Problemas a instalar um motor metronic

strtb

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis EVO 3 + 2x Ferguson AF 3318SE + Motor metronic + Pinnacle SAT Pro PCI
My Location
Portugal
já há à vários meses que comprei um motor metronic DiSEqC 1.2 e desde então que tento acertar tudo. já pesquisei aqui pelo forum e alguns topicos foram-me ajudando,mas ainda n consegui acertar tudo.
o meu problema é: consigo apanhar o Hotbird e também o Astra 1. mas quando viro pro Hispasat n dá. tenho que dar um toque de nada no prato e pronto tenho o Hispasat. ou seja tenho que andar constantemente a apertar e desapertar parafusos. 'O'-red
eu tenho algumas duvidas: no motor ponho a elevação ( que o manual trás lá numa figura - 40 pra zona de lisboa) ou a longitude(que no meu caso é +- 38º dando +1, ou seja, 39º)?
outra questão é o prato como deve estar posicionado no inicio, devo por alguma medida na inclinação do prato inicialmente?
é que eu acho que podem ser estas pequenas coisas que fazem a diferença. tb já exprimentei utilizar o sistema Usals mas sem sucesso ou dá astra e hotbird ou dá hispasat.
fikem bem:-righton

Ferrei_ra

Regular Member
My Satellite Setup
Satellite
My Location
Portugal
Boas
O que dizes esta correto no motor coloca-se a nossa Latitude,e ,por experiencia e segundo varios manuais deve-se aumentar +1º, se a tua for 38,xx coloca nos 39~40.
No veio do motor tambem tem uma escala,se a tua Longitude for 9º W(Lisboa é +-) deves colocar nessa escala do veio do motor em 2º Este,podes fazer isso ja com o motor ligado ao deco e com os botoes do motor ou com o proprio deco.
Depois de apertar o motor nesta elevaçao nao se mexe mais o que se vai mexer é a antena na elevaçao para fazer a melhor captaçao,assim como depois de acertar a antena com o veio do motor (ao centro) o que se move para um lado e para outro é o conjunto Motor+Antena no mastro.
Com o deco e uma Tv,colocas o deco num canal do Nilesat e so quando captares esse canal com o maximo de força e qualidade é que apertas tudo.
Mandas para outro sat e ves se tens bom sinal se nao tiveres da um pequeno ajuste.
Fazes o mesmo para outro sat no sentido oposto e se nao estiver bem das novamente um pequeno ajuste.
Atençao que o mastro onde vai ficar o motor deve estar rigorosamente na vertical tanto de um lado como de outro.
Tens aqui uma especie de manual http://www.satellites.co.uk/php-bin/forum/showthread.php?t=73771 que é a forma como monto os motores.
Se tiveres dificuldade em ajustar a antena na elevaçao faz esta ferramenta http://www.satellites.co.uk/satellite/assuntos-gerais/84596-ferramenta-para-regular-elevacao.html que esta neste topico (ve tb a ultima mensagem que estao la as fotos) que da uma grande ajuda para antenas um pouco maiores.
Procura tambem no forum que existe muitos topicos onde dei varias dicas

Cumps

for-it

Regular Member
My Satellite Setup
FTe & Clones, Samsung Dsr9000 Via CI+Matrix Rld, Mirage1010E, BigSat Dsr 6500 .Pabs 120 cm.etc...
My Location
Oporto-Portugal
Isso acontece porque não tens o conjunto bem afinado aos oº, colocas a inclinação no motor para a tua posição (vem no manual) mandas o motor para os 0º com o prato já apertado no veio do motor (tem uma marca central),e afinas a antena ao satélite mais a Sul para ti, que julgo ser o atlantic bird 3 aí no Sul e ao afinar é que apertas o conjunto ao suporte (verifica a verticalidade deste que se não for absoluta não adianta continuares) o lnb é também afinado ficando práticamente nas 6 horas. Depois disto feito é fácil dar com os sats, usando transponders com um SR (symbol rate) alto.
cmpts,

strtb

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
obrigado a ambos

eu tenho um prato de 80cm, na zona de lisboa n é um pouco complicado apanhar o nilesat?

vou tentar outra vez amanha de manha.;)

NunoV

Regular Member
My Satellite Setup
_____Multi-LNB
_____Enigma2_____
___FIBO_55_90_____
My Location
Portugal
Boas.

Com a de 80 dá , começa pelas freq. com mais sinal:

Kuwait Sports ---- 11823 V 27500 3/4

A ferramenta que o ferreira criou é uma grande ajuda no afinar e a consulidar a montagem evitando o descair.

Fiz isto este fim de semana:

strtb

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
realmente essa ferramenta é bem pensada.
daqui a pouco já vou exprimentar o nilesat nessa frequência pois esta manhã teve de chuvaO-st

strtb

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
tou agora no telhado e não dou com o nilesat:confused
já pus no motor a latitude 39. pus no zero que supostamente é o sul (eu já começo tb a questionar se é realmente o sul...). tentei por no Nilesat mais ou menos pois aquilo tem uma escala de 10 em 10. fui mechendo no prato pra cima e pra baixo e nada...
o hispasat já nem o consigo apanhar outra vez, os unicos que consigo são o hotbird e astra 1.
já n sei o k fazer....

