LNB com ligação extra

S

seppgo

Member
My Satellite Setup
Neotion 501
My Location
Spain
Boas,

Comprei uma casa e tem uma antena rotativa de 1,20 mt e não deixaram o posicionador.

A questão é que tem um LNB (Segundo o que pesquisei é de foco central e com o adaptador C colocado), mas tem uma ligação com 2 fios (alem do coaxial) que não sei para que serve. Emprestaram-se um Neotion 501, mas não apanho nada. Terei que ligar os 2 fios extra que estão no LNB? Não faço ideia para que servem nem o que devo lá ligar.

Agradeço qualquer sugestão.

N

nowready

Regular Member
My Satellite Setup
dreambox DM800SE;
moteck diseqc rotor 90 cm ;
analog rotor 133 cm prime focus;aston diseqc2analog rotor converter;stab mp02 rotor control;
My Location
The Hague The Nederlands
Os lnb's para os pratos de foco primario compõem-se de 2 partes :
O lnb propriamente dito e o feed.
Geralmente quando se muda de lnb , deixa-se ficar o feed e só se muda o lnb.
Há muitos anos , haviam os polarizadores magneticos que regulavam a polarização
horizontal e vertical e eram comandados por uma caixinha que levava 2 fios até ao polarizador. Isso já acabou há muito.
Eu tambem tive um desses polarizadores na minha foco primário que ainda uso , mas modernizada.
A que é que chamas posicionador ? . É o motor ?
É que posicionador chama-se geralmente a uma caixa que se coloca junto do receptor e que converte os comandos diseqc em comandos analogicos para o motor de 35 volts . e que é que chamas adaptador C ?
Banda C ?

S

seppgo

Member
My Satellite Setup
Neotion 501
My Location
Spain
Obrigado pela resposta.

O Posicionador é a caixa que comanda o motor. Chamo adaptador porque é separado do LNB e para banda C, suponho que é o que chama "feed".
Sabe qual a alimentação que tinham essa alimentação dos LNB? Queria verificar se funciona para ver se vale a pena aproveitar o sistema, antes de gastar dinheiro á toa.

N

nowready

Regular Member
My Satellite Setup
dreambox DM800SE;
moteck diseqc rotor 90 cm ;
analog rotor 133 cm prime focus;aston diseqc2analog rotor converter;stab mp02 rotor control;
My Location
The Hague The Nederlands
seppgo said:
Obrigado pela resposta.

O Posicionador é a caixa que comanda o motor. Chamo adaptador porque é separado do LNB e para banda C, suponho que é o que chama "feed".
Sabe qual a alimentação que tinham essa alimentação dos LNB? Queria verificar se funciona para ver se vale a pena aproveitar o sistema, antes de gastar dinheiro á toa.
Já não me lembro.
Era uma caixinha com um potenciometro que eu proprio fiz e que regulava a corrente no polarizador.

Esses lnb's nessa altura tinham um factor de ruido muito grande ( eram pouco sensíveis )
Da banda C não sei nada . O que se usa aqui é banda KU
O feed na banda ku nos pratos de foco primario é uma peça constituida por aneis concentricos.
As normas de emissão tambem mudaram.
Tens a certeza que queres testar isso ?
E o receptor ? Banda C onde arranjas ? Vai-te ficar caro , acho eu

S

seppgo

Member
My Satellite Setup
Neotion 501
My Location
Spain
Assim já sei por onde começar.

Muito Obrigado pela ajuda.

T

transmontano

Member
My Satellite Setup
i´m a good boy..... jeje
My Location
Portugal
viva... a voltagem usada por este tipo de lnb é de 14V para a banda baixa e de 18V para a banda alta, este tipo de variação é realizado pelas diferentes trocas de polarização horizontal (18 V) e vertical(14V). o polarizador caso exista é regulado a 5V.
espero ter ajudado

Cumps

Transmontano