Testes a uma antena sem ser parabólica

Anistruk

Anistruk

Regular Member
My Satellite Setup
Fte Max S200 - Hispasat, Astra - Hotbird - Eurobird 9
My Location
Portugal
casser said:
Um cone com 31.5dBi (a 11750mhz) para um LNB de 50mm de diametro terá:

-422.24 mm de diametro
-2045mm de comprimento
boas

mais uma vez parabens pelos projectos! tah mesmo excelente!

agora uma cena... pra apanhar razoávelmente o astra2 estas medidas ke tens para um cone de 31.5dBi é o ideal?
é que assim evitava de por uma antena enorme... kd keria ver, metia na janela :p

abraço

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
Sugar antennas:)
My Location
Ilhéu das Formigas - Azores
Boas..

Eu ainda não consegui apanhar o Astra 2D, consigo o feixe S1 do Eurobird e os feixes sul do Astra 2. Se 31.5dBi é o ganho correcto para apanhar o Astra 2, sinceramente não sei porque ainda não o fiz. Um cone de 25dBi teoricamente não deveria estar a apanhar nenhum satélite, se o ganho dos cones fosse igual ao ganho das parabólicas poderia dizer que cone é preciso para corresponder a uma parabólica de diametro X. Mas como não acontece assim, tou completamente às escuras:confused

Não tenho material/tempo/conhecimentos para acelerar o processo..mas mais dia menos dia vou conseguir o Astra 2D.

Neste momento, estou com o Astra 2D (10758mhz)..a 32%, se sei que 43% é o minimo para vez um canal sem freezes...é porque estou perto.

Mas se quiseres experimentar eu agradeço a ajuda..

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Lá fui adicionando secções a um cone que tinha e consegui!:D

Astra 2D
10758mhz V-->52%

Confirmado na mesma posição : Astra 2D; Astra 2C ; Eurobird feixes S1 e Fixed; Astra 2 feixes sul), com 15m de RG-6 (chineses)+disecq 1.0+4metros rg6.

frequencias verticais tem mais 10% que as frequencias horizontais, provavelmente é da rotação do LNB mas não tenho a certeza.

e para mostrar o quanto o cone está tão mal feito (foi restos de cartolinas que tinha aqui), mais defeituoso não podia ser!:-rofl2

Isto supostamente é o cone de 31.5dBi, se fizerem o cone nas devidas condições vão ter de certeza melhores resultados do que o meu cone defeituoso. Acredito que este cone da maneira que está defeituoso, esteja com um ganho à volta de 30dBi.

Mais uma vez deixo a pergunta a quem percebe, Astra 2D perto das Caldas da Rainha, com que parabólica devo conseguir estes resultados?

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
update:

cone apontado ao Badr 3/4 (26º) consegue-se ver o feixe sul do Astra 2 (28.2º), isto com o cone a funcionar -20% do que quando apanhei o Astra 2d.

A rotação do LNB não é assim tão crucial ao mm, por isso com um cone de ganho bastante elevado acredito que se consiga apanhar apanhar vários satélites recorrendo a um LNB, em que a rotação do LNB entre os satélites varie ente 15/20º. Quando tiver oportunidade vou fazer um cone para apanhar ao mesmo tempo o Badr 3e4 / Astra 2 / Arabsat 2b.

para cones de grande dimensão só posso testar a partir de 26º, porque a +-23º já tenho um prédio à frente. Vou postando aqui alguns resultados mais relevantes para quem estiver interessado nos cones.. se os administradores acharem que estou a "abusar" do tópico que digam alguma coisa.

spak1

spak1

Member
My Satellite Setup
hispasat 1B
kbox single
gigabyte p4 3.Ghz
My Location
portugal
casser said:
Comprei um novo LNB "Palcom 0,2dB", que deve ser uma treta mas notei logo diferença e cumpri um dos meus objectivos..apanhar um satélite abaixo de 48dbW (Hotbird).

