Boas sendas!
Estou na parte Oeste em Setúbal. Tenho a Sky com cartão para captar um canal pago(NASN-Setanta Sports) e as do Freeveiw(Channel Four; Five e Sky Three) Agora:
- Para captar esse canais alguns estão no feixe Norte(North Beam), que em Setúbal apenas captas com um prato de 1.25m ou acima. Há pratos económicos de 1,20m mas não vão captar o feixe Norte decentemente aqui em Setúbal(eu sei por experiência:mad: ), por isso investi num Gibertini de 1,25m e está mais do que pago o investimento feito

. Já instalei para amigos e familiares para o mesmo fim aqui em Setúbal, e não há nada como ter em conta a dimensão do prato para fazer a grande diferença. Tenho um amigo que quis com 1,20m e realmente capta o feixe Norte, mas basta ter um dia com mais nuvens que fica logo sem sinal no canal que ele mais gosta(five).:-bash
-Um bom LNB(Invacom ou MTI Blue Line ou Inverto Silver Tech)de baixo factor de ruído(0,3d

, e devido ao crossover dos sinais Verticais com os Horizontais não interferir com um e outro. As frequências acima dos 12000GHz. são lixados para isso e sem um bom LNB, nada feito(experiência falada a aplicada no passado'O'-red ).
-Para captares os canais Portugueses via terrestre, convêm tb. ter em conta de um bom splitter ou via sat. (no caso de ter dois pratos: um para o Astra2, outro para o Hispasat), um bom DiSEqC. Pois normalmente estes aparelhos vão "comer" sinal(cerca de 1 a 2d

e é o suficiente para já não receber sinal no deco de feixes mais fracos. Ter em atenção tb. o comprimento do fio coaxial e a qualidade. Acima dos 50m de fio corresponde logo uma perda de 2dB. Esquece de adiconar amplificadores de linha, pois para este caso não vai ajudar(pode é piorar mais). Atenção tb. as junções e uniões de cabo: quanto menos, melhor.
- O receptor da Sky(i.e. Digibox) deve ser de um tuner com boa sensibilidade para sinais fracos dos feixes. Novo, o Thomson DSI4214C está com melhor sensiblidade do que o Pace DS440N novo. Tenho o Pace DS430N comprado no e-bay usado. Já tive o Grundig GDS-2000 mas foi "doado"

para o meu pai tb. em Setubal.
-Sem feixe Norte, os Digiboxes têm de ser modificadas na primeira sintonia no menu de serviço(ler aqui info para sintonizares, menus, etc._www.satelliteforcaravans.co.uk/). Não vale a pena inserir outra freq. manual. O que a Digibox procura é o freq. 11.778GHz. Vertical no feixe Norte, e se não tiver lá, nada feito(experiência no passado bem lixado'O'-red :mad: :-Nooo ). Têm de se inserir o feixe Sul a 12.207 V, e aí busca a lista de canais e valida o cartão.
-Falando em cartão Sky, se tiveres alguém de confiança no Reino Unido, aproveita para ele ou ela receber o cartão Sky para a morada deles. Logo aí já está a ganhar(não percisas de comprares através de uma companhia via net que leva um dinheirão para teres o cartão

). Podes pedir o cartão via net à Sky e fazeres o pedido do pacote que pretendes. Pede apenas o pacote, pois se pedires o Digibox, normalmente dizem que não custa nada e aí essa Digibox têm de estar ligado no R.U. à linha telefónica durante um ano(excepção de se adquirires um Digidialler que liga directamente de qualquer país via linha analógica para o R.U. a "fingir" que está lá_www.smart2check.com/digidialler.htm). Pagas via cartão de crédito(não há espiga, não vão verificar moradas por aí), e pedes para enviar para a morada do conhecido(a)no R.U. Não esquecer de utilizar um e-mail que não acabe com .pt, pois aí pode já dar espiga

. Se pedires o cartão mais o aparelho através da tal companhia via net eles tratam da ativação, mas pedem sempre para não telefonares para a Sky.
-E falando em espiga ou granda bandeira, não esquecer que quando te enviarem o cartão desse conhecido(a), tens que ligar para a Sky e "casar" o cartão com a Digibox. Somente depois de dares o número da Digibox + o número do cartão é que passado 20 a 30 minutos é que cartão fica ativado. Quando ligares: meter o telemóvel em "não identificar meu núm.", não há nada como ligares para a Sky com um número fora do R. Unido e depois de dares o núm. do receptor e o núm. do cartão dizerem-te
"I'm sorry but we have to cancel your card" e cancelarem te logo o cartão

!

!

! . Teres os dados da morada do teu conhecido(a) à mão, pois normalmente perguntam-te a morada e o código postal.
-Caso o Digibox tenha um mas raro "crash" de software, somente no feixe Norte é que poderás carregar o software de origem outra vez, senão esquece e procura outro deco Digibox novo.
-Há tb. o caso de ter canais nesse pacote (canais no feixe Sul por exemplo), passar para o feixe Norte. O Sky é um pacote com muitos canais e a grelha está em constante modificações. Daí o investimento num prato maior do que 1,20m ser pensado tb. no futuro.
Espero que isto possa ajudar te a tomares uma decisão na compra do teu novo equipamento(sempre tens a opção do Cardsharing

), duma maneira ou outra se percisares de mais ajuda, apita.