Testes a uma antena sem ser parabólica

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
Sugar antennas:)
My Location
Ilhéu das Formigas - Azores
PrincePiante said:
Obrigado!

O cone de 35cm a que me referia é um que está no site que postaste ao lado do cone cuja imagem tens acima. ... é um cone muito curto, com diâmetro de 35cm e boca cortada de forma oblíqua relativamente ao "eixo" do cone. Anunciam 35Db... se corresponde a 90cm é um espectáculo:)
... se tb tem apenas polarização linear é que é pior:confused
O Sky Cone Deluxe? só anteontem é que reparei que era um cone pequeno! já tive a "cheirá-lo" em simulações, mas ainda não sei que medidas eles tem ..

Eu sei que se espalmares um cone para ficar naquela forma que funciona, mas o LNB não está centrado com o cone..e o segredo deve estar aí.

Mas todas as antenas que eles tem são de Polarização Linear :mad:

G

g_c

Member
My Satellite Setup
60cm ku band
My Location
msia
Dear casser, I've seen your homemade ku dishes in other section.

Interesting to see your umbrella dish here. Sorry I don't understand portuguese. I used google to translate your message quoted below but it didn't give the exact meaning:confused. Can you tell me the performance of this umbrella dish?

Thank you:).

casser said:
Esse foi um dos meus problemas..o pvc que usei torna-se demasiado frágil em grandes dimensões. O aluminio é caro demais, só resta mesmo aproveitar algo que já tenha a forma de uma parábola.. e os guarda-chuvas é o melhor que encontro.

O melhor material para forrar o guarda-chuva só mesmo em rede metálica..para diminuir ao minimo a resistencia ao vento.

O maior guarda-chuva que encontrei tem 107cms de diametro, a partir daí só mesmo guarda-solO-Ha até 2.40metros de diametro como encontrei nos chineses por 8€.

Depois é só aplicar a rede de metálica ao guarda-chuva/guarda-sol, para ficar algo assim

aproveito para deixar este esquema aqui, que acho muito bom. Reparem que o ganho das parabólicas é com uma eficiencia de 65%, Esta parabólicas "caseiras" devem ter uma eficiencia de 50% ou -..por isso não pensem que um guarda-chuva de 107cms equivale a uma parabólica de 107cms.

C

casser

Regular Member
My Satellite Setup
Sugar antennas:)
My Location
Ilhéu das Formigas - Azores
g_c said:
Dear casser, I've seen your homemade ku dishes in other section.

Interesting to see your umbrella dish here. Sorry I don't understand portuguese. I used google to translate your message quoted below but it didn't give the exact meaning:confused. Can you tell me the performance of this umbrella dish?

Thank you:).
I´m sorry for only replying today..

It´s hard to say how much a umbrella can perform..because umbrellas do not have a perfect parabolic form..some of them can appear to be parabolic, but it will never perform as well as parabolic dish´s.

Based in the parabolic dish formula the effiency of the dish will be around 50%; for offset dish formula, the efficiency will be +-65%.

So if we use a Umbrella, the theorically maximum efficiency is 50%; but since it´s not a perfect parabola...we will subtract around 10/20%. In my umbrella with 100cm it perform like a 45cm dish antenna..but my umbrella in not an example!!:)

So the only way to get good result´s using homemade dish´s, is making our own design and build it from scratch. But at these frequency´s, error´s with 2/3mm are critical...so if you want to build a dish antenna that perform´s has a 150cm one, you will have to add another 30/40cm to compensate the error´s..

And dont forget if you use mesh...the mesh holes need to be less than 2.35mm (wavelenght at 12.75ghz divide by 10).

K

kabana4

Member
My Satellite Setup
CELERON 2.8
My Location
BRASIL
que tal esses modelos alguém já testou?

_http://www.vetrun.com/forums/showthread.php?t=1077

M

mickeyjg

Member
My Satellite Setup
notebook core2duo, box pctv usb
My Location
brazil
pra "achar" o satelite, como é?
tenho que inclinar o cone na mesma proporção que a antena?
tipo mirar a boca do cone como se fosse o disco da antena?
eu tentei um pouco, nao deu nada, absolutamente nada de sinal...
se alguem poder ajudar xD

estou tentando o amaz0nas, aqui pega forte ele..

valeu

C

campeao06

Member
My Satellite Setup
skystar
My Location
lisboa
antes de mais quero felicitar o amigo casser pela excelente in iciativa. fiquei mesmo entusiasmado com esta experiencia desde que vi o forum,resolvi tentar fazer um cone mas infelizmente nao obti resultados:-lmao Com o satfinders apanhei sinal do hispasat por 3 vezes no mesmo dia e quase seguidas desde ai o satelite morreu. Ja perdi horas e horas devolta disto e nada... será que é do cone que possa estar mal feito ou será que nao estou na localização certa?

C

campeao06

Member
My Satellite Setup
skystar
My Location
lisboa
antes de mais quero felicitar o amigo casser pela excelente in iciativa. fiquei mesmo entusiasmado com esta experiencia desde que vi o forum,resolvi tentar fazer um cone mas infelizmente nao obti resultados:-lmao Com o satfinders apanhei sinal do hispasat por 3 vezes no mesmo dia e quase seguidas desde ai o satelite morreu. Ja perdi horas e horas devolta disto e nada... será que é do cone que possa estar mal feito ou será que nao estou na localização certa?

M

marcelokalunga

Member
My Satellite Setup
windows xp telstar
My Location
brazil
Anistruk said:
boas

mais uma vez parabens pelos projectos! tah mesmo excelente!

agora uma cena... pra apanhar razoávelmente o astra2 estas medidas ke tens para um cone de 31.5dBi é o ideal?
é que assim evitava de por uma antena enorme... kd keria ver, metia na janela :p

abraço
onde fica o lnb e como é feita em detalhes a antena ok

dpascoa

dpascoa

Member
My Satellite Setup
sky livre
My Location
Brasil
Nas antenas OFFSET KU o LNB fica de costas para o sat, já na antena conica o LNB fica de frente para o sat fica invertido se a inclinação for positiva passa ser invertida. Como é fica a inclinação?

dpascoa

dpascoa

Member
My Satellite Setup
sky livre
My Location
Brasil
Antennas in the KU LNB is offset back to the satellite, the antenna has a conical LNB isfacing the satellite is inverted if the slope is positive is being reversed. How is the slope?