Em meia hora de testes usando a antena de cone médio, apanhei:

-Hispasat (55% de potencia de sinal / 100% qualidade de sinal)

-Atlantic Bird 3 (31% de potencia de sinal/ 90% qualidade de sinal)

-Astra 19.2º (30% potencia de sinal/ 50% qualidade de sinal)

-Hotbird (17% de potencia de sinal / 30% de qualidade de sinal; o suficiente para ver a RAI sem cortes)

nada mau para quem tá usando uma powerbox ranhosa, uma antena de cartolina e fazendo os testes a partir de uma janela O-Ha
obrigado pelo teu empenho foi uma grande ajuda para a solução do meu probema vou por mãos á obra este fim de semana dentro do mesmo esquema:toke: depois darei os resultados.:cool:

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
spak1 said:
obrigado pelo teu empenho foi uma grande ajuda para a solução do meu probema vou por mãos á obra este fim de semana dentro do mesmo esquema:toke: depois darei os resultados.:cool:
Boas.

Isso são os resultados da antena apontada a cada satélite, essa antena num ponto fixo não apanha esses satélites todos ao mesmo tempo. e claro que 55% numa powerbosta, corresponde a +-95% de um receptor normal (as powerbostas são anormais :p)

Estás a pensar fazer um cone com que dimensões?

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Ando a fazer umas simulações, na tentativa de conseguir ter um cone com mais ganho e menos tamanho (para diferentes ganhos)

Isto é um processo que leva muito tempo, devia ser feito ao mm...mas não tenho tempo para isso, por isso faço com margens de 20mm.

25dBi, deverá corresponder a uma parabólica de 33cms (?), por isso para uma antena de 65/80, deverá ser um cone de 25dBi+(diferença de ganho entre uma parabólica 30 e 65/80)

Vou actualizando sempre que posso, se alguem quiser o excel que diga que meto-o aqui.

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Boas..passado uns meses voltei a fazer testes com os cones.

Se alguem tivesse uma parabólica de 33cms ou 45cms (sem ser das Technisat ou quadradas) apontada ao Hispasat, que me pudesse dar o valor de sinal de qualquer canal (sem ser dos multicanal), eu agradecia.

cumps

A

António Henriques

Regular Member
My Satellite Setup
KAON E620 KSC
My Location
PT
Entao e tentando fazer uma parabolica de 1,20/1,50m como as normais...qualó material e como s faz? obrigado...so hoje vi este post e achei demais...abraço

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
2xFTE-IRD420SM.4pratos de33a80cm
My Location
Portugal
casser said:
Boas..passado uns meses voltei a fazer testes com os cones.

Se alguem tivesse uma parabólica de 33cms ou 45cms (sem ser das Technisat ou quadradas) apontada ao Hispasat, que me pudesse dar o valor de sinal de qualquer canal (sem ser dos multicanal), eu agradecia.

cumps
Não muito longe de Leiria : Com 45Cm, céu limpo... entre 74 e 86% na maioria dos canais... (em fte ird 420sm)- neste deco o mínimo pare ver ronda os 68%. Mas creio que necessitas mesmo é de valores num deco igual ao que tens (independentemente de ser perto de Leiria ou não), porque os valores variam muito de deco para deco.

Bons estudos... estou sempre atento ao teu trabalho, dá muito mais gozo do que ver televisão;). Se puderes vai dando notícias:)

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
António Henriques said:
Entao e tentando fazer uma parabolica de 1,20/1,50m como as normais...qualó material e como s faz? obrigado...so hoje vi este post e achei demais...abraço
As "brincadeiras" que fiz a construir parabólicas, correram-me mal...ao contrário dos cones, as parabólicas tem uma margem de erro na construção muito pequena e uma parabólica que tenha a performance de 1,20m (exemplo), vais ter que construir provavelmente uma de 1,80...de forma a compensar os erros de construção.

Tens aqui na Tele-Satellite magazine alguma informação (teórica) sobre construir...mas a prática que é o mais importante ainda não encontrei.

