Problemas c/ ligação ao PC

My Satellite Setup
TEKA 1000 + ASUS A5EB
My Location
Portugal
Boas!

Comprei um adaptador USB/RS232 e um cabo null modem e estive agora a tentar enviar firmware e uma lista de canais. Instalei os drivers do adaptador, liguei tudo direitinho mas a verdade é que, mesmo seguindo todos os passos que estão muito bem descritos aqui no forum não consigo transmitir dados.

Já cheguei ao cumulo de abrir o cabo null modem e ver se as ligações estavam de acordo com as infos aqui do forum e está tudo bem.

Experimentei definir no PC várias COMS para o adaptador e nada ... penso que estou a seguir todos os passos d "tutorial" disponível correctamente e já não sei o que fazer mais.

Por exemplo, para enviar um firmware, desligo o deco, abro o Ouralis, faço open do ficheiro, defino a porta COM, faço send, aparece a mensagem Waiting to ... ligo o deco e nada!!! No caso das listas de canais idem aspas, carrego o ficheiro, faço send, marco o 24680 no comando e nada!!!

Toda a ajuda que me puderem fornecer é bem vinda porque já não sei o que fazer mais ... :-doh!

cyberweblink

Regular Member
My Satellite Setup
kbox 441320 -->x2
kbox 441332 -->x2
antenas fixa 80cm ->x2
antena motor 85 ->x1
My Location
portugal
ngsilva said:
Boas!

Comprei um adaptador USB/RS232 e um cabo null modem e estive agora a tentar enviar firmware e uma lista de canais. Instalei os drivers do adaptador, liguei tudo direitinho mas a verdade é que, mesmo seguindo todos os passos que estão muito bem descritos aqui no forum não consigo transmitir dados.

Já cheguei ao cumulo de abrir o cabo null modem e ver se as ligações estavam de acordo com as infos aqui do forum e está tudo bem.

Experimentei definir no PC várias COMS para o adaptador e nada ... penso que estou a seguir todos os passos d "tutorial" disponível correctamente e já não sei o que fazer mais.

Por exemplo, para enviar um firmware, desligo o deco, abro o Ouralis, faço open do ficheiro, defino a porta COM, faço send, aparece a mensagem Waiting to ... ligo o deco e nada!!! No caso das listas de canais idem aspas, carrego o ficheiro, faço send, marco o 24680 no comando e nada!!!

Toda a ajuda que me puderem fornecer é bem vinda porque já não sei o que fazer mais ... :-doh!

amigo acabaste de dizer tudo e nem deste por isso (" desligo o deco e abro o ouralis") é ligado au pc mas o deco sempre ligado como se estivesses a ver os canais da tv.:-doh!

My Satellite Setup
TEKA 1000 + ASUS A5EB
My Location
Portugal
Desculpem mas agora ainda estou a perceber menos, não é suposto o deco estar desligado da corrente quando fazemos o send do Ouralis e após o ligarmos à corrente ele começar a transferência? Foi isso que eu tinha percebido que se tinha de fazer.

cyberweblink

Regular Member
My Satellite Setup
kbox 441320 -->x2
kbox 441332 -->x2
antenas fixa 80cm ->x2
antena motor 85 ->x1
My Location
portugal
ngsilva said:
Desculpem mas agora ainda estou a perceber menos, não é suposto o deco estar desligado da corrente quando fazemos o send do Ouralis e após o ligarmos à corrente ele começar a transferência? Foi isso que eu tinha percebido que se tinha de fazer.
não o deco tem estar sempre ligado senão nao se da aligação entre pc/deco para haver tnasmição de dado..

My Satellite Setup
TEKA 1000 + ASUS A5EB
My Location
Portugal
Afinal o programa que estava a utilizar é o Arioner, e seguindo as instruções no ficheiro anexo retirado aqui do forum o deco deve estar desligado quando se faz o send.

Cada vez percebo menos :confused

Attachments

My Satellite Setup
Hispasat & HE@D500
My Location
Portugal
Não sei se tens ou nao que ter o deco desligado. Mas será que não estás a ter problemas com a configuração das portas COM

My Satellite Setup
TEKA 1000 + ASUS A5EB
My Location
Portugal
Eu penso que não porque já configurei no pc como COM1 e como COM2 e com nenhuma consegui a transferência.

Também já me falaram em que podia ser por estar a enviar de um portátil que existem outras pessoas com estes problemas ... sinceramente ~já não sei o que pensar.

My Satellite Setup
Hispasat & HE@D500
My Location
Portugal
Experimenta ir ao painel de controlo/sistema/Hardware/Gestor de Dispositivos e vais ver se tens a com1 a ser utilizada. Se estiver nas propriedades fazes desactivar. Só então depois ligas o usb/null modem para automaticamente lhe ser atribuida a COM1. Configuras o software para COM1 e já deve funcionar.

