Prato 85cm + Motor

My Satellite Setup
Ferguson AF3318SE e Athlon XP 2800+*3200+
My Location
Portugal
Boas malta,

Estou com um problema, é que quero ver F1 esta madrugada mas ainda não consegui apanhar o Hispa. Tenho o Astra 1 e o Hotbird bem configurados, tudo a funcionar lindamente, qualidade nos 99% e sinal no 99% em ambos, mas no Hispa o sinal oscila à volta dos 50% e a qualidade é 0%.

Já andei com o LNB às voltas (não faz qualquer diferença), andei a ajustar o prato e o motor quase que a cada 0.5mm e 50% de sinal foi o maximo que apanhei.

Alguém me pode explicar o que fazer para ter o Hispa? Agradecia muito a ajuda.

cyberweblink

Regular Member
My Satellite Setup
kbox 441320 -->x2
kbox 441332 -->x2
antenas fixa 80cm ->x2
antena motor 85 ->x1
My Location
portugal
nvidia_man said:
Boas malta,

Estou com um problema, é que quero ver F1 esta madrugada mas ainda não consegui apanhar o Hispa. Tenho o Astra 1 e o Hotbird bem configurados, tudo a funcionar lindamente, qualidade nos 99% e sinal no 99% em ambos, mas no Hispa o sinal oscila à volta dos 50% e a qualidade é 0%.

Já andei com o LNB às voltas (não faz qualquer diferença), andei a ajustar o prato e o motor quase que a cada 0.5mm e 50% de sinal foi o maximo que apanhei.

Alguém me pode explicar o que fazer para ter o Hispa? Agradecia muito a ajuda.
amigo, é simple é motor logo o arco está mal, ou seja tens a latitude do motor mal, e enquanto não estiver certa, não há nada para ninguem, hispa no motor aos 22º...

portanto tens de calcular a tua latitude no local e depois ver pela tabela que aconpanha o motor....

cyberweblink...

My Satellite Setup
Acer TravelMate 4001WLMi
My Location
Portugal
A ITV não vai transmitir (canal aberto) no Astra 1? (ou a ITV não está no Astra1:-doh! )

joc233

Regular Member
My Satellite Setup
Kathrein ufs 910
Ipbox 420
My Location
germany
Por outras palavras tens de ajustar o motor um pouco pela logica se levantas um pouco o braco do motor tens de baixar um pouco o prato e vice versa ate teres o arco corrigido.

cmp
jp

david20

Regular Member
My Satellite Setup
DreamBox 500 S
My Location
Barlavento
maiamo said:
A ITV não vai transmitir (canal aberto) no Astra 1? (ou a ITV não está no Astra1:-doh! )
A ITV está no Astra 2, nos 28.2º E

My Satellite Setup
My Location
Portugal
joc233 said:
Por outras palavras tens de ajustar o motor um pouco pela logica se levantas um pouco o braco do motor tens de baixar um pouco o prato e vice versa ate teres o arco corrigido.

cmp
jp
Mas estando aquilo apontado para o Hispa, ir lá e tentar apontar à "unha", não apanho mais do que aquilo que disse, nessa situação o arco penso que não é importante, já me contentava em ter apenas o Hispa para ver a F1 :cool:...

My Satellite Setup
SS-HD+Astra+Hb+Hispa
My Location
Portugal
Boas!
Se tens o Astra 1 e queres ver a F1 tenho 3 letras pra ti -> RTL:p

My Satellite Setup
My Location
Portugal
rp2615 said:
Boas!
Se tens o Astra 1 e queres ver a F1 tenho 3 letras pra ti -> RTL:p
Pois, mas assim ficava já com o Hispa...

Acabei de apanhar o Nilesat, com força de sinal e qualidade nos 50% e a oscilar... O Hispa continua a não querer nada comigo...