_http://magazine.tele-satellite.com/TELE-satellite-0603-eng.pdf (pág 51/52/62)

PrincePiante said:
Não muito longe de Leiria : Com 45Cm, céu limpo... entre 74 e 86% na maioria dos canais... (em fte ird 420sm)- neste deco o mínimo pare ver ronda os 68%. Mas creio que necessitas mesmo é de valores num deco igual ao que tens (independentemente de ser perto de Leiria ou não), porque os valores variam muito de deco para deco.

Bons estudos... estou sempre atento ao teu trabalho, dá muito mais gozo do que ver televisão;). Se puderes vai dando notícias:)

Tambem estou perto de Leiria (mais para o sul), com estes mini-mini cones tenho 62%, enquanto o minimo para ver o canal no meu Sagem é de +-45%...Nisso tens razão, preciso de um deco igual para comparar os valores, mas o melhor mesmo era ter umas parabólicas de 33/45/65/80 para fazer comparações com os cones..

Resolvi fazer uma nova abordagem aos cones, em vez de estar a construir cones de 2metros..resolvi começar dos mais pequenos, ir com calma e depois aumentando de tamanho...

..e provavelmente bati algum recorde usando a antena com menos ganho (dBi) e com menos tamanho alguma vez usada para recepção de TV-satélite..e claro que foi feita com cartolina:p

1.5dBi entre cada antena (21dBi; 22,5dBi; 24dBi), representa uns miseros 10%? :mad:

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Boas..

Só para dizer que vou "abandonar" o estudo dos cones...mas vou continuar por aqui para quem precisar de ajuda.

Abandono porque já cheguei a várias conclusões: para satélites com boa recepção (>50dBW) como Hispasat, os cones tem dimensões reduzidas..o que pode ser uma boa alternativa às parabólicas de 33/45cms.

Mas para satélites com <50dBW, os cones tornam-se demasiado compridos para fazer uma instalação.

Pontos fortes dos cones:

-excelentes antenas para quem precisa de construir uma, pois são muito menos susceptiveis a erros de construção a comparar com as parabólicas...a eficácia de um cone construida de forma caseira irá rondar o máximo, enquanto nas parabólicas erros de 1mm nestas frequencias irá fazer com que o ponto focal se disperse, provocando uma diminuição da eficácia da parabólica.

-Sidelobes muito reduzidos.

-Ângulo de abertura (-3d:cool: umas 3 vezes maiores que as parabólicas, o que torna muito fácil de apontar estas antenas..e seja possivel captar satélites que estejam afastados por 2/3º.

-tamanho reduzido para satélites com >50dBW

-Largura de banda proporcional ao ganho da antena (tal como acontece com as parabólicas)

Pontos fracos dos cones:

-Tamanho elevado para satélites <50dBW. Um cone que tenha a mesma performance de uma parabólica de 65/80cms, torna-se demasiado comprida + de 1,5m!

-Só suporta um LNB.

Mas fica a ideia.. querem ter uma antena completamente escondida para o Hispasat? Um cone de 25dBi dentro de caixa de esferovite (a esferovite é completamente "invisivel" para as ondas de rádio...não interfere nada), e encostam a caixa de esferovite num canto da varanda/terraço/jardim. Fica tanto protegido das intempéries como escondida (é como eu tenho ;) ).

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
My Location
Portugal
Casser... deixo-te o meu público agradecimento pelo trabalho que fizeste e partilhaste connosco...

Foi um dos threads que segui com maior interesse... e considero que realizaste um excelente trabalho:)

Vai dando notícias de novos projectos:p

cmpts

A

António Henriques

Regular Member
My Satellite Setup
KAON E620 KSC
My Location
PT
Então e s for feito o cone com uma folha d zinco...ha algum ganho nisso? e como s calcula o diametro do cone ???

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PrincePiante said:
Casser... deixo-te o meu público agradecimento pelo trabalho que fizeste e partilhaste connosco...

