Orientaçao da Parabolica

My Satellite Setup
FTE IRD 420SM
Hispasat/Hotbird/Astra
My Location
portugal
Ola,

Sou novo nisto e queria colocar uma questao.
Os satellites mais conhecidos sao o HISPASAT e o HOTBIRD.
O HISPASAT está a 30º OESTE e o HOTBIRD está a 13º ESTE.
Pelo que li pela net, o HISPASAT tem cerca de 200 canais e o HOTBIRD cerca de 850. Qual deles é o melhor?

Gostava de tentar perceber porque é que todos os satellites aqui da minha zona estão virados praticamente a SUL... nao vejo nenhum virado a 30º OESTE...

tks pela ajuda

My Satellite Setup
Dreambox 600pvr
Dreambox 500s
Dreambox 800HD/4reacktX v.2
Skystar 2
Skystar 2 HD HTPC
My Location
4reackt.com
gpcosta said:
Ola,

Sou novo nisto e queria colocar uma questao.
Os satellites mais conhecidos sao o HISPASAT e o HOTBIRD.
O HISPASAT está a 30º OESTE e o HOTBIRD está a 13º ESTE.
Pelo que li pela net, o HISPASAT tem cerca de 200 canais e o HOTBIRD cerca de 850. Qual deles é o melhor?

Gostava de tentar perceber porque é que todos os satellites aqui da minha zona estão virados praticamente a SUL... nao vejo nenhum virado a 30º OESTE...

tks pela ajuda
boas.. eu aconselhava-te a ires para o hispasat... tens os pt e os es.. se fores para hotbird tens arabes, polacos e por ai fora.
quanto aus pratos da tua zona tarem todos virados para sul é sinal que estao em hispasat... para tarem para hotbird tem de ser para este.
fica bem

My Satellite Setup
80+45cm+KAON
My Location
Portugal
Os 2 tem de estar a fazer 1 angulo de 90º entre si, sendo o da direita o Hispa e o do esquerda o Hot(Astra) :D
Com outro LNB colocado no prato de 80 poderás apanhar também o Astra, que é a solução mais utilizada...

ctc

ASBO Club Member - Persona non grata
My Satellite Setup
Echostar 2500IP
My Location
Lisbon Portugal
Todos os satélites estão sobre a linha do equador, portanto, para países do hemisfério norte (Portugal), os satelites estão a sul, para o hemisfério sul, os satelites estão a norte.
Qundo se diz que o Hotbird está a13º quer dizer que está 13º antes do sul (180-13), será 167º, o Hispasat está nos -30º, será 30º depois do sul (180+30), será 210º.
Há ainda a ter em conta a declinação mágnetica, pois o norte magnético não é igual ao norte geográfico e varia conforme o local.
Espero ter ajudado.