Testes ao tutorial para actualizar Ouralis 2

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
Silvercrest SL65 80cm dish on Hotbird+MetronicEvo3 80cm on Hispasat
PC: Prescott 3.0*3.4+3gb DDR+ATI HD 3850
My Location
Sabugo city
Ola

Estive a fazer um tutorial passo a passo para ajudar o pessoal que tem Ouralis 2.
Só que eu só tenho o 3, e por isso não consigo testar, nem fornecer o firmwares já convertidos.

Por isso se alguem quiser servir de cobaia, e testar se isto está tudo correcto agradecia feedbacks.

Os ficheiros podem sacar daqui:

lnttp://hosted.filefront.com/arpcpro/

Tutorial for “dummies” para actualizar o Metronic Ouralis Evolution 2 com o firmware especial – by AR

Material necessário:
Cabo série null-modem (pode ser feito com dois cabos de ratos avariados)
Pc com windows e com porta serie (RS232) ou adaptador USBàSerie

AUC_HEditv095.exe
Ouralis 0.221 ou Arioner 0.26.exe
AF_2018SE_BOOT_17.1.buc
FirmOURALIS3.auc ou FirmTeka1000.auc ou FirmAF3018SE.auc

Firmware = Um firmware são instruções de programação que estão gravadas numa memoria ROM (read only) ou EEPROM/Flash do aparelho. O firmware serve para o aparelho funcionar e se "entender" com os diferentes componentes, e aceitar instruções do utilizador, através do menu que mostra nas nossas TVs.

Cabo serie null-modem:

db9null.gif

1º passo – actualizar o boot

O boot é o conjunto de instruções básicas que permite ao receptor começar a funcionar e lançar o firmware. E o firmware que vai permitir ver mais canais, só funciona com uma versão do boot superior á 15.1.
Por isso se o receptor tiver uma versão antiga do boot (10.1, 11.1, 15.1) tem que se pôr uma mais recente como a 17.1.

Para se ver que versão do boot o receptor tem, vai-se ao menu:
Tools à Information à Boot version…
  • Se for preciso actualizar abre-se o AUC_HEditv095, faz-se “Open” do ficheiro “AF_2018SE_BOOT_17.1.buc”
  • Clica-se na caixa de selecção e escolhe-se “Detect”
  • Liga-se o receptor em stanby ao PC
  • Põe-se um check no quadrado Correction e escolhe-se “Boot”
  • Marca-se 14802 no comando (neste momento o display do receptor deve mudar)
  • E carrega-se em Start no AUC_HEditv095
  • Após terminar, no display do receptor aparece “END”, e no AUC_HEditv095 o header do ficheiro deve mudar de “.%!.TSR...” para “.%!.LOM…”
  • Faz-se Save As, Guardar com o tipo BUC files, e com um nome qualquer. Por exemplo “bootevo2.buc”
Para enviar o boot convertido para o receptor, abre-se o programa “Arioner 0.26.exe” e:
  • Faz-se “Open” do ficheiro “bootevo2.buc”
  • Desliga-se o receptor da corrente electrica
  • Liga-se o cabo serie entre o PC e o receptor
  • No Arioner clica-se no botão “START”
  • Liga-se o receptor á tomada, e ele deverá começar a receber
2º passo – actualizar o firmware

