Site metereologico muito bom....

Black-Velvet

Regular Member
My Satellite Setup
Goldem Interstar 8001S Premium Class
My Location
Portugal
www.windguru.cz

É aqui que podemos ter a certeza o tempo que teremos.Posso desde ja adiantar que é 99% correcto .

è so colocar o país e depois escolher a praia e teremos uma informaçao detalhada do estado do mar,vento, chuva,temperaturas etc,tudo ao pormenor.
Espero que gostem

ruih

Regular Member
My Satellite Setup
Satelite:FTE 120
PC:P IV 1gb memory 120gb disc bord Intel Grafic asus 128 mgb
My Location
Portugal
Black-Velvet said:
www.windguru.cz

É aqui que podemos ter a certeza o tempo que teremos.Posso desde ja adiantar que é 99% correcto .

è so colocar o país e depois escolher a praia e teremos uma informaçao detalhada do estado do mar,vento, chuva,temperaturas etc,tudo ao pormenor.
Espero que gostem
Boas
è verdade esse é um grande site sobre tempo e como dizes 99% correto aqui por Cascais a malta do mar, pescadores e pessoal ligado ao clube naval e Marinha já o utilizam com grande proveito por acaso já conhecia mas é sempre bem vinda essa informação só espero que mais people vá ver como porque é sempre interessante saber o tempo que vai fazer.
Penso que a grande particularidade d´este site é a previsão com poucas horas de antecedencia o que é fantastico....concluindo para quem se interessa por estas coisas do tempo é uma mais valia muito grande.

Obrigado e é bom saber que anda por aqui mais gente que se interessa pelo tema se calhar é para ver se pode ir a cima do telhado mexer na panela:-rofl2

Cumps

husky

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evo 3
Technisat 33cm - 0.3db - Hispasat
metronic 80cm - 0.6db monobloc - Astra 2
WhiteLine 1m - 0.3db NileSat
My Location
ODV
vai ser util...ai vai vai :p

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
Kaon 570 ksf & FTE´s 420 & max S100
Hispasat30w Astra19E Hotbird13E Nilesat7W, panelas 80,60 e 40cm, diseqs 4x1, lnb´s single,double e quadruplo. agora até com motor....
My Location
Latitude 37ºN , Longitude7º 50´W (Al Garb) geoide wgs84
Confirmo que o wind Guru é excelente.

Utilizo-o diariamente à varios anos e posso garantir que até hoje é o melhor que encontrei para Portugal (o modelo é particularmente adaptado, outros locais não sei tão bem...)

Encontra-se na Net outros sites interessantes de Meteo, por exemplo para Navegadores aereos, Pilotos de Aviacao, aeroportos, p.e., muito bons em altitude e isobaricas , mas pouco relevantes em termos de agitacao maritima, direccao vento à superficie, vaga e ondulacao, hora de passagem de frente (rotacao ventos -lol) etc....

para quem nao precise de tanto rigor o Weather no Yahoo é tb muito bom, e nunca falha, nunca..

Para quem não esta muito dentro da Meteo, importa dizer que existem 2 modelos matematicos principais.... o USA e o Europeu (continental) Ingles -Braknell.....

e Portugal sendo Ultra-periferico e Supra -Ocidental tem forte componente USA-maritima.....

se um modelo dá chuva, outro nao........ temos ou nao chuva? eis a questao!!! é dificil mesmo!.....

o Instituto de Metereologia / O Instituto Hidrografico tem os seus modelos...
o Comando Nato de Oeiras, a FAP idem... acertar é muito dificil.

o Windguru acerta , vai alterando hora a hora, tem descriminacao bastante boa de locais, é optimo!

Black-Velvet

Regular Member
My Satellite Setup
Goldem Interstar 8001S Premium Class
My Location
Portugal
Um outro site de Meteo é o
http://www.weatherunderground.com/

Tem a particularidade de escolher a lingua e tambem a zona de Portugal.
Eu uso bastante os 2 para fazer comparativos,e posso assegurar que as diferenças de previsoes entre os 2 sites nao sao muito grande.

My Satellite Setup
univers4102
My Location
portugal
e há algum que contenha informações sobre a eleveção do sol ao longo do ano? É por causa da sombra que provoca um alpendre ou varanda. era mt util em arquitectura.

vma99

Regular Member
My Satellite Setup
Kaon 570 ksf & FTE´s 420 & max S100
Hispasat30w Astra19E Hotbird13E Nilesat7W, panelas 80,60 e 40cm, diseqs 4x1, lnb´s single,double e quadruplo. agora até com motor....
My Location
Latitude 37ºN , Longitude7º 50´W (Al Garb) geoide wgs84
Essa informacao esta constante no almanaque astronomico da US NAvy ou do Almirantado Britanico (anual).

Nao percebo bem o queres saber, nesse almanaque ten info hora a hora e pode-se fazer a intrepolacao/ extrapolacao para qualquer minuto ou segundo , usando-se tabelas da USN, (tanbelas logaritmicas para calculos de trignometria esferica).

se preferires podes encontra esse calculos em calculadore HP com modulo de navegacao astronomica ou em software de navegacao astronomica.

para rigor geodesico, utiliza o relogio atomico USN que encontras aqui na net, ou entao ouve na Radio em HF SSB a transmissao, nao sei agora a frequencia de cor......

o que queres saber à inclinacao solar?

esse angulo chama-se elevacao solar à hora (ou altura astronómica) e varia de zero ao nascer e por do sol e tem o maximo à passagem meridiana.

em portugal continental o azimute meridianal é sempre sul (a declinacao max =23º23´27´´Norte e a nossa latitude minima é cerca de 37ºN , isto é, minima altura= 37-23=14 graus...
a elevacao maxima (no solesticio de inverno ) é 23º sul, i.e. 37--23=60º

nao se se chega ou se queres mais

cumps
vasco

My Satellite Setup
cabo
My Location
uk
para aquariofilia ...tambem é nice.... para recolha de água...

e pesquisa... se soubesse dele há uns tempos tinha poupado trabalho

My Satellite Setup
univers4102
My Location
portugal
O que eu pretendia saber era a parte dos 60 e dos 14 graus. obrigado.

My Satellite Setup
casa
My Location
spain
Black-Velvet said:
www.windguru.cz

Espero que gostem
Estive a ver e gostei. Mas também gosto destes - vê-os porque são muito bons.
Estes sites mostram o tempo de qualquer parte do mundo. É só selecionar a cidade e País.

Em portugês do Brasil - Link: http://br.weather.com/weather/local/POXX0028?x=10&y=11

Outro da CNN em Inglês: http://wwwa.accuweather.com/world-forecast-15day.asp?partner=accuweather&traveler=0&locCode=EUR|PT|PO018|VIANA%20DO%20CASTELO&metric=1

Mapa com movimento das núvens: http://br.weather.com/maps/regioesdomundo/intleuropa/index_large_animated.html

Normalmente aquí temos o tempo para 15 dias e é actualizado com muita frequência.

Abraço