Então o que faço? A minha posição é Latitude 39.4N e Longitude 8.2W(-8.2), penso que tenho tudo bem configurado, tendo em conta que apanho aqueles 3 satelites que distam dos 19.2E aos 7W, mas nada mais...

partner

Regular Member
My Satellite Setup
hispsat,astra,hotbird, nilesat,eurobird,motor disegq 1.2

golden interstar dsr-8001 Premium
My Location
vietnam
estando tu atras da antena roda pra direita sem mexer na inclinaçao ou entao se no ispasat tiveres 30%sinl mexe na inclinaçao do nile ao isp.40cm olhando para o lnb se tivesses o arco bem tinhas apanhado o hotbirde pelo caminho ora ve bem o nilesat esta a apontar o sul? se estiver e assim tens hotbirde a esquerda e ispa a direita kuase a mesma distançia tanto pra eskerda como pra direita percebes???????isto estando tu atras do prato.cump.

partner

Regular Member
My Satellite Setup
hispsat,astra,hotbird, nilesat,eurobird,motor disegq 1.2

golden interstar dsr-8001 Premium
My Location
vietnam
_http://www.diesl.com/web/index.php?page=acimut ja viste isto do nosso amigo bussola???????????

My Satellite Setup
My Location
Portugal
partner said:
_http://www.diesl.com/web/index.php?page=acimut ja viste isto do nosso amigo bussola???????????
O meu problema é com o motor de certeza, essas coisas já as fiz todas, por isso é que já tenho o Astra 1 e o Hotbird à alguns meses, agora o Hispa é que nunca o consegui apanhar...

De certeza que é por alguma coisa no motor, tenho algo mal configurado, não sei é o que...

Vai ser uma tarde longa no terraço...

My Satellite Setup
My Location
Portugal
Consegui melhorar o sinal e a qualidade do Nilesat para os 75%, mas o mesmo não fez qualquer diferença no sinal do Hispa. Eu desisto, só espero que o RTL passe a corrida então...

Ponto da situação:
- Astra 1 (19.2E) a 99%
- Hotbird (13E) a 99%
- Nilesat (7W) a 75%
- Hispasat (30W) a 50% sem força suficiente

Já rodei o LNB para todas as posições possiveis, aproximei-o, afastei-o, mexi na elevação do motor, do prato e nada, todos funcionam menos o Hispa... Está com as mesmas configurações dos outros no Deco, por isso não percebo o que se passa...

Se alguem souber o que se passa ou como resolver isto, agradecia que me ajude...

cyberweblink

Regular Member
My Satellite Setup
kbox 441320 -->x2
kbox 441332 -->x2
antenas fixa 80cm ->x2
antena motor 85 ->x1
My Location
portugal
boas amigo, eis o problema o motor, 1º o conjunto tem de estar el linha recta todo direcionado para o verdadeiro sul, o lnb não podes rodalo que a antena faz isso sozinha ao girar o prato, logo tem de estar certinho na vertical juntamante com o conjunto, depois de apontado a sul, então no motor acertas a latitude se dizes 39.**º ves pela tabela do motor e arrendondas por defeito ou exesso consuante as decimas, depois levas o motor pela escala dele aos 22ºW ai tens de dar un toquezinho na latitude do prato e não do motor deves ter logo ai o hispasat, depois levas o motor aos 2ºE no motor tens nilesat, depois é comfirmares os satelites desde o astra 28ºE ao hispasat 30ºW se detectares os satelites todos de 28ºE aos 30ºW assim tens o aarco bem feito e já deves ver tudo...

não esquecer no caso de parabolica com motor o lnb é fixo e alinhado na vertical com o conjunto, nada de nadar a mexer nele o lnb só é girado quando a antena é fixa...

deves ter uma imagem no manual do motor a descrever o que estou a dizer e depois bem alinhadinha com uma bossula ao verdadeiro sul, snão posso dizer-te não ficas a ver mais do que já vês porque a antena está mal montada e não executa o arco como deve ser...

cyberweblink...:cool:

ctc

ASBO Club Member - Persona non grata
My Satellite Setup
Echostar 2500IP
My Location
Lisbon Portugal
O mastro de suporte da antena tem que estar 100% na vertical, senão a antena não descreve o arco perfeito.

kalibr

Regular Member
My Satellite Setup
Kbox single LNB 0,2 dB Antena 80cm motor GTSat
My Location
Portugal
nvidia_man, antes de mais, deves ser capaz de apanhar os sats com a antena fixa. Se nem assim lá fores, a coisa com o motor vai correr mal de certeza.

Como sugestão, usa um satfinder e deixa o motor de lado para já. Liga o lnb ao satfinder e ao receptor e apanha o sinal do hispa enquanto apontas a antena segurando nela. O sinal é bem forte pelo que é fácil descobrir a orientação aproximada. Quando souberes isso, repete usando o braço do motor como suporte (faz by-pass ao motor, liga o lnb directamente ao recep), o que deve ser fácil.