Como a maioria dos firmwares que são lançados são feitos para o Metronic Ouralis Evolution 3, vai ser preciso converte-los para funcionarem no Evolution 2.
  • Abre-se o AUC_HEditv095
  • Faz-se “Open” do ficheiro “FirmOURALIS3.auc
  • Clica-se na caixa de selecção e escolhe-se “Detect”
  • Liga-se o receptor em stanby ao PC
  • Põe-se um check no quadrado Correction e escolhe-se “Soft”
  • Marca-se 74620 no comando (neste momento o display do receptor deve mudar)
  • E carrega-se em Start no AUC_HEditv095
  • Após terminar, no display do receptor aparece “END”, e no AUC_HEditv095 o “Model:” deve mudar de “S150EC” para “S100SE”
  • Agora no Auc_hedit já não aparece a opção "Convert to...". Portanto depois do "Detect" e antes de se fazer "Save as" clica-se no "Update info". O firmware deve ser convertido de outro modelo qualquer para LOM -->S100SE ou S100SEC. Acho que o Old é o SE, portanto se o detect detectar como S100SE e os firmwares normais não derem é porque o vosso receptor é a versão com flash de 1mb.
  • Faz-se Save As, Guardar com o tipo AUC files, e com um nome qualquer. Por exemplo “firmevo2.auc”
Para enviar o boot convertido para o receptor, abre-se o programa “Arioner 0.26.exe” e:
  • Faz-se “Open” do ficheiro “firmevo2.auc”
  • Desliga-se o receptor da corrente electrica
  • Liga-se o cabo serie entre o PC e o receptor
  • No Arioner clica-se no botão “START”
  • Liga-se o receptor á tomada, e ele deverá começar a receber
  • Só desligam quando aparecer a caixa a dizer “Download sucessfull”. Se interromperem o processo antes de acabar a actualizar é mau. O receptor pode deixar de funcionar, mas há solução, embora seja preciso abrir o receptor para fazer uma programação com um cabo JTAG.
3º passo – activar o emulador
  • Liga-se o receptor á TV, e depois só resta activar o emulador da seguinte forma:
  • Entra-se no menu ( tecla MENU do controle remoto)
  • Depois de aparecer a janela do menu, marca-se no comando a seguinte sequência de números - 19370
  • Depois aparece uma nova janela para se introduzir o PIN, que é o 2486

Se for necessário faz-se outra vez uma busca dos canais, e depois de se colocar as flores (explicado noutros posts) já se deve ficar com o jardim florido

Excepções:

Pode acontecer que quando se tenta comunicar com o receptor apareça o erro “Lost E1”. Isso acontece porque o cabo serie está mal feito, ou porque o windows NT/2000 não está a permitir o acesso directo á porta série.
Para resolver a segunda situação usa-se o programa UserPort.

Já me aconteceu durante o visionamento os canais ficarem sem dar nada inexplicavelmente, embora não tenha ocorrido nenhum ataque nem mudança de chaves.
Descobri que era o emulador que se tinha desactivado. Então é só activar como referido no 3º passo.

Nalguns Ouralis 2 antigos que têm uma placa com um flash de 1mb, que deveriam ser aproximadamente de 2002, este procedimento pode não funcionar. Tem que se procurar outro firmware mais apropriado (para a versão de 1 mb geralmente têm a referência AF_2018SE(old)).

P

pedrojbg

Member
My Satellite Setup
Satellite
My Location
Portugal
Segui o teu manual passo a passo , parece me estar correcto mas , ao segui-lo o meu ouralis 2 não gostou do boot file e ficou com os leds a 8.8.8.8 ja tenho o jtag mas agora , não sei como converter o firm para binario. podes me ajudar ? :-doh!

Email address removed

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Sabugo city
No seguinte site tens as flash originais para os ferguson. Já estão em binário. Depois ficas é com o receptor como se fosse um ferguson.

h__p://laki.dvhk.pl/fredka.htm

J

Joshuametal

Member
My Satellite Setup
Hispassat - Vaio Sony PCG-K115S
My Location
Portugal
ola. o meu AUC_HEditv093 nqo sei se $e por ser o 93 pois nao arranjei o 95; ou do aparelho que nao deixa.

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Sabugo city
Sei que o 0.92 tinha erros e por vezes corrompia os firmwares. Mas podes sacar o 0.95 daqui:

http://www.satellites.co.uk/php-bin/forum/showthread.php?t=54472&highlight=auc_hedit

Também podes tentar enviar com o Auto Arioner disponivel nesse link. E o firmware e boot mais recente para o Ouralis 3 tb aí tá.