Ferrei_ra

Regular Member
My Satellite Setup
Satellite
My Location
Portugal
Boas
Tens de conseguir apanhar o Nilesat em Lisboa apanha-se bem com uma de 80.
Se estas em Lisboa tens de meter na escala do veio do motor o veio a 2º Este e nao no 0º e so a partir de aqui é que começas a afinar.
Se tiveres um SatFinder liga-o entre o o motor e o Lnb para saberes quando apanhas um sat,pois por vezes o deco demora um pouco a dar a respsta de sinal.
Eu faço assim ligo o SatFinder e o deco e utilizo um DVD portatil que ligo ao deco nas RCA's e assim evito de levar uma TV.
Coloco num canal do nilesat e pomho na opçao de ver a força e qualidade.
Quando o sat apita tento afinar o melhor possivel mas se nao aparece sinal no deco é porque nao é esse sat,nesta altura aperto logo a antena na elevaçao depois so rodo o motor no mastro para ir para outro sat e na elevaçao so dou um pequeno ajuste.`
É que por vezes pensamos que estamos a apanhar um determinado sat e como por vezes as diferenças entre um e outro sao pequenas so com o deco é que sabemos se é esse sat.
Vai tentando que quando acertares no Nile vais ver que o resto é facil.
Deixo aqui estas imagens para veres como deve ficar a Antena fixa ao veio do motor tem de estar ao centro depois aperta-se bem e aqui nao se mexe mais,para se mexer para esq ou dirt roda-se o motor no suporte e a elevaçao so a antena.

Cumps

Attachments

strtb

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
eu tenho uma tv mesmo ao pé da jenela e vou mexendo e vendo ao mesmo tempo.
mas quando está no 0º e passo pros 2ºE faço isso com o motor desapertado e com a inclinação do prato numa posição em especial ou utilizo o deco pra rodar até aos 2ºE?
eu n consigo ver a imagem....

Ferrei_ra

Regular Member
My Satellite Setup
Satellite
My Location
Portugal
Boas
Depois de teres tudo ligado e nao interessa a posiçao da antena nem do motor (como ja deves ter feito mais coisas) faz um reset ao motor nos botoes do motor ou no deco na funçao "Goto 0",para o motor fazer um reset e ficar nos "0º".
Depois com os mesmos botoes do motor ou no deco que geralmente tem uma opçao para movimentar o motor para Este ou West,fazes rodar o motor para os 2º Este (é um pequeno toque para a direita ).
Quando estiver nos 2º Este é que começas as buscas do NileSat, mas essas buscas sao feitas rodando a antena (esqu,direita no mastro) e na elevaçao (so na antena) mas com as maos nao se roda o motor o veio esse fica sempre nos 2º Este.
Ou por outras palavras se isso estivesse afinado quando pusesses num canal do NileSat se fosses verificar os graus que estavam no motor marcava 2º Este, segundo a tua Longitude.

Cumps

strtb

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
é exactamente isso que tenho feito: pus no 2ºE e fui mexendo na inclinação do prato. mas n consegui nada.
eu agora é que vi uma coisa no motor: tenho do meu lado direito uma escala que diz elevação e no lado esquerdo uma escala que diz latitude, qual devo usar? supostamente deve ser a latitude, mas o manual diz que é a elevação que devo utilizar (pra lisboa é 40). é a elevação que tenho usado e tenho conseguido apanhar astra1 + hotbird e pra apanhar o hispasat tinha que dar constantemente 1 toque na elevação do prato. qual escala utilizo no motor latitude ou elevação?

Ferrei_ra

Regular Member
My Satellite Setup
Satellite
My Location
Portugal
Boas
Eu utilizo a escala da Latitude nunca ligo a de elevaçao.
Tens de ter paciencia e com o motor nos 2º (que assim é que esta correto) tens de captar o Nilesat e so depois partes para o resto.
Tambem podes por acertar por outro sat por exp o Hotbird mas tens que meter o motor em 22º Este, mas nao te aconcelho pois dizem que se deve acertar pelo sat que esta mais a sul da nossa longitude.
Eu estou na margem sul se nao conseguires podemos combinar um dia (Domg ou Seg de tarde) e vou-te ajudar.
Cumps

strtb

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Portugal
pois eu tb acho que se deve utilizar a escala da latitude, mas o meu pai que me está tb a ajudar a instalar o motor acha que n. mas amanha vamos exprimentar outra vez.
eu pus-me a pensar e descubri uma coisa curiosa: por exemplo o hispasat é nos 30ºW, logo o angulo que devia estar na escala do motor deveria ser os 21ºW(21+9long=30). mas n o angulo é por volta dos 23. o mesmo se passa com o hotbird que devia estar a 22ºE e está a 25ºE e o astra1 que deveria estar a 28ºE e está a 31ºE. portanto acho que o meu sul n deve ser bem onde eu acho que é. eu tenho cá uma busula mas n tá certa. amanha vou ver se consigo arranjar outra busola.
obrigado pela ajuda mas por enquanto vou continuar a tentar.:-righton
quando a vir o meu motor a apanhar todos os sats até digo que é mentira)(-red