Foi um dos threads que segui com maior interesse... e considero que realizaste um excelente trabalho:)

Vai dando notícias de novos projectos:p

cmpts
Um projecto novo vai ser dificil...antenas há muitas, mas que ainda não sejam comercializadas e funcionem da maneira que os cones funcionam...é mt mt dificil de encontrar.

Mas com o tempo, nunca se sabe...e se encontrar patenteio a antena e deixo o esquema aqui no forum para quem quiser fazer uma caseira :D

António Henriques said:
Então e s for feito o cone com uma folha d zinco...ha algum ganho nisso? e como s calcula o diametro do cone ???
Eu simulo as antenas em material condutor perfeito..e se mudar para aluminio/cobre/ouro/zinco, os valores vão variar muito pouco..claro que há melhorias, mas não vão ser visiveis.

Tens uma imagem nesta página (data da resposta 28-11-2007), com vários tamanhos/ganhos (dBi)...basta seguires este tutorial que criei para antenas 2.4ghz:

---------------->TUTORIAL----------------
(usando HDL_ANT e Corel Draw)

- fazer download do software HDL_ANT "Hdl_3b4.exe"

http://info.awmn.net/users/images/stories/Library/Calculators/Hdl_3b4/

-ir ao software..

- Tecla-->ENTER

- Tecla--> C (Conical Horn antenna calculations and template)

Frequency in Mhz--> para LNB´s com diametro de 50mm usar a frequencia "6000", a frequencia em si não é importante, pois inserir aqui a frequencia só vai influenciar os cálculos de ganhos que software faz (tenho certeza, porque o autor deste software já me mostrou as fórmulas)..não vai influenciar na antena!! mas para fazer o template correctamente do cone, tem que inserir uma frequencia que permita usar no diametro do vosso LNB , se não o fizerem o software dará o erro "WARNING -Waveguide can propagate addtional modes"

exemplos:
LNB 50mm--> frequencia 6000
LNB 70mm--> frequencia 6000

Enter Input Circular Waveguide diameter of horn in mm --> Diametro do LNB (neste caso 95)

Enter Aperture Diameter of conical Horn in mm--> Diametro do cone (neste caso 300), ver folha com as dimensões no tópico em baixo

Now we need either the AXIAL LENGHT or the FLARE ANGLE;
Enter L to choose Axial Lenght.....
----> Tecla L

Enter axial Lenght of horn in mm ---> comprimento do cone (sem contar com o LN:cool: (neste caso 285), ver folha com as dimensões no tópico em cima

..Esqueçam os valores lá indicados...

Do you want to make a postscript template [yes or No]--> Tecla Y

Conical Horn Description Line: Tecla ENTER

File name for Conical Horn Template: o nome que quiserem, *.PS

-Aparece o ficheiro .PS

-Ir ao COREL DRAW, abrir o ficheiro "importar como CURVAS"

resultado final (tamanho reduzido), imprimam, colam em cartolinas / folhas metálicas...juntem as pontas e metam no LNB. Zás Trás Pás.

O ficheiro PS, é um ficheiro PostScript...eu uso o Corel Draw para ler este tipo de ficheiro (tem 15dias para testar..), podem usar o Ghostscript (freeware), ou qualquer outro que seja compativel com ficheiros PS.

Podem tentar fazer outro tipo de antenas que se encontram no HDL_ANT, mas esta é a unica que irá funcionar.

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
E esta hein....?

__http://www.sky-signal.com/files/skycone26.pdf
__http://www.sky-signal.com/req.aspx?lang=eng&page=31&img=3

Descobri que afinal os cones para recepção de satélite tambem já estão no mercado..com 26cms de diametro conseguem ter 32dBi o que corresponde a uma antena parabólica de 70cms..

parabólica de 70cms=Selfsat 32dBi=Cones 32dBi.

Só me resta descobrir o comprimento do cone...e vou fazer umaO-Ha

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
m_reis said:
tenho umas duvidas podes me esclarecer EMAIL REMOVED
Boas.. metes as duvidas aqui no tópico ou manda mensagem privada (PM).