Outro link com instruções e firmwares para o Evolution 2 é este:

h__p://foros.zackyfiles.com/showthread.php?t=388541

Quando os espanhois se referem ao upload x, são esses numeros que estão no inicio do post (Recursos SAT)

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
Metronic (Ardeu) Ferguson 3318 Se
My Location
Portugal
Boas
Gostava de saber onde consigo sacar o seguinte ficheiro, não consegui sacar do site que indicaste.
“AF_2018SE_BOOT_17.1.buc”
tenho outro com o seguinte nome : boot 16 Ficheiro rar este serve??????
Tenho um ouralis 2 com o bott 11.1 (estou a ver se o avario e fico descansado ou consigo ver alguma coisa d+)
Material que tenho
Cabo Null modem
AUC_HEditv098
Arioner_PT
E6686_Ouralis2_D+Fix (não sei para que serve)
vou tentar seguir o que está no Tiutorial Boia Sorte para mim.
Obrigado

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Sabugo city
Esses sites gratuitos tem constantes problemas de expiração. Quando não são usados durante alguns dias eles removem os ficheiros.

Podes sacar daqui o 16.1 que é o que tenho á mão. Os outros só na 3a feira. h__p://hosted.filefront.com/arpcpro/

Mas no h__p://http://laki.dvhk.pl/fredka.php costumam ter isso para ferguson.

O E6686_Ouralis2_D+Fix é o firmware actualizado e convertido para o ouralis 2. Deves usar esse, e podes tentar enviar sem actualizar o boot, porque vezes funciona. Mas faz backup primeiro do que tens actualmente no receptor, que é para o caso de esse dar problemas.

Boa sorte

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
My Location
Portugal
Como sou novo nisto será k me podes ajudar a fazer o backup é k para o as diskettes e disco sei com receptores estou a zero ????
e já agora no tutorial começo no 2º. passo ok
obrigado

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Sabugo city
Sim começas no passo 2, a partir do "Para enviar o boot convertido para o receptor..."

Para fazeres o backup é também no Auc-Hedit, mas em vez de abrires um ficheiro há por aí algures uma opção receive. Depois colocas um check em software, e quando marcares 74620 no comando do receptor, o firmware começa a ser enviado para o PC. A seguir fazes Save as e guardas isso num ficheiro.

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
My Location
Portugal
Boas
para fazer o backup tem que estar ligado o deco em stand By ou basta ligar o cabo
a porta é com ??
obrigado

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Sabugo city
Fiz upload do boot 20.1 do ouralis 3 para o meu espaço no filefront, e estive a ver no auc_hedit como é que se recebe o firmware para guardar como backup.

Coloca-se o receptor em standby (a mostrar a hora), liga-se o cabo serie desde o pc até ao receptor, abre-se o auc_hedit (se crashar usar modo de compatibilidade com win95), carrega-se em receive, põe-se um check em correction soft, marca-se 74620 no comando, e carrega-se no start.
Quando acabar de copiar faz-se "save as" para um ficheiro.
Para fazer backup do boot é igual, mas põe-se um check em correction boot, e marca-se 14802 no comando.

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
My Location
Portugal
Boas
segui as tuas instruções nao conigo fazer backup dá erro no deco.

A unica coisa diferente e que o deco quando o ligo á corrente fica no ultimo programa em que esteve memorizado desligo a aparecem os tracinhos não chego a ver as horas . (mas na tv das horas?)

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Sabugo city
Sendo assim não sei o que se passa. Isso de aparecerem os tracinhos em vez das horas é normal, e não vai influenciar este procedimento. E eu referia-me ás horas que aparecem no dysplay do ouralis. Ou as acertas manualmente pelo menu, ou deixas ficar 10 segundos num canal com EPG (por exemplo o programação, ou euronews). Mas quer estejam ou não acertadas isto funciona na mesma.