Neste caso já podes descançar e ver uns taquillas.

Quanto voltares a ter paciencia, segue as instruções do motor e afina o material. Quando estiver afinado, o arco que a panela descreve apanha os sinais "todos" enquanto o moves à unha no próprio motor (usa o satfinder). Se começar a apanhar uns quantos juntos e depois já não encontra mais é porque tens o material mal orientado e/ou com angulo deficiente.

cyberweblink

Regular Member
My Satellite Setup
kbox 441320 -->x2
kbox 441332 -->x2
antenas fixa 80cm ->x2
antena motor 85 ->x1
My Location
portugal
kalibr said:
nvidia_man, antes de mais, deves ser capaz de apanhar os sats com a antena fixa. Se nem assim lá fores, a coisa com o motor vai correr mal de certeza.

Como sugestão, usa um satfinder e deixa o motor de lado para já. Liga o lnb ao satfinder e ao receptor e apanha o sinal do hispa enquanto apontas a antena segurando nela. O sinal é bem forte pelo que é fácil descobrir a orientação aproximada. Quando souberes isso, repete usando o braço do motor como suporte (faz by-pass ao motor, liga o lnb directamente ao recep), o que deve ser fácil.

Neste caso já podes descançar e ver uns taquillas.

Quanto voltares a ter paciencia, segue as instruções do motor e afina o material. Quando estiver afinado, o arco que a panela descreve apanha os sinais "todos" enquanto o moves à unha no próprio motor (usa o satfinder). Se começar a apanhar uns quantos juntos e depois já não encontra mais é porque tens o material mal orientado e/ou com angulo deficiente.
amigo, a montagem do motor é simples, mas quando estás a dizer para meter o motor em bypass e ligar o receptor directo ao receptor como é que pensas que o motor trabalhará se lhe tiras a alimentação que vem do deco, a não ser que o motor seja alimentado externamente, pois o que eu tenho para este metedo é grupo, agora, uma coisa é certa afinar o motor pela 1º vez é uma chatice pegada depois de aprender já podes montar milhares, mas se ele está com ideia de ver alguma coisa urgentemente , não me parece que vá ser tão depressa...

cyberweblink...:cool:

My Satellite Setup
My Location
Portugal
Obrigado a todos. Para já vou ver a F1 na RTL (ainda vou correr alguns sites para descobrir a programação ou canais alternativos, mas se alguem souber de algum, mesmo na D+ que também está no Astra1 que diga sff), depois de manha vou fazer o que o cyberweblink disse, para tentar fazer o arco perfeito, porque o resto está tudo bem.

O manual apenas me fala em longitude, com uma formula qualquer manhosa que contradiz com outras coisas na mesma página, o que me deixa às aranhas... A formula tem de ser calculada, com o satelite mais proximo do sul que conseguir, da seguinte maneira: (Longitude do Satélite - Longitude do Local)x1.15, e dizem que o satelite não pode estar a mais de 5E ou 5W. Logo no exemplo usam o Hotbird que fica a 13E... não percebi bem, mas não bate certo no ingles que usaram. Também não sei bem como mover o motor como dizem no manual, só o consigo rodar 1 grau de cada vez com o deco...

Resumindo:
- sempre tive tudo bem para sul, por isso essa parte está feita
- apenas tenho de confirmar a elevação no motor e no prato (complicação por causa da porcaria de "réguas" que eles marcaram sem pontos de referencia decentes), se bem que não sei o que meter e onde...
- depois é apanhar uma porcaria de um satélite o mais a sul possivel (é o que me dizem no manual) com a longitude corrigia no deco/motor (falam-me em longitude em vez de latitude, mas pode ser má tradução)
- supostamente depois disso já tenho tudo porreiro

Confirmam-me que são estes os passos? Ou perdi alguma coisa?

cyberweblink

Regular Member
My Satellite Setup
kbox 441320 -->x2
kbox 441332 -->x2
antenas fixa 80cm ->x2
antena motor 85 ->x1
My Location
portugal
boas amigo, bem segundo o que dizes tudo bem, agora é só seguires como eu disse anteriormente que não deves ter problemas , o teu problema deve ser mesmo a elevação do motor deve estar mal, uma vez isso resolvido já deves conseguir ter tudo a 100%

um abraço cyberweblink...