnb xta no centro normalmente seguro por 3hastes. offset o braço vem por baixo da antena.
'lh, thx, click clack' isso tem a ver com a forma d fixar a antena, alguns sao em plastico,outros em aço, mais ou menos resistentes mas no fundo serve tudo para o mesmo.
resumindo: se ñ kiseres gastar mto porque as antenas maiores sao bem mais caras, uma antena de 1metro d aluminio + 1motor + 1lnb 0.1db já satisfaz e fica por 100aereos e se der para aproveitar o receptor poupa-se (se for digital apanha tudo excepto HD k ainda existe em pco numero.).
la esta, 1metro ja apanha kuase tudo, excepto akeles satelites k requerem antenas maiores tipo astra2, arabsat, turksat, etc. e para banda C entao tem d ser 1.80m ou +.
Canas, vou-te corrigir numa coisa.

Click-clack,lh, thx é o tipo de braço que vai ao lnb.

Click-clack é um braço de encaixe que com parafusos de aperto fixa a parte do suporte central a parte do suporte que esta por tras do prato.

Em attach uma antena do tipo click-clack

Para te ser sincero ja tive uma nas maos e fiquei com impressao que o braço que vai ao lnb é bastante fragil e com bastante folga, por isso nao o recomendava...

Attachments

A

A-MONTE

Regular Member
My Satellite Setup
FCIS-7000
My Location
PORTUGAL
CanasdePortugal said:
boas
na minha opinião por 100€ só dá p/comprar o kit da worten ou do aki (eu comprei 1;) ha tempos. mas mais tarde kto mais por dentro se xtá do assunto mais vemos k é € deitado à rua. e é sempre preferivel comprar tudo àparte. às vezes até sai mais barato! proximo da minha casa tenho a loja 'robert mauser', é só procurar na internet, tem la mta coisa d satelite. depois ha mais barato se comprar em lojas online.
o ideal é comprar um posicionador, um actuador e uma antena foco primario maior k 1.25m. assim consegues todos os principais satelites k existem, dura-te para sempre, resiste ao tempo, e evitas fazer upgrades no material.
a antena de 1.10 no fundo tem 1.20 de altura pk é oval e axo k é demasiado grande para motores do tipo disecq 1.2. o ideal para estes motores é uma até 1metro em aluminio! pk senao com o vento...
podes ter so 2satelites mas mais tarde vais querer mais pk hoje em dia a oferta é d mto ma kualidade e uma antena fixa ñ vai além de 3/4. com um motor consegue-se uns 30.
os melhores para mim sao o astra 28este, o astra 19este e o badr ou nilesat (kuase iguais). o hispasat tem os bouquets tv cabo e espanhois do digital+ (vê-los já foi xao k deu uvas, estao codificados em nagra3) livres tens uns 20espanhois sem interesse.
eu compraria um prato d 1metro em aluminio, um lnb 0.1db e 1motor e já ficas bem servido (a antena ja traz o suporte p/o lnb e o suporte d fixação)
Não é bem assim, porque eu tenho 1 antena de 1,25 em aluminio, com 1 motor disec usals da televes, já vai fazer 4 anos, e até agora não deu quaquer problema.
Apanha grandes rajadas de vento, e quem more na zona do oeste sabe do que estou a falar, portanto antenas até 1,10/1,20 com um motor disec desde que sejam em aluminio aguenta bem o vento e o peso.

Só uma adenda, não convem andar a mudar muito de satélites quando está muito vento.
Cumps

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
jokapik said:
depois tb tem este por mais 4€... parece-me bem melhor :)

penso que qualquer destes 2 receptores é digital e dá para aplicar codigos para desbloquear canais... certo que nao é a minha prioridade, mas com o tempo e o conhecimento se calhar depois dá jeito..

qual acham ser melhor receptor? o iberosat ou o edision
parece que a outra parte do post ficou bloqueada pela moderação....

estava eu a dizer que iria optar por um conjunto neste estilo

http://img12.imageshack.us/i/satelites.jpg/

ou por mais 4€, este assim que me parece bem melhor...

http://img195.imageshack.us/i/sat2ui.jpg/

qual dos receptores aconselham mais. sei que sao ambos "entradas de gama", mas como tinha dito, o meu objectivo é mesmo gastar pouco guito....

em qualquer das situações, poderei mais tarde retirar 2 dos lnb's e colocar um motor diseqc 1.2 para maior nº de satelites... para já prefiro poupar os 50€ e aprender um pouco sobre a materia ;)

[Edit:] o comutador diseqc não pode ser esse das imagens... axo eu... estive a ver e ao que parece esse da iberosat é diseqc 2.0 e o receptor apenas permite 1.0 e 1.2...
alguém me sabe explicar sucintamente qual a diferenca entre o 1.0, 1.2, 2.0 etc.. [/Edit:]

Obrigado mais uma vez

Jokapik

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
My Location
Portugal
Quanto a receptores não conheço os modelos em causa... creio que deves escolher um modelo que tenha bom suporte aqui pelos foruns... dá uma vista de olhos nas secções respectivas... tira as dúvidas com quem tem esses receptores...

Eu tenho FTEs. e também pensei que o diseq 2.0 não dava... mas comprei e funciona lindamente. De todas as formas sempre podes perguntar na loja...

Quanto a preços... acho os lnbs um pouco caros ... mas haverá seguramente quem pense o contrário!!!!!!!!!! os meus são dos mais baratuchos (4 paus na loja que te indiquei) e nem eles nem eu nos queixamos :)..... também o iberosat se tira por 39 + iva..... mas como te disse não conheço o receptor

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
boas princepiante

a ser nessa loja, poderia optar por esta configuração:

http://img253.imageshack.us/i/sat3.jpg/

penso que por 10€ a mais, a outra configuração tb com prato de 110cm, tem lnb's de 0.1db (li por aí que quanto menos db, melhor o lnb, e os da loja neste link são de 0,2db) e o receptor é um edision, que tem uma secção neste forum. o iberosat nao tem.

o que achas?
continua a parecer-me bom o "kit" que postei de 103€.

Obrigado pela ajuda e atenção que tens demosntrado neste post... ;)

Jokapik

Artur_meia

Artur_meia

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 600 PVR
SkyStar HD2
Asus P5Q3,
My Location
Portugal
Estas-te a esquecer de 2 coisas.

Fichas F

Cabo coaxial.

Fichas F existem normais e de compressao, as de compressao carecem de alicate proprio e normalmente nao compensa.

Cabo comprei uma bobine da iberosat ha tempos de 100m por 13 aereos e nao tenho queixa...

J

jokapik

Member
My Satellite Setup
none
My Location
sesimbra
Artur_meia said:
Estas-te a esquecer de 2 coisas.

Fichas F

Cabo coaxial.

Fichas F existem normais e de compressao, as de compressao carecem de alicate proprio e normalmente nao compensa.

Cabo comprei uma bobine da iberosat ha tempos de 100m por 13 aereos e nao tenho queixa...
sim, mas isso irá ser necessario independentemente do "kit" que comprar.. ja estava a contar com um investimento adicional de 15€.
lá terá de ser :)

ainda assim , com 115€ fico com um sistema muito melhor do que comprar um kit já feito do aki ou worten ou essas coisas, pelo mm preço e só para 1 satelite...