Talvez seja um problema do cabo, ou das configurações da porta de serie do PC. Que mensagem de erro é que te aparece mesmo?

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
My Location
Portugal
ArPCPro said:
Sendo assim não sei o que se passa. Isso de aparecerem os tracinhos em vez das horas é normal, e não vai influenciar este procedimento. E eu referia-me ás horas que aparecem no dysplay do ouralis. Ou as acertas manualmente pelo menu, ou deixas ficar 10 segundos num canal com EPG (por exemplo o programação, ou euronews). Mas quer estejam ou não acertadas isto funciona na mesma.

Talvez seja um problema do cabo, ou das configurações da porta de serie do PC. Que mensagem de erro é que te aparece mesmo?

Boas,
O que me aparece é mesmo no display do ouralis...!!Aparece 'ERR'...entretanto no pc o programa bloqueia...O cabo que utlizo é um cabo de 9 pinos directo (femea-femea) tem inscrito a palavra BOEDER..e como é que sei se o problema vem da porta do pc?
Obrigado

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Sabugo city
O cabo pode ser femea-femea, mas não ser cruzado conforme o esquema que está no topo deste topico. Por exemplo para o metronic k-box acho que é um cabo femea femea directo que se usa.

Para saberes se a porta serie está bem configurada, no WinXP vai ao gestor de dispositivos, e vê se está na COM1 (a dizer "Este dispositivo está a funcionar correctamente") , e no separador recursos tem "Intervalos E/S 03F8-03FF". O mais comum é estar configurada dessa maneira, mas pode estar a funcionar com outra configuração.

Para o cabo, ou abres as duas fichas e vês se tem o cruzamento nos pinos 2 e 3, ou tenta usar com outro programa do ouralis/ferguson para ver se funciona. Por exemplo com o Ariter para sacar a lista de canais.

Mas é estranho o programa bloquear e não dizer mais nada. Tenta executá-lo em modo de compatibilidade com Win95. Carregas com o botao direito no *.exe e escolhes propriedades, e compatibilidade.

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
My Location
Portugal
Bom a respeito do programa bloquear eu passo a explicar melhor aparece no display do deco ERR, espero um bocado e como não passa daqulo fecho o auc_hedit. Amanhã vou tentar saber se o cabo é cruzado, mas tenho outro que tentei fazer com ratos velhos mas tem quatro fios com cores verde,azul,branco vermelho o outro rato com as cores branco,vermelho,azul e amarelo dá para ligar pelas cores ou tem que se saber a posição??
Eu tenho o Ariter mas ainda não o sei utilizar embora pareça facil.já ouvi falar em sacar canais mas ainda estou a leste do paraíso.
Tambem já me disseram para Enviar primeiro um ficheiro de keys IRK com o FKE , e depois tentar novamente. O FKE já tenho os outros estão no Badongo não consegui fazer a descarga Keysonline 2.6 rar e do gasoline.rar.
Já agora se não for pedir demais dá ai uma ajuda para tentar fazer o puzzle do conjunto de todas estas coisas (Keys;Irk;firms etc.).
Obrigado

ArPCPro

ArPCPro

Regular Member
My Satellite Setup
My Location
Sabugo city
Para os cabos dos ratos tenta ligar assim:

Cabo 1 < --> Cabo 2
verde < --> amarelo
azul < --> vermelho
branco < --> branco
vermelho< --> azul

Tambem já me disseram para Enviar primeiro um ficheiro de keys IRK com o FKE , e depois tentar novamente. O FKE já tenho os outros estão no Badongo não consegui fazer a descarga Keysonline 2.6 rar e do gasoline.rar.

Já agora se não for pedir demais dá ai uma ajuda para tentar fazer o puzzle do conjunto de todas estas coisas (Keys;Irk;firms etc.).
Antes de enviares chaves e ficheiros IRK tens de ter no receptor firmware alterado (que tem um emulador-EMU de sistemas de descodificação). Com o firmware original isso não vai fazer nada, ou então corrompe o que lá estiver.

