vertical e horizontal

T

to_lé

Member
My Satellite Setup
metronic K-BOX 441332 (Caixa vermelha)
My Location
LX
Uma pergunta de basico ( eu ).

Se tiver um cabo e reparti-lo em dois somente com um spliter normal e se quizer ver em dois receptores, se um estiver a ver um canal horizontal, no outro nao cosigo ver o vertical ?
Nao é o deco que faz a descodificaçao do sinal ?
Ou sera que o lnb nao consegue 'ver' horizontal e vertical ?

N

nuno8210

Regular Member
My Satellite Setup
Mirage 1010e
Skystar USB
Kaon 570
My Location
Portugal
Pelo que sei é possível ver canais verticais num e horizontais noutro. Só não sei se para isso é preciso ligar os dois receptores em série... Se usares um spliter antes do receptor é capaz de não dar...
Se um dos teus receptores tiver um "loop through" (ou seja, duas ligações na parte de trás para ligar o cabo de sinal) ligas o cabo que vem do LNB na respectiva ficha e ligas no "loop through" o cabo que vai à entrada do outro receptor como se esse viesse directamente do LNB.
Isto é coisa que nunca experimentei mas acho que funciona assim pelo que tenho lido por aí...

F

fjardineiro

Florista
My Satellite Setup
DreamBox500S,Edision2100, CommagSL65.
My Location
Portugal.
Eu já experimentei ligar 2 decs em série e não deu, qd eu mudava de canal no 1º por vezes para alguns transponders no segundo tinham problemas (ficava s/sinal) na altura não pensei nesse pormenor do horizontal e vertical mas devia ser isso ( deve ser por isso que se vendem os lnbs de 2 saidas pq não deve dar resultado com os decs em série )...
Como Lnbs Universais funcionam em 2 freqs se calhar só se pode apanhar uma freq. de cada vez ?:confused

theramones

theramones

Member
My Satellite Setup
..
My Location
Portugal
to_lé;537966 said:
Uma pergunta de basico ( eu ).

Se tiver um cabo e reparti-lo em dois somente com um spliter normal e se quizer ver em dois receptores, se um estiver a ver um canal horizontal, no outro nao cosigo ver o vertical ?
Nao é o deco que faz a descodificaçao do sinal ?
Ou sera que o lnb nao consegue 'ver' horizontal e vertical ?
Já tentei fazer e não dá. Existe um possibilidade que é ter um lnb duplo, com um cabo para cada receptor.

itisix

itisix

Freelance Sniper
My Satellite Setup
1,25m Fixed offset;
Quad LNB's;
2 x Edision 2100;
13ºE;
19.2ºE;
28.2/28.5ºE
My Location
Portugal
basicamente, o sinal está "dividido" em 4 partes
vertical baixo, vertical alto, horizontal baixo, horizontal alto
o que quer dizer que se podem ver os canais da mesma gama em receptores diferentes. isto para LNB single.
com lnb duplo, aí a a coisa é outra. cada receptor tem sinal independente. tb há os quad que têm 4 saídas para 4 receptores.
há ainda os lnb's quattro, que são divididos por frequências (as 4 de cima). estes são ligados a um multicomutador e daí aos decos. assim dá em todos os decos da instalação (desde que com multicomutador com as respectivas saídas)
o multicomutador pega nos 4 sinais separados e mete todos no mesmo cabo para o receptor. os multicomutadores são geralmente caros para instalações "caseiras".

e já agora, atenção a fazer isso com um splitter. estás com 2 receptores a dar ordens ao mesmo lnb. podes fritar o lnb. normalmente faz-se isso usando a saída para 2º lnb de um receptor.

C

ctc

ASBO Club Member - Persona non grata
My Satellite Setup
Echostar 2500IP
My Location
Lisbon Portugal
Os Lnb's permitem apanhar polarisações Vertical e Horizontal, isto é feito por uma tensão que é enviada pelo receptor.
Não pode ter os dois receptores a comandar o Lnb, pois não pode ter Vertical e Horizontal ao mesmo tempo, é como um interruptor, ou está para cima ou para baixo.
Se utilizar dois receptores só um deverá comandar a polarização do Lnb, no outro isso estará desctivado.
Anexo esquema de montagem.

Attachments