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
My Location
Portugal
Casser... voltou o bichinho:):)

E o outro cone(esquisito) de 35cm de diâmetro e 35 Db... corresponde a uma parabólica de quanto??

Tentei fazer uma com cartolina mas foi um fracasso:mad:... aparecia-me sempre uma mensagem qualquer de problemas no LNB, pelo que nem podia avaliar se apanhava algo de sinal ou não ... e fiquei com receio de matar o deco.:-doh! Creio que o meu problema era a montagem do lnb na ponta do cone e, sobretudo, não sei se "preparei" bem o lnb. Se tiveres alguma foto explícita de um lnb preparado e a puderes colocar aqui... agradeço. O que fiz foi tirar a protecção de plástico da ponta do lnb.

Já agora... sabes o preço desses cones??

abraço

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
PrincePiante said:
Casser... voltou o bichinho:):)

E o outro cone(esquisito) de 35cm de diâmetro e 35 Db... corresponde a uma parabólica de quanto??

Tentei fazer uma com cartolina mas foi um fracasso:mad:... aparecia-me sempre uma mensagem qualquer de problemas no LNB, pelo que nem podia avaliar se apanhava algo de sinal ou não ... e fiquei com receio de matar o deco.:-doh! Creio que o meu problema era a montagem do lnb na ponta do cone e, sobretudo, não sei se "preparei" bem o lnb. Se tiveres alguma foto explícita de um lnb preparado e a puderes colocar aqui... agradeço. O que fiz foi tirar a protecção de plástico da ponta do lnb.

Já agora... sabes o preço desses cones??

abraço
Boas.

Garanto-te que ao fazeres Cones, não vai afectar o teu receptor..já fiz dezenas de cones sem exagero, continuo usando 2 cones e nunca tive nenhum problema. Por mais mal que o cone esteja mal feito (buracos/fita cola/amarrotado/etc), nunca irá danificar o receptor.

Um cone com 35cms de diametro vai ter +-30.5dBi, o que corresponde a +-60cms de uma parabólica. Por cada 6dBi que adicionas à antena, tens que duplicar o seu diametro..se queres 35dBi, tens que ter um cone talvez de 55/60cms de diametro, o que irá corresponder a uma parabólica de +-90cms. Mas cones com esse diametro, são mesmo muito compridos talvez com 4m de comprimento!

Cortas a base do cone de maneira que o LNB entre à justa, e depois colas com fita cola de aluminio de forma a que fique bem fixo, eu faço assim.

Não faço a minima quanto é que serão aqueles cones, mas depois de ver bem os cones descobri que os cones que eles vendem tem Polarização Linear, ou seja, só podes ter o cone na Polarização Horizontal ou Vertical, se o deixares com Polarização Horizontal só vais ver transponders com pola. Horizontal e vice versa. Simplesmente não é possivel ter cones tão pequenos como eles tem a receber polarização cruzada (como as parabólicas), se queres receber pola. cruzada tens que fazer os cones que estão aqui no tópico.

P

PrincePiante

Regular Member
My Satellite Setup
Pc-Préhist/Port.AsusXpto
My Location
Portugal
casser said:
Boas.

Um cone com 35cms de diametro vai ter +-30.5dBi, o que corresponde a +-60cms de uma parabólica. Por cada 6dBi que adicionas à antena, tens que duplicar o seu diametro..se queres 35dBi, tens que ter um cone talvez de 55/60cms de diametro, o que irá corresponder a uma parabólica de +-90cms. Mas cones com esse diametro, são mesmo muito compridos talvez com 4m de comprimento!

Obrigado!

O cone de 35cm a que me referia é um que está no site que postaste ao lado do cone cuja imagem tens acima. ... é um cone muito curto, com diâmetro de 35cm e boca cortada de forma oblíqua relativamente ao "eixo" do cone. Anunciam 35Db... se corresponde a 90cm é um espectáculo:)
... se tb tem apenas polarização linear é que é pior:confused