O FKE é o ferguson key editor que serve para enviar os codigos / chaves (de descodificação) para o receptor. As chaves podem estar guardadas em ficheiros com o formato *.irk, *.txt, ou *.key.
O gasoline faz o mesmo que o FKE.

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
My Location
Portugal
ArPCPro said:
Para os cabos dos ratos tenta ligar assim:

Cabo 1 < --> Cabo 2
verde < --> amarelo
azul < --> vermelho
branco < --> branco
vermelho< --> azul

Antes de enviares chaves e ficheiros IRK tens de ter no receptor firmware alterado (que tem um emulador-EMU de sistemas de descodificação). Com o firmware original isso não vai fazer nada, ou então corrompe o que lá estiver.

O FKE é o ferguson key editor que serve para enviar os codigos / chaves (de descodificação) para o receptor. As chaves podem estar guardadas em ficheiros com o formato *.irk, *.txt, ou *.key.
O gasoline faz o mesmo que o FKE.
Boas
O cabo as cores que me disses-te não dão tive a medir com o aparelho de medidas e o cabo que tenho femêa femêa e cruzado vou tentar mudar para outra porta do pc haver se dá?

O Puzzle que eu pedi é tipo os passos que se dão para descodificar a deco tipo o firm serve para meter novo software as Key servem ??? as irk depois temos que meter canais porque ficamos sem os que la temos e isso percebes??? depois de meter o firm as Keys podem se meter com o comando??
obrigado

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
My Location
Portugal
ArPCPro said:
O cabo pode ser femea-femea, mas não ser cruzado conforme o esquema que está no topo deste topico. Por exemplo para o metronic k-box acho que é um cabo femea femea directo que se usa.

Para saberes se a porta serie está bem configurada, no WinXP vai ao gestor de dispositivos, e vê se está na COM1 (a dizer "Este dispositivo está a funcionar correctamente") , e no separador recursos tem "Intervalos E/S 03F8-03FF". O mais comum é estar configurada dessa maneira, mas pode estar a funcionar com outra configuração.

Para o cabo, ou abres as duas fichas e vês se tem o cruzamento nos pinos 2 e 3, ou tenta usar com outro programa do ouralis/ferguson para ver se funciona. Por exemplo com o Ariter para sacar a lista de canais.

Mas é estranho o programa bloquear e não dizer mais nada. Tenta executá-lo em modo de compatibilidade com Win95. Carregas com o botao direito no *.exe e escolhes propriedades, e compatibilidade.

Muito obrigado!
Ja consegui fazer backup! Afinal era da porta do pc :-doh2
Mudei de porta..e deu...
Obrigado

Naronj

Naronj

Regular Member
My Satellite Setup
Ouralis Evolution 2
My Location
Portugal
ArPCPro said:
Esses sites tem os problemas de expiração. Como não são usados constantemente eles removem os ficheiros.

Podes sacar daqui o 16.1 que é o que tenho á mão. Os outros só na 3a feira. _h__p://hosted.filefront.com/arpcpro/

Mas no h__p://laki.dvhk.pl/fredka.htm costumavam ter isso para ferguson.

O E6686_Ouralis2_D+Fix é o firmware actualizado e convertido para o ouralis 2. Deves usar esse, e podes tentar enviar sem actualizar o boot, porque vezes funciona. Mas faz backup primeiro do que tens actualmente no receptor, que é para o caso de esse dar problemas.

Boa sorte
Boas
estou a tentar enviar o boot 20.1 que fui sacar a tua pagina mas já agora uma pergunta para enviar é com o arioner é que o 16.1 rar deu-mo erro eu ainda não sei distinguir quais são os convertidos e não, segundo me parece a extensão do ficheiro auc já é convertido?? e rar não?. é que tambem não consegui enviar o firm E6686_Ouralis2_D+Fix .
obrigado