My Satellite Setup
TEKA 1000 + ASUS A5EB
My Location
Portugal
Nops, não funciona, fica a mensagem "Waiting conect request ack" e nada de enviar ...

My Satellite Setup
ouralis evo3
My Location
portugal
fazes mandar firm e vez no teu pc waiting request kualer coisa nao é?enquanto tiver assim desligas o deco na fixa voltas a ligar na fixa sempre com o cabo ligado sem tocar em mais nada nem no programa e voilá.ele recebeo automaticamente diz-me depoix se funcionar.ptt

My Satellite Setup
TEKA 1000 + ASUS A5EB
My Location
Portugal
Não, nem com a configuração das COMS.

No gestor de dispositivos ele tem outros parametros que não sei se terão ou não alguma coisa a ver:
Bits por segundo 9600
Bits de dados 8
Paridade nenhum
Bits de paragem 1
Controlo do fluxo nenhum (outras opções Xonn/Xoff ou Hardware)

O que eu acho estranho é que ele deve estar de alguma forma ligado porque quando arranco o Ouralis se tiver definido a com2 ele dá um erro que não detecta ligação na com1. E quando defino a com 1 ele não diz nada pelo que eu entendo que eu detecte a ligação.

My Satellite Setup
OURALIS
My Location
PORTUGAL
Amigo tens razão o Ouralis deve estar desligado para enviar o firmware. Experimenta outro soft como o Arioner em várias versões. Estás a usar um conversor usb-RS232 e isso ás vezes é problema. Se tiveres um multimetro experimenta o seguinte:

Aparelho em volts DC e mede entre Pino 5 e pino 2 e pino 3 e verica se tens um tensão aprox. de 5V e en qual dos pinos.

Fica bem:-doh2 :) :) :)

My Satellite Setup
TEKA 1000 + ASUS A5EB
My Location
Portugal
Nation05 said:
fazes mandar firm e vez no teu pc waiting request kualer coisa nao é?enquanto tiver assim desligas o deco na fixa voltas a ligar na fixa sempre com o cabo ligado sem tocar em mais nada nem no programa e voilá.ele recebeo automaticamente diz-me depoix se funcionar.ptt
Infelizmente também já experimentei e nada.:(

My Satellite Setup
ouralis evo3
My Location
portugal
olha brother ligas o deco a corrente,ligas como se tivesse a ver canais certo?
de seguida ligas o teu pc abres ouralis.exe escolhes com1,escolhe o firm k keres mandar,metes send aparece a mensagem waiting..... sem fazer mais nada desligas o deco na fixa voltas a ligar logo de seguida e ja ta ele começa a transferir ok.ptt

My Satellite Setup
OURALIS
My Location
PORTUGAL
Quase de certeza que tens o conversor avariado.. tenta com um outro conversor. já agora os 9600bps são geridos automáticamente pelo Arioner não tens que te preocupar com nada o teu problema quase de certeza que reside numa incompatibilidade de soft do conversor

tenta trocar o conversor usb - rs232:) :)

My Satellite Setup
Hispasat & HE@D500
My Location
Portugal
Nao tens que mexer em nada de baud rate. Isso para mim é um problema de configuração de COM. Há softwares que apesar de terem possibilidade de escolheres a COM, só funcionam com a COM1 quando se utiliza usb/rs232

My Satellite Setup
TEKA 1000 + ASUS A5EB
My Location
Portugal
Pois, por acaso agora até só estou a fazer testes com COM1 mas se calhar o cabo está mesmo com problemas, é novo mas ... vá-se lá saber.

De qualquer forma o meu muito obrigado pela v/ ajuda.

cHispaSat

Signal Modulator
My Satellite Setup
um deco ligado a um cogumelo
My Location
pt
Olha... Eu tive o mesmo problema com um adaptador que comprei há dias. Tens que ir ao Gestor de Dispositivos. Propriedades do adapatador. Definições. Avançadas. Ai vês que deve estar como COM5 ou COM6. Mudas para 1, 2 ou 3... O que tiveres disponivel. É essa que tens que usar no Soft de ligação ao Deco.:-bash

My Satellite Setup
Hispasat
My Location
Lisboa
cHispaSat said:
Olha... Eu tive o mesmo problema com um adaptador que comprei há dias. Tens que ir ao Gestor de Dispositivos. Propriedades do adapatador. Definições. Avançadas. Ai vês que deve estar como COM5 ou COM6. Mudas para 1, 2 ou 3... O que tiveres disponivel. É essa que tens que usar no Soft de ligação ao Deco.:-bash
Quer dizer que não existe problemas com os adaptadores USB/Série(com)?
Algém me sabe dizer?
É que eu estou a pensar em mudar de portátil e o novo não tem a porta para ligar o null.
O meu receio é que depois com o cabo USB/Com e mais o null cable, não consiga despejar o soft para o meu Deko.
Obg. malta...